+EMPREGO | Newsletter eletrónica | Dezembro 2023

+EMPREGO | Newsletter eletrónica | Dezembro 2023

 

Temos o prazer de lhe trazer a edição do mês de dezembro da newsletter eletrónica do +EMPREGO.

 

Nesta newsletter são divulgadas notícias relativas ao projeto, aos seus parceiros e ainda de âmbito geral, em temas de relevância para as áreas de intervenção do +EMPREGO. Divulgamos ainda recursos de apoio ao emprego e empregabilidade dos jovens de Cabo Delgado.

 

Caso esteja interessado/a em divulgar uma notícia ou recurso no próximo número, não hesite em nos contactar!

 

Se desejar saber mais sobre o projeto consulte o nosso Website e página do Facebook.

DESTAQUES +EMPREGO

Encerramento do Programa PRONACER II em Pemba, com a presença do Embaixador de Portugal em Moçambique

Teve lugar no dia 29 de novembro, em Pemba, o evento de encerramento do PRONACER II e de entrega dos certificados de auditoria interna a 8 PME de Cabo Delgado, o qual contou com a presença de S. Ex.ª o Embaixador de Portugal em Moçambique, do Vice-Presidente da CTA, do Cônsul Honorário de Portugal na Beira, da Diretora do Centro Português de Cooperação da Embaixada de Portugal e da Coordenação do projeto, para além de vários parceiros do projeto e das 15 empresas beneficiárias do PRONACER II.

Recorda-se que este programa visou apoiar as PME de Cabo Delgado no processo de aquisição da certificação de qualidade (ISO 9001:2015) e que 20 empresas foram abrangidas pela 2ª edição do programa, das quais 8 já finalizaram a sua auditoria interna e se encontram em condições de solicitar a auditoria externa ao INNOQ e as restantes se encontram em fase de finalização do processo.

 

image

SEJE inaugura estufa de hidroponia no IFPELAC de Pemba e é assegurada a formação de formadores nesta nova técnica de cultivo

Após a inauguração e visita do SEJE à estufa de hidroponia instalada pelo +EMPREGO no Centro de Formação do IFPELAC de Pemba, finalizou este mês a 2ª fase do curso de formação de formadores em hidroponia.

A hidroponia permite uma melhor produtividade e uma utilização mais eficiente da água, bem como um melhor controlo das pragas.

Com uma duração de 50 horas, esta 2ª fase da formação, assegurada pela empresa Fresh and Green, incluiu os 10 formadores do IABIL e IFPELAC que participaram na fase anterior, permitindo aprofundar as suas competências nesta técnica inovadora.

 

image

Visita do Embaixador de Portugal em Moçambique ao IABIL no distrito de Chiúre, Cabo Delgado

S. Ex.ª o Embaixador de Portugal em Moçambique visitou o Instituto Agrário de Bilibiza (IABIL) em Ocua, Chiúre, acompanhado pelo Cônsul de Portugal na Cidade da Beira, pela Diretora do Centro Português de Cooperação da Embaixada de Portugal, pela Coordenação do +EMPREGO e por representantes da Fundação Aga Khan Moçambique.

Foi recebido pelo Diretor do Instituto e pela Chefe de Posto de Ocua e por vários formadores e teve ocasião de visitar as instalações do Instituto a estufa e os campos de produção, as cooperativas de avicultura e de produção de ovos que foram constituídas com o apoio do +EMPREGO e a Casa do Mel, que se encontra em fase de finalização.

Conheceu ainda alguns projetos inovadores desenvolvidos por jovens formandos e empreendedores do IABIL, um dos quais já apresentou o seu Plano de Negócios e está a ser apoiado na Incubadora de Empreendedorismo Jovem de Pemba.

 

 

image

Iniciou a 2ª edição do curso de Design Gráfico do projeto +Emprego e terminou o curso de contabilidade para jovens empreendedores de Cabo Delgado

Iniciou em Pemba a 2ª edição do curso de Design Gráfico do projeto +Emprego, abrangendo 20 formandos, dos quais 6 mulheres.

