+EMPREGO | Newsletter eletrónica | Janeiro 2024

+EMPREGO  |  Newsletter eletrónica 

Janeiro 2024

 

Temos o prazer de lhe trazer a primeira edição do ano da newsletter eletrónica do +EMPREGO.

 

Nesta newsletter são divulgadas notícias relativas ao projeto, aos seus parceiros e ainda de âmbito geral, em temas de relevância para as áreas de intervenção do +EMPREGO. Divulgamos ainda recursos de apoio ao emprego e empregabilidade dos jovens de Cabo Delgado.

 

Caso esteja interessado/a em divulgar uma notícia ou recurso no próximo número, não hesite em nos contactar!

 

Se desejar saber mais sobre o projeto consulte o nosso Website e página do Facebook.

 

A equipa do +EMPREGO deseja a todos/as um 2024 pleno de paz e de boas parcerias!

___________________

DESTAQUES +EMPREGO

Formandos do Instituto Industrial e Comercial de Pemba (IICP) iniciam formação em Energias Renováveis/solar e fotovoltaico

Dez formandos do IICP, acompanhados de um formador do IFPELAC, iniciaram a 22 de janeiro uma formação em Energias Renováveis/Solar e fotovoltaico, de 120 horas no Centro de Formação Profissional Metalomecânica (CFPM), em Maputo. No final do curso os formandos deverão ser capazes de instalar, fazer a manutenção e reparação de sistemas solares fotovoltaicos.

A formação tem ainda como objetivos específicos reconhecer os fundamentos teóricos da instalação de sistemas solares fotovoltaicos; identificar e caracterizar a instalação/manutenção/reparação dos sistemas solares fotovoltaicos, assegurando o cumprimento das normas, regulamentos de segurança e regras de boas práticas, programar, organizar e executar a instalação, a manutenção e a reparação de sistemas solares fotovoltaicos e proceder aos ensaios do sistema solar fotovoltaico e elaborar os respetivos relatórios inerentes.

Esta formação integra-se no plano de atividades do CENFIM, parceiro português do projeto

___________________

image

Formalizada mais uma cooperativa no ramo da Agricultura / Horticultura no âmbito do +Emprego

Realizou-se a 25 de janeiro a formalização de mais uma Cooperativa apoiada pelo +EMPREGO, desta vez no distrito de Mecufi.

A “Cooperativa de Jovens Horticultores de Mecufi, Crl” é formada por 12 jovens, dos quais 4 mulheres, e dedica-se à produção e comercialização de hortícolas.

O grupo de jovens foi previamente capacitado pelo IFPELAC em horticultura e pela GAPI -SI em gestão de pequenos negócios e recebeu um kit do INEP para iniciar a sua atividade produtiva.

A formalização dos negócios é uma das etapas fundamentais do apoio que é concedido pelo +Emprego aos jovens empreendedores de Cabo Delgado da Incubadora de Empreendedorismo Jovem de Pemba, facilitando e promovendo a sua aproximação ao mercado.

___________________

image

Docentes da UNILÚRIO/Faculdade de Engenharia, iniciaram uma Certificação Pedagógica de Formadores assegurada pela ANEP

Seis docentes da Faculdade de Engenharia da UNILÚRIO iniciaram no dia 10 de janeiro, em Maputo, uma ação de formação visando a certificação pedagógica de formadores (Certificado B) e a médio prazo a acreditação da Universidade como entidade certificadora.

A formação é assegurada pela Autoridade Nacional de Educação Profissional (ANEP) através do Instituto D. Bosco.

Esta formação e certificação insere-se no apoio que o projeto +Emprego concede à UNILURIO/Faculdade de Engenharia para a instalação de um Centro de Excelência de Formação de Formadores, vocacionado para a atualização pedagógica e técnica especializada de formadores (presencial, à distância, workshops, intercâmbios nacionais e internacionais) e para a partilha de práticas, metodologias e estudos de caso reconhecidos internacionalmente. Deve assegurar ainda a recolha e o processamento do melhor conhecimento, resultados em termos de produção de investigação e inovação e disseminar os mesmos junto dos operadores da educação profissional presentes no território.

