+EMPREGO | Newsletter eletrónica | Outubro 2023

+EMPREGO | Newsletter eletrónica | Outubro 2023

 

Temos o prazer de lhe trazer a edição do mês de outubro da newsletter eletrónica do +EMPREGO.

 

Nesta newsletter são divulgadas notícias relativas ao projeto, aos seus parceiros e ainda de âmbito geral, em temas de relevância para as áreas de intervenção do +EMPREGO. Divulgamos ainda recursos de apoio ao emprego e empregabilidade dos jovens de Cabo Delgado.

 

Caso esteja interessado/a em divulgar uma notícia ou recurso no próximo número, não hesite em nos contactar!

 

Se desejar saber mais sobre o projeto consulte o nosso Website e página do Facebook.

DESTAQUES +EMPREGO

Capacitados formadores da educação técnica de Moçambique em Energias Renováveis no CERMI, em Cabo Verde

Numa ação apoiada pelo projeto +EMPREGO, 7 formadores de Moçambique, do Instituto de Formação Profissional e Estudos Laborais Alberto Cassimo (IFPELAC), do Instituto Industrial e Comercial de Pemba (IICP), do Instituto Agrário de Bilibiza (IABIL) do Instituto Politécnico Mártir Ciprinao (IPMC) e da Universidade do Lúrio (UNILURIO), receberam formação no CERMI em Cabo Verde. O CERMI - Centro de Energias Renováveis e Manutenção Industrial – é um Centro de Excelência e Referência da região CEDEAO (Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental).

Num ambiente de forte aprendizagem e de troca de experiências, que se espera que venha a ter impacto na qualificação dos jovens de Cabo Delgado, a formação teve uma duração de 104 horas (3 semanas) e dividiu-se em três módulos:

  • Instalação de sistemas solares fotovoltaicos.
  • Manutenção de sistemas solares fotovoltaicos.
  • Bombagem solar.

O objetivo desta formação foi reforçar as competências profissionais dos professores e formadores em matéria de energias renováveis, permitindo-lhes preparar os formandos da educação técnica para o mercado de trabalho e garantir a aquisição de novas competências.

Durante a estadia em Cabo Verde, os formandos tiveram ainda a oportunidade participar no 8º Fórum de Energia Sustentável da CEDEAO, na cidade da Praia, o ESEF2023, evento internacional que acolheu Delegados de vários países da e peritos nas energias renováveis e sustentabilidade. No âmbito deste Fórum o CERMI recebeu o prémio de "Melhor Centro de Capacitação em Energias Renováveis e Eficiência Energética" a nível da CEDEAO.

 

image

Curso de Formação de Formadores na área da Automação pelo CENFIM, no CFPM

Decorreu em outubro mais uma ação de formação técnica de formadores a cargo do parceiro CENFIM, no Centro de Formação Profissional de Metalomecânica de Maputo (CFPM).

A formação teórica e prática em Automação abrangeu oito formadores dos parceiros IFPELAC (Instituto de Formação Profissional e Estudos Laborais Alberto Cassimo), IICP (Instituto Industrial e Comercial de Pemba) e UNILURIO e duas finalistas do curso de eletricidade do IICP, futuras empreendedoras nesta área.

O curso teve a duração de 80 horas e visou a aquisição de conhecimentos de programação de PLCs, quadros de alimentação de autómatos programáveis e demais periféricos.

 

image

Missão do INEP, IFPELAC e IIPC a Cabo Verde, visando aprofundar relações de cooperação nas áreas da qualificação e emprego de jovens 

A missão de uma semana em Cabo Verde de Dirigentes e Técnicos de Moçambique dos parceiros INEP (Instituto Nacional de Emprego), IFPELAC (Instituto de Formação Profissional e Estudos Laborais Alberto Cassimo) e IIPC (Instituto Industrial e Comercial de Pemba) foi dedicada ao intercâmbio de experiências e práticas entre os dois países nos domínios da formação profissional e emprego.

Liderada pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) de Cabo Verde, visou igualmente facilitar “pontes” entre os respetivos setores de educação técnica e emprego, que se espera venham a ser profundadas em breve através de Acordos bilaterais.

Foi uma semana de aprendizagem, que incluiu visitas aos Centros de Emprego e Formação Profissional da Praia, Santa Cruz e Ribeira Grande e reuniões com os serviços centrais do IEFP, mas também com a Câmara de Comércio de Sotavento (CCS) e com o Fundo de Emprego e Formação Profissional (FEFP).