O curso tem uma duração de 45 dias e atribui um Certificado Ocupacional de nível II. No final do curso os formandos deverão ser capazes de conhecer a importância do Design Gráfico, dominar todas as ferramentas e conceitos associados, e desenvolver propostas criativas na produção de layouts (cartazes, banners, logotipos, cartões de visita, entre vários materiais gráficos).

 

image

Estagiários das empresas ADICIONAL e PANGEA terminam o seu estágio e são integrados nas empresas

Quatro estagiários do INEP, apoiados pelo +EMPREGO, terminaram o seu estágio de 3 meses na empresa ADICIONAL e dois foram recrutados pela empresa.

Entretanto, mais 2 estagiários terminaram o seu estágio de 3 meses na empresa PANGEA, que já recrutou para os Quadros da empresa uma estagiária, na edição anterior da medida de estágios.

Parabéns a todos e muito sucesso na sua nova etapa profissional!

 

image

IFPELAC gradua 40 jovens em cozinha e segurança e prevenção de incêndios

Teve lugar no dia 15 de dezembro a cerimónia de entrega dos certificados a 40 graduados do IFPELAC de Pemba, dos cursos de Cozinha e Segurança e Prevenção de Incêndios apoiados pelo +EMPREGO.

Frequentaram com sucesso a formação, com duração respetiva de 340 e 225 hora, e receberam o seu Certificado CO2.

Muito sucesso a estes jovens, que as competências que adquiriram façam a diferença no mercado de trabalho!

 

image

INEP realiza 3ª reunião da Plataforma de Diálogo com o setor privado em Pemba

No dia 5 de dezembro teve lugar em Pemba mais uma reunião da “Plataforma de Diálogo com o Setor Privado” da iniciativa do INEP, desta vez dedicada à divulgação e partilha de informação sobre o Decreto 45/2023, de 3 de agosto, que regulamenta a comunicação de vagas de emprego e de estágios pré-profissionais.

Estiveram presentes cerca de 45 empresas e a sessão foi presidida pela Chefe do Departamento de Trabalho e Migração, em representação da Diretora dos Serviços Provinciais de Justiça e Trabalho de Cabo Delgado.

Estiveram igualmente presentes, e intervieram e moderaram o debate, o Delegado Provincial do INEP de Cabo Delgado, o Chefe do Departamento Jurídico do INEP e o Coordenador Nacional do projeto +EMPREGO.

 

image

Processo de Diagnóstico de Necessidades de Formação é assegurado pela ASCENDING junto de formadores do IICP

A ASCENDING ACADEMY assegurou um processo de Training Needs Assessment (Diagnóstico de Necessidades de Formação) de 8 formadores do IICP nas áreas da Instrumentação, Eletricidade e Mecânica, que combina verificação de competências, tanto teóricas como práticas.

Os formadores totalmente competentes foram identificados, bem como as necessidades de formação de cada um dos restantes.

Em 2024 será desenvolvido um programa de desenvolvimento de competências direcionado aos formadores em causa, visando torná-los competentes nas áreas em causa.

 

image

UNILURIO reúne Conselho da Faculdade de Engenharia para aprovar o regulamento do Centro de Excelência de Formação de Formadores (CEFF)

O Conselho Consultivo da Faculdade de Engenharia da UNILURIO reuniu em Pemba, com o objetivo de analisar e aprovar o Regulamento de Funcionamento do Centro de Excelência de Formação de Formadores, apoiado pelo projeto.

O Centro deverá tornar-se uma plataforma regional de liderança na área da formação e investigação em ciência e tecnologia como suporte ao desenvolvimento industrial da região e de todos os serviços de apoio, contribuindo particularmente para a empregabilidade de jovens moçambicanos nas atividades diretamente ou indiretamente associadas aos grandes projetos de engenharia na Província de Cabo Delgado e em particular o grande projeto de produção de gás natural.

 

image

Encontro Anual de Parceiros do +EMPREGO permitiu a partilha dos resultados alcançados em 2023

O Encontro Anual de Parceiros do projeto +EMPREGO decorreu este ano na Macaneta, em Maputo.