___________________

image

Decorreram em janeiro visitas de acompanhamento e coaching aos jovens empreendedores beneficiários do projeto

O ano de 2024 iniciou com visitas de acompanhamento e de coaching de 12 dos jovens empreendedores do +EMPREGO, apoiados no âmbito da Incubadora de Empreendedorismo Jovem e que já iniciaram as suas atividades.

As visitas são asseguradas por uma entidade consultora de Cabo Delgado que capacitou previamente os jovens em contabilidade básica e fiscalidade.

Estas são ações essenciais para reforçar as competências adquiridas na formação em sala, sobre a gestão e formalização dos seus pequenos negócios. Pretende-se verificar de que forma as competências são aplicadas na gestão e no dia-a-dia dos negócios e apoiar os jovens nas dificuldades que enfrentam nas áreas financeira e contabilística.

___________________

image

Instalação de uma nova estufa de hidroponia no IABIL

No âmbito do projeto +Emprego para os Jovens de Cabo Delgado e com o suporte técnico da equipa da empresa Fresh and Green, uma estufa de hidroponia encontra-se em fase final de instalação no Instituto Agrário de Bilibiza – IABil (projeto implementado pela Fundação Aga Khan Moçambique).

O IABIL situa-se em Ocua, distrito de Chiúre e esta estufa pretende funcionar como equipamento pedagógico, apoiando a formação de jovens do distrito nesta nova técnica de cultivo. Pode ainda funcionar como centro de produção e assegurar o fornecimento de hortícolas aos formandos que vivem em regime de internato no Instituto.

Leiam o texto sobre hidroponia, mais à frente neste número!

___________________

image

Uso de Livros de cheques aumenta profissionalização das cooperativas de avicultura do IABIL

No passado dia 30 de dezembro, os consultores da empresa SAC do projeto +EMPREGO asseguraram uma sessão de indução e entregaram os livros de cheques aos cerca de 40 membros das cooperativas de avicultura do Instituto Agrário de Bilibiza (IABIL), no âmbito da parceria que a Fundação AgaKhan Moçambique estabeleceu com o Camões IP, gestor do projeto.

 O objetivo é assegurar condições para uma maior profissionalização do seu negócio e para abordarem clientes mais exigentes.

Os jovens que integram estas cooperativas foram capacitados pelo IABIL em avicultura e receberam um kit para iniciar o seu negócio.

___________________

image

Entrega de kits de Apicultura aos formandos do IABIL

Kits de apicultura foram entregues no Instituto Agrário de Bilibiza a 15 jovens de uma cooperativa em Ocúa, Chiure, que foram capacitados pelo Instituto na área em causa.

O total de 61 colmeias entregues visam promover a economia circular local e potenciar novas colaborações com empreendedores da região.

Esta iniciativa insere-se na parceria que a Fundação AgaKhan estabeleceu com o Camões IP , entidade gestora do +Emprego.

Que sejam úteis para a criação de renda e para a melhoria das respetivas condições de vida e das comunidades de Chiure!

___________________

image

Empreendedores formados em Marketing Digital na Incubadora de Empreendedorismo Jovem de Pemba

O primeiro grupo de jovens empreendedores apoiados pela Incubadora de Empreendedorismo Jovem de Pemba do INEP terminou, em dezembro de 2023, um curso de Marketing Digital.

A ação teve a duração de 60 horas e assumiu como objetivos conhecer os princípios básicos de marketing digital, publicitar o seu negócio nas redes digitais, digitalizar a identidade visual da marca ou empresa e criar e fazer gestão de redes sociais no ambiente de negócios.