A missão incluiu ainda uma visita e reunião com o CERMI – Centro de Energias Renováveis e Manutenção Industrial e com a Escola de Hotelaria e Turismo de Cabo Verde, que pretenderam explorar hipóteses de parceria entre os dois países, nas áreas em causa.

image

___________________________________

image

IFPELAC de Pemba celebrou o Dia Internacional da Rapariga com palestra de sensibilização para questões ligadas ao género 

Decorreram uma Palestra e uma Feira de jovens empreendedores, organizadas pelo IFPELAC com apoio do projeto no dia 14 de outubro, por ocasião do Dia Internacional da Rapariga, que se celebrou no dia 11 do mesmo mês.

O encontro, no qual participaram cerca de 60 jovens formandos do IFPELAC, IIPC e outras entidades parceiras do projeto, teve como objetivo sensibilizar para as questões da igualdade de género, inclusão social e prevenção da violência doméstica.

Foi ainda organizada uma exposição de algumas jovens empreendedoras, que já desenvolvem atividades geradoras de rendimento.

 

image

Assinalou-se o Dia Mundial da Alimentação no Instituto Agrário de Bilibiza

Para celebrar o Dia Mundial da Alimentação, a 16 de outubro, o Instituto Agrário de Bilibiza (IABIL) realizou uma jornada em Napuco, Chiure, com o tema “Água é Vida, Água é Alimento. Não deixe ninguém para trás”.

No âmbito dessa jornada foram igualmente abordados os temas da importância da apicultura no processo de produção de alimentos agrícolas, como a apicultura influencia a proteção das florestas e o desenvolvimento das comunidades locais e, ainda, a prática de maneio das colmeias.

Estiveram presentes o staff e Diretor do IABIL, os cooperativistas da apicultura e o régulo local.

Recorda-se que o projeto +EMPREGO apoiou a formação de jovens das comunidades locais em apicultura, os quais formalizaram uma Cooperativa e já se encontram a produzir e a vender os seus produtos.

image

Novo grupo de empreendedores recebe formação em informática na Incubadora de Empreendedorismo Jovem de Pemba 

Foram certificados em Informática Básica 11 jovens empresários, dos quais 5 mulheres, no âmbito das atividades da Incubadora de Empreendedorismo Jovem de Pemba do INEP.

O curso, que teve a duração de duas semanas, abrangeu os temas do sistema operacional e gestão de arquivos, Microsoft Word, PowerPoint e Excel, navegação na internet e segurança online, entre outros.

Os jovens tiveram ainda a oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos no desenvolvimento de projetos de negócio concretos.

 

image

GAPI dinamiza sessão de apoio na Incubadora de Empreendedorismo Jovem de Pemba

As atividades de apoio aos jovens empreendedores do +EMPREGO prosseguem na Incubadora de Empreendedorismo Jovem de Pemba, desta vez a cargo da Gapi – Sociedade de Investimentos.

A sessão realizada na passada semana abrangeu empreendedores que desenvolvem as suas ideias de negócio nas áreas da serralharia civil, eletricidade, produção de blocos e internet café, e incidiu nos temas da venda e divulgação dos serviços e marketing das suas empresas.

 

image

Formadores do IFPELAC e IICP frequentam ação de formação em Hidroponia

Iniciou no dia 31 de outubro a formação de formadores de Hidroponia, na estufa instalada no Centro de Formação do IFPELAC de Pemba.

A formação abrange formadores do IFPELAC e do Instituto Agrário de Bilibiza e dois formadores externos, e terá a duração de duas semanas.

Espera-se que ainda este ano o IFPELAC lance uma ação de formação de jovens nesta área.

A formação incide sobre os temas da introdução à hidroponia, gestão de instalações e estruturas em culturas hidropónicas, produzir mudas com padrões requeridos por sistema de hidroponia, manusear nutrientes no cultivo hidropónico, estabelecer e gerir uma estufa hidropónica, monitorar e gerir de pragas e doenças num sistema hidropónico.

A formação tem como base de apoio os novos módulos de Hidroponia elaborados pelo Instituto Politécnico Mártir Cipriano com o apoio do projeto e que pretendem disseminar a qualificação de jovens nesta técnica de produção agrícola tão relevante para o consumo controlado de água, melhor controle de pragas e redução de riscos climáticos.