INEP, IFPELAC, CTA, IICP, IPMC, UNILURIO, CENFIM, IABIL/Fundação Aga Khan, Gabinete do Ordenador Nacional (GON) e toda a equipa do projeto +EMPREGO estiveram presentes.

Foi uma ocasião para partilhar os resultados de 2023 e os planos para 2024, mas também para reforçar as atividades em conjunto e as relações interpessoais.

ARTIGO DE OPINIÃO

image

Recursos Humanos e Responsabilidade Social Corporativa: a dupla imbatível para o sucesso das organizações

Sónia Silva, Administradora da CONTACT

 

Num mundo cada vez mais competitivo e dinâmico, as organizações são constantemente desafiadas a ser impactantes e sustentáveis. Assim, torna-se importante olhar para dois aspetos que, em conjunto, adicionam valor e prestígio às empresas: os recursos humanos e a responsabilidade social corporativa (RSC).

Estes são dois pilares essenciais que se entrelaçam para criar organizações mais sustentáveis e impactantes. A integração dessas áreas não apenas fortalece a empresa como também contribui para uma sociedade mais justa e consciente, uma vez que:

  • Promove um ambiente de trabalho diversificado, inclusivo, e que valoriza o bem-estar dos colaboradores;
  • Oferece oportunidades de crescimento;
  • Cuida da saúde mental e física;
  • Promove o equilíbrio entre vida pessoal e profissional;
  • Incentiva uma cultura organizacional baseada em valores éticos e de respeito mútuo;
  • Promove práticas transparentes nos processos de recrutamento e seleção – exemplo da Campanha VAGA NÃO SE PAGA.

É importante sublinhar que a transparência nos processos de seleção é essencial para construir confiança, promover a igualdade de oportunidades e atrair os melhores talentos. Isto pode ser materializado por meio de descrições claras de vagas, processos de recrutamento claros, proximidade dos locais dos diferentes projetos, critérios de seleção explícitos e feedback aos candidatos.

Muito além de captar e reter talentos para as organizações está também o compromisso de conduzir um negócio impactando a sociedade onde a empresa está inserida, produzindo resultados palpáveis. É importante o envolvimento da comunidade nas atividades, de forma a que esta se sinta parte importante do processo. Alguns exemplos deste aspeto a nível da CONTACT estão ligados a:

  • Projeto Dicas CONTACT – por meio de artigos, publicações e vídeos onde partilhamos as melhores dicas sobre emprego e carreira.
  • Feiras de Emprego – onde damos a conhecer o mercado de emprego, recolha de candidaturas, conselhos sobre como fazer o CV.
  • Workshops on-line – através de exposição temáticas relacionadas ao emprego.
  • Outros exemplos de iniciativas que podem apoiar as comunidades locais a nível de impacto da atuação da organização, numa comunidade, estão ligados aos programas e iniciativas voltados para a juventude:
  • Programas de estágio - oferecer oportunidades de estágio é uma maneira poderosa de introduzir jovens no mundo corporativo, permitindo-lhes adquirir habilidades práticas, entender o funcionamento de uma empresa e desenvolver as suas capacidades profissionais
  • Programas de aceleração de competências - capacitar jovens em competências e técnicas para busca ativa por emprego, e capacidades comportamentais essenciais para empregabilidade e progressão no trabalho.
  • Programas de desenvolvimento - programas específicos para o desenvolvimento de habilidades (soft skills e hard skills) permitindo que os jovens adquiram competências relevantes para o mercado de trabalho atual.

Não menos importante quando se trata de recursos humanos é repensar na promoção da saúde mental e do bem-estar dos colaboradores. Tal pode ser feito através da criação de um ambiente de trabalho saudável, com benefícios abrangentes, consciencialização e flexibilidade e equilíbrio.

Quando os Recursos Humanos e a Responsabilidade Social Corporativa trabalham em conjunto, não só fortalecem a imagem da empresa como também criam um ambiente de trabalho mais atrativo, o que retém talentos e contribui para um mundo mais justo e sustentável. 