A este primeiro grupo, constituído por 8 empreendedores, entre os quais duas mulheres, seguir-se-á um segundo grupo, no início de 2024.

O marketing digital é principal forma de fazer e conceituar marketing nos dias de hoje. Pretende-se que os jovens empreendedores utilizem todos os canais digitais — como blogs, sites, motores de busca, redes sociais, email e outros – para divulgar os seus negócios e obter uma melhor abordagem aos seus mercados.

_________________

ARTIGO DE OPINIÃO

image

Hidroponia em Moçambique: Vantagens e Desvantagens

Jenaro Lopez, CEO da Empresa Fresh and Green

 

A procura de produtos locais tem vindo a aumentar e a hidroponia é um método viável e eficiente de produção de vegetais, plantas folhosas e outras culturas, que pode satisfazer essa procura.

O termo tem origem grega, baseada em dois radicais: hidro, que significa água, e ponos, que se refere ao trabalho. Em resumo, a hidroponia é um meio para cultivar vegetais sem o uso do solo, que utiliza uma solução nutritiva para fornecer os minerais necessários para o crescimento das plantas.

A empresa Fresh and Green tem vindo a desenvolver a hidroponia em Moçambique desde 2018 e foi o primeiro projeto de hidroponia no país em escala. Situa-se atualmente no distrito de Marracuene. Começou com a produção instalada de 5.000 pés de alface, que foi aumentando com uma maior procura. Há o compromisso com os clientes para oferecer alfaces durante os 365 dias do ano, sendo que os clientes são em grande parte cadeias de supermercados, hotéis e restaurantes, na província de Maputo. Neste momento, a Fresh and Green conta com cerca de 25.000 pés de alface e são a maior produção de hidroponia do país. A gestão do negócio é familiar, com as operações a ser geridas pela Gerente, Riana Ribeiro, e a parte técnica e operativa pelo especialista Jenaro Lopez.

Durante este tempo a Fresh and Green também tem participado em montagem de sistemas completos a clientes interessados em produzir em sistema hidropónico. Prestam neste momento assistência técnica ao projeto +EMPREGO, através da instalação de duas estufas no IFPELAC e no IABI. Foi executada a instalação de estufas em ambiente protegido e todo o sistema de hidroponia com perfis móveis, com capacidade de 4.896 pés de alface e, também, formação de formadores.

A hidroponia é uma prática que ajuda os produtores a vencer certos obstáculos. Apesar de ser uma técnica antiga, somente nas últimas décadas começou a ganhar destaque no mercado. Dessa forma, a procura por produtos hidropónicos aumentou bastante, fazendo com que cada vez mais produtores aderissem ao sistema em vários países no mundo.

Jenaro Lopez, Técnico especialista da Fresh and Green, apresenta alguns dos fundamentos, vantagens e desvantagens da hidroponia:

Num sistema hidropónico NFT (Nutrient Film Technique), as raízes das plantas crescem numa canaleta ou um canal com a solução, composta por água e nutrientes. A estrutura é formada por:

  1. sistema hidráulico: armazena, recalca e drena a solução;
  2. estufa: responsável por criar um ambiente protegido;
  3. bancadas: servem de apoio para o plantio e o desenvolvimento do vegetal. Os tubos de PVC são os componentes mais utilizados no mercado nacional, porque não reagem com a solução e são impermeáveis.

Mas, como nem tudo são flores, ou melhor, hortaliças, trabalhar com hidroponia tem também alguns desafios. Então, vamos à pergunta inicial quais são as vantagens e as desvantagens da hidroponia?

Em relação ao cultivo em terra, quando comparamos os dois processos de produção, a hidroponia apresenta as seguintes vantagens:

  • maior eficiência na regulação da nutrição;
  • possibilidade de emprego em diversas regiões do mundo com carência de terras cultiváveis;
  • utilização mais eficiente da água e dos fertilizantes;
  • maior densidade de plantio, resultando num incremento da produtividade;
  • pode ser implantada em pequenas áreas (por exemplo, próximo ao comércio);
  • quanto ao seu desenvolvimento, as plantas são mais uniformes;
  • utiliza o mínimo de agrotóxicos;
  • a colheita é mais precoce;
  • possibilita rápido retorno económico;
  • o plantio dura todo o ano (sazonalidade).

