+Emprego

Clique para visualizar a online

Logo

O que é o +Emprego?

+EMPREGO é um projecto concebido como resposta integrada aos desafios do desenvolvimento de Moçambique, que combina uma abordagem que congrega as componentes humanitária, de capacitação e de crescimento e desenvolvimento a longo prazo, por forma a contribuir para o reforço do investimento nos recursos humanos de Cabo Delgado e potenciar a respectiva empregabilidade no sector do gás natural e nas suas cadeias de valor.

Assim, e a partir da compreensão do contexto socioeconómico local e dos seus desafios, o projecto +EMPREGO foi formulado de acordo com os princípios da qualidade da educação profissional para levar a uma melhoria do acesso ao trabalho e rendimento por parte dos jovens de Cabo Delgado, sem esquecer a produtividade das empresas e da economia local e o necessário contributo para a mobilização da população jovem com vista a um projecto de vida sustentável e construtivo.


O projecto é financiado pela União Europeia e a sua gestão está a cargo do Camões I.P., que recebeu competências delegadas pela Comissão Europeia para a execução de tarefas de execução orçamental, que lhe permite assegurar a implementação das actividades em parceria com as autoridades nacionais de Moçambique, e que os resultados previstos são atingidos.

Conheça um pouco mais do projecto através dos depoimentos do anterior Chefe de Delegação da União Europeia em Moçambique, Embaixador Antonio Sanchez-Benedito Gaspar e da Conselheira para a Cooperação da Embaixada de Portugal em Moçambique, Patrícia Pincarilho.


Veja o Vídeo

Para quem se dirige?

+ 1200 jovens moçambicanos dos 15 aos 25 anos, formandos e diplomados da educação profissional, 25% dos quais mulheres.

50% deve estar empregado ou ter criado o seu próprio emprego, no final da acção.




+ 150 Dirigentes e técnicos, a nível central, provincial e local dos Ministérios parceiros.




+ 250 Directores, gestores, professores, formadores, técnicos, orientadores profissionais e mentores.

Indicadores de Execução

Quem São os Parceiros?

São já dez os parceiros do +EMPREGO entre instituições públicas e privadas, na sua maioria moçambicanas, numa lógica que sustenta as linhas directoras do programa: fomentar a criação de
focos de desenvolvimento sustentável e inclusivo da Província de Cabo Delgado, tendo o emprego
um papel fundamental.

Saiba +


Workshop +EMPREGO

Pequenas empresas, grandes negócios: o papel da cooperação empresarial na obtenção de novos contratos e criação de emprego

Para estimular a necessária procura de oportunidades de criação de emprego directo e indirecto nas principais cadeias de valor associadas aos megaprojectos de gás natural na Província de Cabo Delgado e, para que esse objectivo se concretize de forma plena, o papel das Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPME) Moçambicanas é absolutamente fulcral.

Nesse sentido, e com vista a fomentar o desenvolvimento inclusivo da região, é fundamental o exercício do debate que intente e congregue a formulação de medidas que melhorem o ambiente de negócios, sobretudo

o do vasto tecido empresarial com efectivo potencial de subcontratação na cadeia de valor do gás natural e se eleve o âmbito e alcance das parcerias público-privadas, por forma a garantir a sobrevivência e futura rentabilidade dos negócios, com o foco final na criação de emprego da mão-de-obra local.

No workshop realizado em Cabo Delgado, a 7 de Junho de 2022 pelo +EMPREGO no Pemba Express Hotel, juntamente com os seus parceiros IFPELAC e CTA, subordinado ao tema "Pequenas Empresas, Grandes Negócios: O papel da Cooperação Empresarial na obtenção de novos contratos e criação de emprego", o objectivo passou por relevar e dar a conhecer as estratégias e medidas que têm sido levadas a cabo para potenciar a utilização do conteúdo local (recursos humanos) na cadeia de valor do oil & gas em Cabo Delgado, concedendo destaque às que beneficiam ou implicam uma parceria ou cooperação com as PME, nomeadamente: 

• o levantamento abrangente das competências necessárias para cumprir os requisitos exigidos em matéria de qualidade; capacitação, formação e aquisição de experiência por parte dos potenciais trabalhadores envolvidos nas operações;


• proporcionar o acesso a oportunidades de emprego da população local, especialmente dos jovens, através de medidas de orientação profissional, estágios, criação do próprio emprego e outras;

• criação de parcerias com o sector privado e uma maior proximidade ao mesmo.