ARTIGO DE OPINIÃO

image

Gilson Correia, PCA do CERMI, Centro de Formação de referência para a região CEDEAO, fala da importância do investimento nas energias renováveis para a sustentabilidade ambiental e para o desenvolvimento socioeconómico global

As energias renováveis desempenham um papel fundamental no desenvolvimento sustentável e têm uma série de benefícios importantes. O CERMI (Centro de Energias Renováveis e de Manutenção Industrial) em Cabo Verde tem um papel crucial na promoção e implementação dessas energias limpas.

Aqui estão algumas das principais razões pelas quais as energias renováveis têm uma importância significativa:

  1. Diversificação da matriz energética: Ao adotar e investir em energias renováveis, qualquer país pode reduzir a dependência de combustíveis importados e diversificar sua matriz energética.
  2. Sustentabilidade ambiental: As energias renováveis, como a solar, eólica e hídrica, têm um menor impacto ambiental em comparação com os combustíveis fósseis. Ao usar fontes de energia limpa, pode-se reduzir as emissões de gases de efeito estufa, contribuindo para a mitigação das mudanças climáticas.
  3. Segurança energética: A dependência de combustíveis fósseis importados pode criar vulnerabilidades na segurança energética. Ao investir em energia renovável, qualquer país pode-se tornar mais autossuficiente em termos energéticos e reduzir a exposição a flutuações de preços no mercado internacional.
  4. Criação de empregos: A transição para energias renováveis cria oportunidades de emprego local. O CERMI desempenha nomeadamente um papel importante na formação e capacitação de profissionais na área das energias renováveis e manutenção industrial, ajudando a impulsionar o crescimento económico e a criação de empregos.
  5. Racionalização dos custos de energia: Embora os custos iniciais de instalação de infraestruturas de energias renováveis possam ser elevados, a longo prazo, essas fontes têm maior potencial de redução dos custos de energia em comparação com os combustíveis fósseis. Isso pode beneficiar tanto os consumidores como a economia em geral.

Em suma, as energias renováveis são de extrema importância a nível mundial, tanto para a sustentabilidade ambiental quanto para a segurança energética e para o desenvolvimento socioeconómico.

O CERMI pode ajudar a impulsionar em direção a um futuro mais sustentável e resiliente, tendo a visão de se afirmar como um centro de referência internacional, atuando nomeadamente na subregião CEDEAO (Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental) e PALOP (Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa).  Através da educação, pesquisa, desenvolvimento de projetos e capacitação de profissionais, o Centro contribui para o avanço das energias renováveis no país e regiões referidas.

O seu reconhecimento a nível internacional já lhe valeu 2 distinções, sendo premiado pelo ECREEE (Ecowas Centre for Renewable Energy & Energy Efficiency), em anos consecutivos (2022 e 2023), como o melhor centro de capacitação em energias renováveis da CEDEAO.

Conheça mais sobre a missão e atividade do CERMI aqui.

Gilson Correia, PCA do CERMI

image

NOTÍCIAS DOS NOSSOS PARCEIROS 

image

Visando a padronização e a qualidade da formação profissional, IFPELAC e MIREME viabilizam a construção do Centro de Formação Profissional de Muidumbe, em Cabo Delgado

Ao abrigo de um Memorando de Entendimento, o Instituto de Formação de Profissional e Estudos Laborais Alberto Cassimo (IFPELAC) e a Comissão de Projetos Sociais do Ministério dos Recursos Minerais e Energia (MIREME) viabilizaram, em 20 de setembro, a construção do Centro de Formação Profissional de Muidumbe, em Cabo Delgado, contribuir para a formação e desenvolvimento de técnicos moçambicanos.

O ato foi assinado por Leo Elias Jamal, Diretor-geral do IFPELAC e António Eugénio Manda, Secretário Permanente e Presidente da Comissão dos Projetos Sociais do MIREME.

Para a materialização do presente memorando, as partes deverão elaborar e acordar planos operativos específicos para a execução das atividades, que contará com recursos resultante dos Projetos de Petróleo, celebrados entre o Governo de Moçambique e as concessionárias que operam no sector de Petróleo e Gás.

https://www.facebook.com/IFPELACOFICIAL?locale=hi_IN

 

image

GAPI e TechnoServe cooperam para promover mercados agrícolas inovadores e resilientes ao longo do Corredor de Nacala

A Gapi e TechnoServe assinaram, no passado dia 20 de outubro, um protocolo de cooperação ao abrigo do programa Feed the Future Moçambique (FTF Premier), que visa promover sistemas de mercados agrícolas, inovadores e resilientes, de modo a absorver, adaptar e responder aos choques climáticos, económicos e políticos, reduzir a pobreza e melhorar a segurança alimentar, ao longo do Corredor de Nacala.