E quanto às desvantagens? As maiores desvantagens do cultivo hidropónico são:

  • o elevado custo de implantação;
  • a presença de algumas enfermidades, como Fusarium e Verticillium, que podem espalhar-se rapidamente através do sistema;
  • o surgimento de problemas nutricionais complexos.

Estas desvantagens, porém, podem ser contornadas com o uso de soluções nutritivas balanceadas, para as diversas fases de crescimento do vegetal e com o uso de variedades resistentes. Aliás, o sistema hidropónico habilita-nos a estabelecer um controlo de nutrição perfeito e estável, ou seja, uma planta bem nutrida gera frutos maiores e mais saudáveis.

Como observámos, as vantagens superam em muito as desvantagens. Portanto, se é seu desejo trabalhar com o cultivo de alimentos sem solo, não perca tempo. Prepare-se com os cursos dos parceiros do projeto IFPELAC e IABIL para a atividade e mãos à obra!

Para mais informações sobre hidroponia, consulte os sítios Canal do Agricultor e Sebrae Ideias de Negócio

_________________

NOTÍCIAS DOS NOSSOS PARCEIROS 

image

Fundação Aga Khan abre inscrições para o ciclo 2024-2025 do Programa Internacional de Bolsas de Estudo

As inscrições para o ciclo 2024-2025 do Programa Internacional de Bolsas de Estudo estarão abertas de janeiro a 31 de março de 2024. O Programa existe desde 1969, e mais de 1000 estudantes já foram apoiados, sendo uma oportunidade para estudantes que se destaquem, em países selecionados, e que não têm outros meios de financiar os seus estudos, prosseguirem o ensino de pós-graduação.

Atualmente, o Programa está disponível no Afeganistão, Bangladesh, Egipto, Índia, Quénia, República do Quirguizistão, Madagáscar, Moçambique, Paquistão, Síria, Tajiquistão, Tanzânia e Uganda.

Os vencedores do prémio são selecionados por meio de um processo de inscrição global, anual e competitivo. As candidaturas devem ser feitas junto da entidade apropriada em nível nacional, através do preenchimento do formulário de inscrição. Os prémios, que cobrem as mensalidades e as despesas de subsistência dos alunos, são estruturados como metade subvenção e metade empréstimo, sendo necessário reembolsar 50% do montante do prémio num período de 5 anos.

https://the.akdn/en/what-we-do/developing-human-capacity/education/international-scholarships

___________________

image

SEJE divulga os resultados de apuramento do FAIJ 2023 nas províncias de Nampula. Tete, Zambézia e Sofala 

No passado mês de dezembro a Secretaria de Estado da Juventude e Emprego (SEJE) divulgou os resultados de apuramento do FAIJ 2023 nas províncias de Nampula, Tete, Zambézia e Sofala, e atribuiu os fundos aos respetivos vencedores.

A criação do Fundo de Apoio às Iniciativas Jovens (FAIJ) foi aprovada pelo Conselho de Ministros em julho de 2023, como um programa da Secretaria de Estado da Juventude e Emprego para o financiamento de projetos de geração de rendimento direcionado aos jovens de ambos os sexos, dos 18 aos 35anos de idade.