• promover a visibilidade do apoio que tem sido concedido e poderá ser aprofundado, numa visão  prospectiva, pelo +EMPREGO, no processo de aproximação às necessidades das PME de Cabo Delgado.

+Emprego e CTA Lançam Nova Plataforma Digital Para as MPME de Cabo Delgado

O Projecto +EMPREGO, juntamente com a CTA - Confederação das Associações Económicas de Moçambique, apresentaram, em Cabo Delgado, uma nova plataforma online que permite registar e caracterizar as MPME de Cabo Delgado, nomeadamente do ponto de vista da geração de emprego.

Veja o Vídeo

Parcerias

Assinatura do Memorando entre a CTA e o IFPELAC 

Veja o Vídeo


Cooperação 

"Como Potenciar a Utilização do Conteúdo Local em Cabo Delgado?"


Veja o Vídeo

Produtividade

"A Cooperação Empresarial na Obtenção de Contratos e Criação de Emprego"

Veja o Vídeo

Da teoria à prática

“Certificação é o caminho para a internacionalização das empresas Moçambicanas, mas há desafios que as próprias têm de ultrapassar”

Elias Mondlane, gestor do Gabinete Empresarial da CTA, explica como estão a decorrer os vários programas
de apoio à certificação, em resposta às solicitações das multinacionais que actuam na Província.

Saiba +

Nova Geração

Jovens demonstram ideias com potencial...

a potenciais investidores

A primeira, de várias acções, que juntam jovens estudantes e empreendedores de Cabo Delgado a especialistas da CTA e do BCI para que possam apresentar as suas ideias de negócios tem já continuidade garantida ao longo dos próximos meses, em que ambas as instituições, juntamente com o +EMPREGO, irão reproduzir o conceito das Salas de Negócio em vários distritos de Cabo Delgado.

Veja o vídeo

Acções que Marcam

O +Emprego no Moz
Industry Talks
Veja o vídeo
Nova plataforma de seguimento da
inserção profissional
dos beneficiários
Saiba +
100 jovens deslocados de Cabo Delgado são qualificados no IPMC
Saiba +
Saiba quais os recursos de apoio
à formação que estão disponíveis
Saiba +

Parcerias

O +EMPREGO esteve presente no IV Conselho Consultivo do INEP

Saiba +

Agenda

12-16

Setembro
8h - 17h

Curso de Formação em Higiene, 
Segurança e Saúde no Trabalho

Hotel Wimbi Sun, Cabo Delgado

Saiba +

14-15

Setembro
8h - 17h

Gas & Energy Summit & Exhibition

Centro de Conferências Joaquim Chissano, Maputo

Saiba +

19-20
Setembro

9h00 - 13h00 

Workshop

Sistemas de Certificação de Pessoas


Centro de Formação do IFPELAC, Maputo

Saiba +

22 

Setembro

8h30 - 12h30 

Workshop
Empreendedorismo e Contratação Industrial Inovadora


Auditório do ISCTEM, Maputo

Saiba +
Fb


DISCLAIMER

Esta publicação foi produzida com o apoio financeiro da União Europeia. O seu conteúdo é da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não reflete necessariamente a posição da União Europeia. 


Esta publicação foi produzida com cofinanciamento do Camões, I.P. Os conteúdos são da responsabilidade exclusiva dos seus autores. Nem o Camões, I.P, nem qualquer pessoa agindo em seu nome é responsável pela utilização que possa ser dada às informações contidas na presente publicação. O seu conteúdo não implica a expressão de opinião do Camões, I.P ou do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal. A referência a ações, produtos, ferramentas ou serviços específicos não implica que estes sejam apoiados ou recomendados pelo Camões, I.P. ou que lhes seja atribuída qualquer preferência relativamente a outros que não são mencionados.