Rubricado por Marc Steen, Diretor do FTF Premier, em representação da TechnoServe e por Adolfo Muholove, Presidente da Comissão Executiva da Gapi, este Acordo irá inicialmente se focar nas províncias de Nampula (distritos de Malema, Meconta, Nacala e Nampula), Niassa (distritos de Cuamba) e Zambézia (distritos de Gurué e Alto-Molocue). Contudo os distritos adjacentes a estes serão considerados distritos de suporte, o que significa que poderão servir como mercados ou abastecedores dos atores de todas as cadeias de valores envolvidas, nomeadamente: milho, soja, amendoim, feijão comum, feijão bóer, caju, gergelim, mandioca e avicultura.

A TechnoServe, no seu programa FTF Premier e por meio de seu mecanismo de subvenção, busca um entendimento com a Gapi, considerando a sua experiência e reputação, para expansão, adaptação e o desenvolvimento de novos serviços e produtos financeiros para agricultores e empresas de agro-negócio no corredor de Nacala.

https://www.gapi.co.mz/technoserve-e-gapi-cooperam-para-promover-mercados-agricolas-inovadores-e-resilientes/

 

image

SEJE e OIT operacionalizam os projetos Moz Trabalha e Projeta Jovem

Os projetos Moz Trabalha e Projeta Jovem (também conhecido por Projeto Trabalho Digno para Jovens em Moçambique - DW4YM) serão implementados pela Secretaria de Estado da Juventude e Emprego (SEJE) com o apoio da Organização Internacional do Trabalho (OIT), informou um comunicado da Secretaria de Estado da Juventude e Emprego.

Os dois projetos têm como objetivo formar profissionalmente e prover mais e melhores empregos para jovens, com destaque para as regiões Centro e Norte do país.

O reforço da cooperação entre as duas instituições foi o motivo do encontro mantido no dia 18 de outubro, entre o Secretário de Estado da Juventude e Emprego, Oswaldo Peterburgo, e o Diretor da OIT para Moçambique, Zâmbia e Malawi, Wellington Chibebe.

No âmbito do projeto Projeta Jovem, o Diretor da OIT e sua equipa deslocam-se também para a província de Nampula para visitar os jovens beneficiários da Iniciativa.

https://www.rm.co.mz/secretaria-de-estado-da-juventude-e-emprego-operacionaliza-dois-projectos-juvenis/

 

image

Agência de Desenvolvimento Integrado do Norte realiza Workshop de Reflexão sobre Formação Profissional e Empregabilidade de Jovens

Nos dias 26 e 27 de outubro, em Pemba, a Agência de Desenvolvimento Integrado do Norte (ADIN) juntou jovens, parceiros nacionais e internacionais e membros do governo num workshop para discutir soluções para empregabilidade de jovens no Norte de Moçambique.

O evento teve por objetivo trazer a debate aspetos cruciais sobre a formação profissional, vocacional e empregabilidade dos jovens.

Armindo Ngunga, Presidente da Comissão Executiva da ADIN, afirmou que o objetivo deste fórum foi criar um espaço onde todos os atores envolvidos na formação profissional e na promoção e provisão de emprego possam por um lado, refletir sobre as atividades formativas em curso e, por outro lado, interagirem com as entidades governamentais e não governamentais na busca de soluções inovadoras para a empregabilidade de jovens recém-formados. O chefe do executivo da ADIN acrescentou que, uma vez que a formação profissional está a acontecer, deve discutir-se a sua qualidade, enquanto ponte para o acesso ao emprego, e continuar a impulsionar a sua certificação e acreditação por todas as instituições que a promovem.