A iniciativa financia projetos de geração de rendimento, por forma a incrementar oportunidades de emprego e/ou autoemprego para jovens, através da promoção do empreendedorismo e desenvolvimento da cultura de gestão e poupança.

https://www.facebook.com/SEJEOFICIALMZ/?locale=pt_BR

___________________

image

CTA alerta para exclusão de PMEs em megaprojetos 

A Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA) alertou para a exclusão de pequenas e médias empresas (PMEs) dos megaprojetos em curso no país, durante o seminário de divulgação do Acordo de Financiamento do Compacto II para Moçambique

O Presidente da CTA, Agostinho Vuma, referiu que as PMEs enfrentam dificuldades para participar em projetos de grande porte, devido a vários fatores, incluindo a falta de capital, de capacidade técnica e de acesso a mercados, sendo necessário encontrar mecanismos para que as mesmas possam participar de forma mais ativa nos projetos.

Vuma destacou que a participação das PMEs nos megaprojetos é importante para o desenvolvimento económico e social do país, pois estas são um motor de crescimento económico e geração de emprego, com capacidade para ajudar a reduzir a pobreza e a promover a inclusão social.

O Presidente da CTA apresentou, ainda, uma série de recomendações para facilitar a participação das PMEs nos megaprojetos. Entre elas estão a criação de mecanismos de financiamento específicos para as PMEs, o apoio à formação e qualificação dos empresários e a promoção da cooperação entre as PMEs e as grandes empresas.

https://noticias.mmo.co.mz/2023/12/cta-alerta-para-exclusao-de-pmes-em-megaprojetos.html

___________________

ENERGIA E AMBIENTE

image

ALER lança o Resumo das Renováveis em Moçambique 2023, no âmbito da conferência Empresarial – Renováveis Moçambique 

A 3ª edição do "Resumo: Renováveis em Moçambique 2023" foi lançada durante a Conferência Empresarial - Renováveis em Moçambique, que decorreu no dia 24 de novembro.

Esta edição do Resumo encontra-se disponível aqui, sucedendo-se às edições anteriores de 2021 e de 2022.

Consolidando-se como uma publicação fundamental sobre o sector das energias renováveis no mercado moçambicano, o "Resumo: Renováveis em Moçambique 2023" oferece uma análise abrangente dos diversos segmentos de mercado.

O recurso foi desenvolvido pela Associação Lusófona de Energias Renováveis (ALER) e a Associação Moçambicana de Energias Renováveis (AMER), com o apoio do GET.invest Moçambique - financiado pela União Europeia e Alemanha, e parte do programa europeu GET.invest.

https://www.diarioeconomico.co.mz/2023/11/27/economia/cop28-mocambique-aprova-estrategia-de-transicao-energetica-de-80-mil-milhoes-de-dolares/?utm_source=mailpoet&utm_medium=email&utm_campaign=Novembro+2023

__________________

image

Governo procura mecanismos para regresso da exploração do Gás na Bacia do Rovuma, e FMI prevê este retorno já nas próximas semanas

O Governo está à procura de mecanismos para o retorno, em breve, das atividades de exploração do gás natural liquefeito na Área 1 da Bacia do Rovuma, em Cabo Delgado, informou, a 10 de janeiro, a Rádio Moçambique. Neste sentido, o Presidente da República, Filipe Nyusi, manteve encontros separados com o secretário do Ministério de Petróleo e Gás da Índia e representantes das empresas indianas com investimentos na Área 1 da Bacia do Rovuma, em Cabo Delgado.

O Ministro dos Recursos Minerais e Energia, Carlos Zacarias, explicou que a Índia tem uma participação de 30% do total dos investimentos na exploração do gás do Rovuma, e até aqui já investiu cerca de 13 mil milhões de dólares. O governante garantiu que a concessionária francesa TotalEnergies e as empresas indianas estão em coordenação para o rápido regresso das atividades na Área 1 da Bacia do Rovuma.