 

Sónia Silva, Administradora da CONTACT 

 

NOTÍCIAS DOS NOSSOS PARCEIROS 

image

União Europeia vai desembolsar 100 Milhões de Euros para projetos de desenvolvimento no país

O Governo e a União Europeia assinaram há semanas, durante o Fórum de Negócios e Investimento Global Gateway, acordos de financiamento para cinco projetos nas áreas da energia, digitalização, economia azul e formação técnica e profissional. Segundo a União Europeia (UE), os instrumentos preveem a reabilitação da barragem hidroelétrica e da central elétrica de Cahora Bassa, no Zambeze (orçada em 518,3 milhões de euros com apoio de 22,6 milhões da UE), e a iniciativa “Vamoz Digital” (com uma previsão de custo de 13 milhões de euros e apoio de dez milhões da UE), cujo propósito consiste no apoio de um quadro político e regulamentar, que estimule a inovação, as competências dos jovens e a inclusão das raparigas e das mulheres, nomeadamente as que vivem em situação de vulnerabilidade.

Os acordos assinados visam também a criação do Centro Nacional de Controlo de Energia (CNC), cujo objetivo consiste em controlar centralmente a rede elétrica nacional, com eficiência e fiabilidade, contribuindo positivamente para a consecução do acesso universal à energia em Moçambique e transição para as energias renováveis. Este centro está orçado em 58,3 milhões de euros, com apoio de 18,2 milhões da UE. Prevê-se ainda a Sustainable Blue Economy Initiative, com o propósito de um crescimento económico inteligente, resiliente e inclusivo de Moçambique em matéria de clima, através da promoção de uma economia azul sustentável, com um custo estimado de 35 milhões de euros.

A outra iniciativa designa-se Competências Para Emprego e tem como objetivo a melhoria de oportunidades para os jovens moçambicanos, especialmente mulheres e jovens com deficiência, no sentido de terem um emprego digno. Tem um custo estimado de 15 milhões de euros.

https://www.diarioeconomico.co.mz/2023/12/04/economia/desenvolvimento/uniao-europeia-vai-desembolsar-100-me-para-projectos-de-desenvolvimento/?utm_source=mailpoet&utm_medium=email&utm_campaign=Dezembro+2023

 

image

Graduação do primeiro grupo de jovens formados em Petróleo & Gás pelo IFPELAC

No dia 16 de dezembro, em Inhassoro, o Secretário de Estado da Juventude e Emprego (SEJE), Oswaldo Petersburgo, dirigiu a Cerimónia de Graduação de 130 Jovens do primeiro grupo formado nas áreas de Eletricidade de Manutenção Industrial, Mecânica de Manutenção Industrial, Soldadura e Processamento de Gás, no Centro de Formação Profissional de Inhassoro.

Na ocasião, Petersburgo anunciou que decorreu um processo de recrutamento na SASOL, onde 32 dos que hoje graduaram foram recrutados e outros poderão obter emprego em empresas que prestam serviços para a Sasol e não só.

https://www.facebook.com/IFPELACOFICIAL

 

image

SEETP realiza III Conselho Coordenador, por um Ensino Técnico Profissional de Qualidade

O Secretário de Estado do Ensino Técnico Profissional, Mety Gondola, procedeu no dia 6 de dezembro à abertura do III Conselho Coordenador, um evento que decorre sob o lema “Por um ensino Técnico Profissional de Qualidade, Relevante e Inclusivo”. O fórum, que analisou o desempenho geral do sector no âmbito da implementação do Plano de Atividades, os resultados alcançados, impactos, e a planificação das atividades para o ano 2024, teve lugar na cidade de Lichinga, Niassa.

No seu discurso de abertura, o Secretário de Estado referiu que o Conselho Coordenador deve espelhar um momento de avaliação da qualidade a ser acrescentada ao Ensino Técnico em Moçambique, pois são ainda grandes os desafios que o subsector enfrenta. Destacou, também, os vários projetos e ações em curso para alavancar e promover a educação profissional no país, como sejam, treinamento de formadores, com o apoio dos parceiros de cooperação; investimento para a melhoria das condições e do ambiente de aprendizagem nos institutos, através do melhoramento das infraestruturas e alocação de equipamentos modernos nos espaços de aprendizagem.