No segundo dia do Workshop os participantes realizaram exercícios práticos através da discussão dos programas de formação profissional e lições aprendidas, tendo em conta as questões de reflexão. Entre os diversos temas discutidos neste fórum pelos grupos de trabalho, destacam-se o grau de satisfação dos jovens graduados nos cursos profissionalizantes e vocacionais de curta duração e as expectativas dos jovens após a formação.

https://adin.gov.mz/2023/10/26/a-adin-junta-jovens-parceiros-nacionais-e-internacionais-e-membros-do-governo-num-workshop-para-discutir-solucoes-para-empregabilidade-de-jovens-no-norte-de-mocambique/

https://www.facebook.com/ADIN.MZ2020/

ENERGIA E AMBIENTE

image

8ª Cimeira de Gás e Energia de Moçambique

A 8ª Cimeira & Exposição de Gás & Energia de Moçambique teve lugar presencialmente nos dias 27 e 28 de setembro, no Centro de Conferências Internacional Joaquim Chissano, em Maputo e decorreu sob o lema” Desenvolvendo o Sistema Integrado de Energia Sustentável de Moçambique”, reunindo representantes do Governo, líderes da indústria, dentre eles gestores nacionais e internacionais de empresas de energia, companhias nacionais e internacionais de petróleo, Pequenas e Médias Empresas (PME) do ramo, entre outros, que discutiram políticas e estratégias de desenvolvimento de projetos, no contexto da transição energética global.

O evento promoveu o desenvolvimento de conteúdo local, com uma conferência e exposição internacional de alta visibilidade que se conta ter contribuído para o desenvolvimento das PMEs e do empreendedorismo no país, bem como ter servido de plataforma para partilhar atualizações sobre políticas e regulamentos e informações sobre oportunidades de apoio financeiro disponíveis para empresas em fase de arranque em Moçambique.

O Ministro dos Recursos Minerais e Energia, Carlos Zacarias, classificou o evento de “descoberta de oportunidades”, na medida em que acontece numa altura em que a nível global se procuram soluções para garantir energias limpas. “Entendemos por isso ser o melhor momento para refletirmos e trocarmos conhecimentos e experiências e partilharmos perspetivas sobre um sistema sustentável e que estimule o desenvolvimento económico do País”. afirmou o Ministro na abertura oficial do evento.

https://www.oeconomico.com/8-a-cimeira-do-gas-e-energia-carlos-zacarias-destaca-oportunidade-do-evento/

 

image

HCB e IFC assinam acordo para o desenvolvimento de uma central fotovoltaica

A Hidroelétrica de Cahora Bassa (HCB) e a International Finance Corporation – IFC, assinaram um Acordo de Cooperação para o desenvolvimento de uma central de geração fotovoltaica em grande escala, em Moçambique, que irá contribuir para o fornecimento de energia renovável no País.

No âmbito do acordo, a HCB e a IFC realizarão um estudo de pré-viabilidade para desenvolver uma central de geração solar fotovoltaica de até 400MW, em Matambo, Distrito de Changara, Província de Tete, na região central do país.

“Este acordo representa a concretização da estratégia da HCB de diversificação e expansão da sua capacidade de geração, para além de minimizar o impacto da redução da produção durante a reabilitação e modernização da Central Sul da HCB. Adicionalmente, planeamos incrementar a capacidade de geração da HCB para cerca de 4.000 MW, até 2032. Esta meta é proveniente da capacidade instalada atual, da futura Central Norte, da Central Fotovoltaica e de outros projetos de energias renováveis que se encontram em fase de estudo de viabilidade”.

“O aumento do acesso à energia fiável e acessível é fundamental para o crescimento económico e desenvolvimento contínuo de Moçambique”, disse por sua vez, Kátia Daude, Diretora Nacional Interina da IFC para Moçambique.

A central solar fotovoltaica projetada contribuirá para o compromisso assumido pelo Governo de Moçambique, na COP26, de gerar 62% de energia do país a partir de fontes renováveis, até 2030. Através da exportação de energia contribuirá para a satisfação da crescente procura de eletricidade em Moçambique e em alguns países da região da África Austral.

https://www.oeconomico.com/hcb-assegura-financiamento-para-central-solar-de-ate-400mw/?sc=128192307770375c02bd280e846c06e9ae865554c

 

image

Moçambique pretende desenvolver Quadro Regulatório para apoiar o Mercado de Carbono

O Governo moçambicano, através do Ministério da Terra e Ambiente (MTA), anunciou a intenção de desenvolver um abrangente quadro regulatório para apoiar os mercados de captura de carbono no País. A informação foi avançada a 28 de setembro pela Ministra da Terra e Ambiente, Ivete Maibaze.