Por seu turno, o Fundo Monetário Internacional (FMI) revelou que um grupo liderado pela TotalEnergies retomará provavelmente as atividades no seu projeto de gás natural liquefeito em Cabo Delgado ainda no início deste ano, vistas as melhorias nas condições de segurança. De acordo com um relatório da entidade divulgado a 17 de janeiro, pelo canal canadiano BNN Bloomberg, a retoma do projeto pode ser crucial para ajudar o País a evitar uma reestruturação da eurobonds de 900 milhões de dólares, cujo pagamento deverá ter início em 2028.

https://www.diarioeconomico.co.mz/2024/01/10/oilgas/cabo-delgado-governo-procura-mecanismos-para-regresso-da-exploracao-do-gas-na-bacia-do-rovuma/

https://www.diarioeconomico.co.mz/2024/01/17/oilgas/area-1-fmi-preve-retorno-do-projecto-da-totalenergies-para-inicio-de-2024/

___________________

image

ARENE publica o Plano de Eletrificação das Zonas Fora da Rede e abre concurso para atribuição de concessões de mini-rede 

No âmbito do programa do Governo “Energia Para Todos”, e no seguimento da aprovação, em 2023, do quadro regulatório completo de acesso à energia em zonas fora da rede, a ARENE (Autoridade Reguladora de Energia) publicou recentemente o Plano de Eletrificação das Zonas Fora da Rede, estando em fase avançada o processo de preparação para o lançamento do concurso para atribuição de concessões de mini-redes.

Neste sentido, a ARENE convida as empresas privadas qualificadas e experientes que tenham potencial interesse em desenvolver projetos de mini-redes, a procederem o registo preliminar, na plataforma, até ao dia 31 de janeiro, através do Link: https://e-lisefor.arene.org.mz/public/preInscricao

Nampula, Tete e Zambézia são as províncias prioritárias abrangidas por este primeiro concurso, que será lançado no decurso do primeiro trimestre de 2024, altura em que serão comunicadas com maior detalhe as informações sobre o âmbito, o processo e os documentos de pré-qualificação para o efeito.

https://arene.org.mz/publicado-o-plano-de-electrificacao-das-zonas-fora-da-rede/

___________________

INDICADORES SOCIOECONÓMICOS REGIÃO NORTE 

CABO DELGADO E NAMPULA

image

FAO estima um elevado número de pessoas em situação de insegurança alimentar aguda em Cabo Delgado, enquanto o sector privado prevê melhorias significativas do ambiente de negócios naquela província

A Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) estima que mais de três milhões de moçambicanos vivem atualmente em situação de insegurança alimentar aguda, sobretudo na província de Cabo Delgado. “Na província de Cabo Delgado, 21% da população dos distritos afetados pelos choques climáticos e pelo terrorismo necessitam de alimentação de emergência ou assistência elevada”, explica a entidade.

Por sua vez, o sector privado ao nível da província fez saber que prevê, para 2024, melhorias significativas do ambiente de negócios, visto que está a ser reestabelecida a segurança nos distritos afetados pelo terrorismo.

De acordo com o Presidente do Conselho Empresarial Provincial, Mahamudo Irage, existem fortes indicadores de que a situação irá melhorar, a começar pela retoma da exploração do gás natural, ao longo da bacia do Rovuma, o que constitui um atrativo para o surgimento de mais projetos de desenvolvimento.

https://www.diarioeconomico.co.mz/2023/12/19/economia/desenvolvimento/cabo-delgado-sector-privado-preve-melhorias-do-ambiente-de-negocios-em-2024/

https://www.diarioeconomico.co.mz/2024/01/11/economia/desenvolvimento/fao-mais-de-tres-milhoes-de-mocambicanos-estao-em-situacao-de-inseguranca-alimentar/?utm_source=mailpoet&utm_medium=email&utm_campaign=Janeiro+2023

__________________

image

Nampula, Niassa e Zambézia vão beneficiar de 25,5 Milhões de Dólares para mercados Agrícolas no Corredor de Nacala

O programa Feed the Future – Promovendo Sistemas de Mercado Agrícolas Inovadores e Resilientes no Corredor de Nacala, já tem disponíveis 25.5 milhões de dólares para financiar agro-processadores de sete distritos das províncias de Nampula, Niassa e Zambézia. As cadeias de valor de interesse neste projeto são o milho, soja, amendoim, feijão comum, feijão bóer, caju, gergelim, mandioca e aves.