“Temos a expectativa de poder, com base nas avaliações que saírem desta reunião, definir o futuro que nos espera, o quadro geral das ações que perspetivamos no exercício económico de 2024, mas, acima de tudo, discutir a melhor forma da sua operacionalização”, frisou.

O fórum de 3 dias contou com a presença dos representantes do governo da província, do distrito de Lichinga e cidade de Lichinga, bem como representantes de diversos organismos e parceiros que apoiam o subsetor de ensino técnico profissional, e representantes do sector produtivo.

https://www.facebook.com/www.seetp.gov.mz

 

image

ANEP e CTA articulam participação do sector produtivo na educação profissional

Decorreu no dia 29 de novembro, no Centro Internacional de Conferências Joaquim Chissano, o Seminário de Reflexão sobre o papel do Sector Produtivo na Educação Profissional e Formalização dos Comités Técnicos Sectoriais e Painéis de validação, num evento organizado pela Autoridade Nacional de Educação Profissional -ANEP em parceria com a CTA.

O encontro foi dirigido pelo Secretário de Estado do Ensino Técnico Profissional, Mety Gondola, e visava essencialmente reforçar o envolvimento do sector produtivo na definição de estratégias de participação e no desenho das qualificações em conformidade com a demanda do mercado do trabalho, na implementação do modelo de gestão e garantia de qualidade da Educação Profissional em Moçambique.

"Pretende-se com este fórum assegurar o entendimento comum entre o Sector Produtivo e a Educação Profissional, para juntos alcançarmos a qualidade na formação do ETP, sendo que o alcance dos principais beneficiados do subsistema de Educação Profissional reside em torno dos formandos, empregadores e as instituições provedoras."  – Referiu Mety Gondola.

Por seu turno, o Presidente do CTA, Agostinho Vuma, referiu que o saber fazer tem a capacidade de impulsionar o mercado de emprego e do autoemprego, sendo que, este requisito em particular, deve estar associado à certificação dos Formandos, para que com os seus certificados sejam capazes de concorrer para o emprego no seu âmbito de Formação.

O evento culminou com a formalização dos comités técnicos setoriais e painéis de validação, e contou com a participação dos membros do Conselho Consultivo, ANEP, CTA, representante do Banco Mundial, Cooperação Espanhola, empresários e formadores dos ETP’s.

https://www.facebook.com/www.seetp.gov.mz

 

ENERGIA E AMBIENTE

image

UE pretende ajudar o país a tornar-se um hub regional de energia 

Numa intervenção no Fórum de Investimento Moçambique – União Europeia, Kadri Simson, Comissária Europeia para a Energia, afirmou que a União Europeia (UE) está interessada em ajudar Moçambique a tornar-se um centro para o sector energético na África Austral, sendo feito um maior aproveitamento do potencial do país em termos de fontes de geração de energia, incluindo renováveis e sustentáveis.

Kadri Simson afirmou que a UE tem investido em vários incentivos para atrair o sector privado para Moçambique, apontando que o país enfrenta um défice na produção e distribuição da energia. “Moçambique tem um enorme potencial, mas metade da população não tem acesso a energia sustentável, fiável e acessível”, sublinhou.

A Comissária Europeia para a Energia afirmou ser “urgente aprofundar a cooperação” para enfrentar novos desafios, como o “impacto sem precedentes causado pela agressão da Rússia contra a Ucrânia”, enfatizando que Moçambique é um importante parceiro de longa data da União Europeia, com quem partilha prioridades políticas e económicas comuns.

No contexto do estreitamento dos laços económicos bilaterais, Kadri Simson e a Ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Moçambique, Verónica Macamo, assinaram acordos que incluem a reabilitação da Central Hidroelétrica de Cahora Bassa (HCB), a promoção da economia azul, a digitalização e a e formação profissional.

https://clubofmozambique.com/news/mozambique-eu-intends-to-help-country-become-regional-energy-hub-249376/

 

image

COP28: Moçambique junta-se à maior iniciativa mundial de restauração e proteção de ecossistemas aquáticos

Num grande impulso aos esforços globais para mitigar e adaptar-se às alterações climáticas, 37 países assinaram, em 10 de dezembro, o Desafio da Água Doce, a maior iniciativa mundial para restaurar rios, zonas húmidas e aquíferos degradados e proteger os ecossistemas aquáticos vitais.