Recentemente, Moçambique ingressou na Iniciativa de Mercados de Carbono de África (ACMI), um projeto apoiado pela Aliança Global de Energia para as Pessoas e para o Planeta, pela Fundação Rockefeller e pela Energia Sustentável para Todos, com o objetivo de apoiar os governos no desenvolvimento de programas públicos e privados, propícios para potenciar os mercados de carbono no continente. Neste sentido, com o apoio e conhecimento da ACMI, o Executivo moçambicano iniciou um processo de elaboração e implementação de um Plano de Ativação de Mercado de Carbono, que vai culminar com a formulação de uma regulamentação abrangente para o sector.

“Temos a oportunidade de aumentar os nossos reservatórios de carbono por meio de práticas agrícolas sustentáveis, preservação florestal, reflorestamento, economia azul e muito mais. No entanto, a maioria desses projetos requer recursos financeiros substanciais que, atualmente, estão além do nosso alcance”, afirmou Ivete Maibaze.

Para o CEO da ACMI, Paul Muthaura, espera-se que esta iniciativa capacite Moçambique e os países vizinhos, a aproveitar plenamente as oportunidades oferecidas pelo financiamento de carbono, permitindo desempenhar um papel mais significativo no combate às mudanças climáticas e no fortalecimento da resiliência.

https://www.diarioeconomico.co.mz/2023/09/28/economia/mocambique-pretende-desenvolver-quadro-regulatorio-para-apoiar-o-mercado-de-carbono/

 

INDICADORES SOCIOECONÓMICOS REGIÃO NORTE – CABO DELGADO E NAMPULA

image

EDM e ExxonMobil assinaram uma carta de intenções de financiamento para a reabilitação da rede elétrica de Palma

A Eletricidade de Moçambique (EDM) e ExxoMobill Moçambique assinaram no mês de Outubro a carta de intenções de financiamento em US$ 500 mil para a reabilitação da Rede Elétrica, da sede do Distrito de Palma, Província de Cabo Delgado. O instrumento foi assinado pelo Presidente do Conselho de Administração da EDM, Marcelino Alberto e pelo Diretor Geral da ExxonMobil Moçambique, Ernes Gibbs.

Ernes Gibbs disse que a assinatura da carta de intenção baseia-se em algo muito importante que é a energia e o acesso consistente e fiável à mesma como forma de “acelerar o progresso em todos os sectores da sociedade, desde a educação e saúde, até à recuperação económica do distrito de Palma”.

O Diretor da ExxonMobil entende que a eletrificação das comunidades rurais não é apenas um esforço técnico e de responsabilidade partilhada entre o sector público e privado, mas é também um passo crítico para o desenvolvimento social e económico. Por isso, o ato é um símbolo poderoso.

Por sua vez, o Presidente do Conselho de Administração da EDM disse que o instrumento viabiliza a concretização do programa Energia para Todos, do Fundo para a Energia, que prevê o acesso universal à energia a todos os moçambicanos até 2030, numa zona do país atingida pelo caos e pela destruição provocadas por ataques de insurgentes desde 2017. “Embora as nossas infraestruturas tenham sido parcial ou totalmente danificadas, a nossa nobre missão de eletrificar Moçambique não pode mais ser adiada, pois é um imperativo nacional”, disse.

https://www.oeconomico.com/edm-e-exxonmobil-assinam-carta-de-intencoes-para-o-financiamento-da-rede-electrica-de-palma-2/?sc=128192307770375c02bd280e846c06e9ae865554c

 

image

Nacala e Nampula voltam a estar ligados por via ferroviária, 30 anos depois, melhorando as condições de vida ao longo do corredor de Nacala

Os moradores das cidades de Nampula e Nacala felicitaram o regresso dos comboios de passageiros no passado dia 8 de outubro, 30 anos depois, uma decisão que dizem que irá proporcionar a comunicação entre as duas cidades estratégicas da província a preços acessíveis.

Além das duas cidades, a locomotiva fará escala em Anchilo, Namialo, Metocheria, Monapo, Meconta, Nacavala e Namarral. Os bilhetes de Nampula para Nacala custarão 170,00 Mt em classe económica, metade dos 350,00 Mt cobrados pelos transportadores rodoviários semicolectivos que operam na mesma rota.