Segundo um artigo da Agência de Informação de Moçambique (AIM), publicado a 5 de janeiro, a entrega de candidaturas decorre desde o dia 26 de dezembro, na cidade de Nampula, sendo que o prazo de submissão expira a 8 de fevereiro próximo.

Marc Steen, chefe do programa, afirmou que poderão ser criados e melhorados 110 mil empregos, principalmente para mulheres e jovens. O investimento máximo para cada empreendimento é de 250 mil dólares e o mínimo de 25 mil, de acordo com a envergadura dos mesmos.

“O propósito é aumentar a resiliência dos sistemas de mercados agrícolas no Corredor de Nacala para absorver, adaptar e responder a choques externos climáticos, económicos e políticos, reduzir a pobreza e melhorar a segurança alimentar”, informou Marc Steen.

https://www.diarioeconomico.co.mz/2024/01/06/economia/nampula-usaid-disponibiliza-25-milhoes-de-dolares-para-mercados-agricolas-no-corredor-de-nacala/?utm_source=mailpoet&utm_medium=email&utm_campaign=Janeiro+2023

___________________

image

Piscicultura volta a desenvolver em Montepuez, após a paralisia motivada pelo terrorismo

O Serviço Distrital das Atividades Económicas (SDAE) de Montepuez, na província de Cabo Delgado, anunciou a abertura de 19 novos tanques piscícolas, com o intuitivo de incrementar a produção de peixe em cativeiro. A iniciativa foi avançada, há dias, pelo diretor do SDAE, Samuel Tobias, destacando ser um plano que visa alcançar uma meta de 35 tanques, visando relançar a atividade paralisada pelo terrorismo.

“A maior parte dos beneficiários desta ação pretendem impulsionar a economia, a produção e produtividade e trazer melhorias de vida para a população deslocada e, inclusive, distanciar os jovens da convivência com os atos terroristas, em Cabo Delgado” frisou.

Tobias disse ser de extrema importância que os piscicultores cumpram com as metas de produção a nível distrital, como forma de dinamizar atividades comerciais em diversos pontos da província de Cabo Delgado.

Jornal Notícias, 24 janeiro 2024

_________________

RECURSOS +EMPREGO

Vídeo “Dicas +Emprego – Como elaborar um CV”

O Vídeo Dicas +Emprego – Como elaborar um CV, foi elaborado pela CONTACT com o apoio do +Emprego. Insere-se no âmbito do Programa de Aceleração de Competências de Procura de Emprego, cujo objetivo é dotar os jovens de competências comportamentais e técnicas que lhes permitam estar seguros de si mesmos, saber como e onde encontrar oportunidades, saber criar e gerir a identidade profissional, aprender a criar e editar documentos essenciais para a procura de emprego e conhecer e dominar competências essenciais para ingressar e progredir no trabalho.

Veja o vídeo completo aqui.

________________

DISCLAIMER

Esta publicação foi produzida com o apoio financeiro da União Europeia. O seu conteúdo é da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não reflete necessariamente a posição da União Europeia.

 

Esta publicação foi produzida com cofinanciamento do Camões, I.P. Os conteúdos são da responsabilidade exclusiva dos seus autores. Nem o Camões, I.P, nem qualquer pessoa agindo em seu nome é responsável pela utilização que possa ser dada às informações contidas na presente publicação. O seu conteúdo não implica a expressão de opinião do Camões, I.P ou do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal. A referência a ações, produtos, ferramentas ou serviços específicos não implica que estes sejam apoiados ou recomendados pelo Camões, I.P. ou que lhes seja atribuída qualquer preferência relativamente a outros que não são mencionados.

This e-mail has been sent to [[EMAIL_TO]], click here to unsubscribe.

MZ