Num evento de alto nível organizado pela Presidência da Conferência das Partes (COP28), foi anunciada a adesão de 37 países. O objetivo do Desafio da Água Doce é inverter a degradação contínua destes ecossistemas, e restaurar 300 mil quilómetros de rios e 350 milhões de hectares de zonas húmidas degradadas, até 2030, e proteger os ecossistemas aquáticos.

Esta iniciativa nasceu em março de 2023, na Conferência das Nações Unidas sobre a Água, em Nova Iorque, e foi liderada pela Colômbia, a República Democrática do Congo, o Equador, o Gabão, o México e a Zâmbia. Os novos signatários incluem o Brasil, Burkina Faso, Camboja, Canadá, Chade, Chile, República Dominicana, El Salvador, Fiji, França, Finlândia, Gabão, Alemanha, Iraque, Quénia, Libéria, Malawi, Mali, Mauritânia, Moçambique, Nepal, Países Baixos, Níger, Noruega, Peru, República do Congo, Senegal, Eslovénia, Espanha, Tajiquistão, Tanzânia, Emirados Árabes Unidos, Reino Unido, Estados Unidos, Uganda, EUA e Zimbabué. Estes países albergam mais de 30% dos recursos hídricos renováveis do mundo.

Liderado por uma coligação de países, o Water Challenge é apoiado pela Conservation International, pela União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN), pelo Secretariado da Convenção sobre as Zonas Húmidas, pela The Nature Conservancy, pela Wetlands International, pela OCDE, pelo PNUA (sob os auspícios da Década das Nações Unidas para a Restauração dos Ecossistemas) e pelo WWF.

O Desafio é uma iniciativa orientada para cada país, com uma abordagem inclusiva e colaborativa da sua implementação, em que os governos e os seus parceiros irão co-criar soluções para os ecossistemas aquáticos com as populações indígenas, as comunidades locais e outras partes interessadas, incluindo o sector privado.

https://www.diarioeconomico.co.mz/2023/12/11/economia/conservacao/cop28-mocambique-junta-se-a-maior-iniciativa-mundial-de-restauracao-e-proteccao-de-ecossistemas-aquaticos/

 

INDICADORES SOCIOECONÓMICOS REGIÃO NORTE – CABO DELGADO E NAMPULA

image

EDM vai construir e operar novas centrais solares nas províncias de Cabo Delgado e Nampula

Em comunicado divulgado a 4 de dezembro, a Eletricidade de Moçambique (EDM) referiu que assinou um memorando de entendimento com a Africa50 para “desenvolvimento de projetos de produção e transporte de energias renováveis”, no âmbito das iniciativas para “impulsionar a Transição Energética em Moçambique”.

Neste sentido, a Africa50 “irá cooperar com a EDM no desenvolvimento, financiamento, construção e operação” das centrais solares terrestres de Montepuez, em Cabo Delgado, e Angoche, em Nampula, com capacidade instalada de 100 MegaWatts (MW) e 60 MW, respetivamente, englobando a componente de armazenamento de energia.

“Os acordos incluem ainda o desenvolvimento da primeira central solar flutuante de 100 MW, no reservatório da Central Hidroelétrica de Chicamba, com o objetivo de utilizar as superfícies de água existentes para a produção de energia, poupando, assim, as terras aráveis para fins agrícolas”, acrescenta o documento.

Além destes projetos, as duas empresas assinaram um memorando de entendimento para implementação de projetos de transporte de eletricidade: a Linha Metoro – Montepuez – Marrupa, de 285 quilómetros e 220 kV, da Linha Maputo – Matutu, de 72 quilómetros e 400kV, e da Linha Massinga – Vilankulo, de 200 km e 110kV, além da construção de subestações.