Segundo o Ministro dos Transportes e Comunicações, Mateus Magala, a “introdução de um comboio de passageiros de Nampula para Nacala e vice-versa, proporcionará uma alternativa viável para a mobilidade urbana e um meio seguro de transporte de pessoas e mercadorias a custos relativamente baixos, facto que poderá resultar numa redução do preço final para os consumidores dos produtos transportados por esta rota. O transporte ferroviário facilitará o escoamento de produtos frescos provenientes da baía de Nacala, Naca-à-Velha, Memba, Matibane, melhorando assim o rendimento dos pescadores, bem como a qualidade dos recursos do mar para a cidade de Nampula e outros pontos intermédios”.

Abhay Mishra, representante da Nacala Logistics, empresa responsável pela gestão da logística do carvão, carga geral e passageiros no corredor de Nacala, disse que a reintrodução da circulação de comboios de passageiros na rota Nampula-Nacala faz parte do compromisso social da empresa.

https://clubofmozambique.com/news/mozambique-passenger-train-between-nacala-and-nampula-resumes-service-after-more-than-30-years-watch-246365/

 

image

EDM afirma que 75% da província de Nampula já tem corrente elétrica, fruto do programa Energia para Todos

A empresa pública Eletricidade de Moçambique (EDM) garantiu, no passado dia 5 de outubro, que 75% da província de Nampula, norte de Moçambique, já tem corrente elétrica, salientando que dos 70 postos administrativos existentes, 52 já foram eletrificados através do programa Energia para Todos.

De acordo com o diretor de Eletrificação e Projetos na EDM, Cláudio Dambe, citado pela Agência de Informação de Moçambique (AIM), estão ainda por iluminar um total de 18 postos, sendo que 12 serão eletrificados através da rede elétrica nacional e seis através da energia fora da rede. Os trabalhos serão executados em 2024.

O responsável revelou ainda que, para o presente ano, a EDM já arrancou com as obras para eletrificação de outros postos administrativos, reconhecendo, no entanto, que persistem desafios para a mobilização de recursos para financiar os projetos.

“Mesmo sem fundos suficientes, projetamos o arranque e término das obras em 2024, concretamente nos distritos de Mogovolas, Nacaroa, Angoche, Muecate, Malema, Larde, Memba e Mossuril, sucessivamente nos postos administrativos de Calipo, Intete, Aube, Muculuone, Chuhulo, Mucuali, Mazua e Lunga”, concluiu.

https://www.diarioeconomico.co.mz/2023/10/06/oilgas/energia/nampula-edm-garante-que-75-da-provincia-ja-tem-corrente-electrica/?utm_source=mailpoet&utm_medium=email&utm_campaign=Outubro+2023

 

RECURSOS +EMPREGO

Manual de formação em Habilidades para a Vida – Preparar-se para o Mercado de Trabalho

O Manual de Habilidades para a Vida apoia os formadores para ministrarem o módulo "Preparar-se para o Mercado de Trabalho”, e pretende criar nos jovens beneficiários do projeto o desenvolvimento de competências transversais para a vida.

O desenvolvimento dum Programa Modular de Literacia e de Competências para a Vida, incluindo os aspetos relativos às Tecnologias de Informação e Comunicação, sustentabilidade e género, é um dos objetivos do projeto +EMPREGO, que visa aumentar o comportamento positivo e adaptável, ajudando os jovens beneficiários a desenvolver e praticar habilidades psicossociais que minimizam os fatores de risco e maximizam a inclusão socioprofissional, participando para melhorar o nível de qualificações para os empregos disponíveis.

Veja o documento completo aqui.

 

DISCLAIMER

Esta publicação foi produzida com o apoio financeiro da União Europeia. O seu conteúdo é da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não reflete necessariamente a posição da União Europeia.

Esta publicação foi produzida com cofinanciamento do Camões, I.P. Os conteúdos são da responsabilidade exclusiva dos seus autores. Nem o Camões, I.P, nem qualquer pessoa agindo em seu nome é responsável pela utilização que possa ser dada às informações contidas na presente publicação. O seu conteúdo não implica a expressão de opinião do Camões, I.P ou do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal. A referência a ações, produtos, ferramentas ou serviços específicos não implica que estes sejam apoiados ou recomendados pelo Camões, I.P. ou que lhes seja atribuída qualquer preferência relativamente a outros que não são mencionados.

This e-mail has been sent to [[EMAIL_TO]], click here to unsubscribe.

MZ