A Africa50 foi criada pelos governos africanos e pelo Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) para colmatar a lacuna de financiamento de infraestruturas em África, facilitando o desenvolvimento de projetos, mobilizando financiamento e investindo nas mesmas.

https://www.diarioeconomico.co.mz/2023/12/05/oilgas/renovaveis/electricidade-de-mocambique-vai-construir-dois-parques-solares-um-deles-o-primeiro-flutuante/?utm_source=mailpoet&utm_medium=email&utm_campaign=Dezembro+2023

 

image

Nampula: serão necessários mais de 112,8 MM de meticais para implementar estratégia territorial de 2024-2034

A implementação da estratégia territorial da província de Nampula, para o período 2024-2034, deverá custar 112,8 mil milhões de meticais, que deverão ser investidos em cinco pilares: Transformação Estrutural da Economia, Transformação Social e Demográfica, Infra-estrutura e Ordenamento Territorial, Governação, Ambiente e Economia Circular. Estes serão operacionalizados através de programas estruturantes com estratégias de integração de diferentes sectores, induzindo a uma maior coesão no processo de implementação.

O documento da estratégia refere ainda que “a província de Nampula tem 84,8% da População Economicamente Ativa (PEA) que corresponde à população da faixa etária entre os 15 e os 64 anos de idade, o que demostra grande potencial para o aproveitamento do dividendo demográfico para o desenvolvimento da província, que já tem políticas direcionadas para estas idades”.

De acordo com o Índice de Pobreza Multidimensional (IPM), a província de Nampula é considerada a quinta mais pobre do País com um índice de 79,2%. Nampula é, também, uma das províncias que apresentam as coberturas de água mais baixas ao nível nacional, na ordem de 58% – 56,9% no meio rural e 69,8% na zona urbana. Em relação à energia elétrica disponibilizada na província, o documento revela uma taxa de cobertura de 45% com um total de 2,7 milhões de consumidores.

https://www.diarioeconomico.co.mz/2023/12/13/economia/nampula-serao-necessarios-mais-de-1128-mm-de-meticais-para-implementar-estrategia-territorial-de-2024-2034/?utm_source=mailpoet&utm_medium=email&utm_campaign=Dezembro+2023

 

image

Governo avança com requalificação dos Aeroportos de Nampula e Pemba

Os aeroportos das cidades de Nampula e Pemba serão reabilitados e ampliados até ao próximo ano, para atender à necessidade de pistas maiores e modernas, com capacidade para aviões de grande porte. A informação foi avançada pelo administrador financeiro dos Aeroportos de Moçambique (ADM), Saide Júnior, durante a realização, em Maputo, da nona edição da Feira Internacional de Turismo – FIKANI 2023, que terminou a 2 de dezembro.

No evento, o responsável discutiu a crucial relação entre a conectividade, infra-estruturas e serviços aeroportuários, durante um painel sobre a “Situação do Turismo e Conectividade”. Referindo-se ao contributo dos ADM no crescimento do turismo, a fonte destacou a importância de se reavaliar o potencial de todas as infra-estruturas, mencionando que, para já, os aeroportos de Nampula e de Pemba vão, em 2024, passar por melhorias para responder ao fluxo crescente de aviões.

Para além da dificuldade enfrentada pela empresa Linhas Aéreas de Moçambique (LAM) nas pistas em alusão, acresce que atualmente existem vários operadores de transporte aéreo que demandam as mesmas infra-estruturas, daí que Nampula e Pemba registem um movimento maior nos últimos dias.

Atualmente, aquelas pistas têm uma extensão de dois mil metros e 1,8 mil metros, respetivamente. Com os trabalhos de reabilitação e ampliação, deverão passar para, pelo menos, 2400 metros, proporcionando condições mais adequadas às exigências dos desafios atuais. “Os desenhos do que deve ser feito já estão em andamento, esperando-se que, em breve, seja lançado um concurso para a execução desses projetos”, assinalou o gestor.

https://www.diarioeconomico.co.mz/2023/12/05/negocios/aviacao/governo-avanca-com-requalificacao-dos-aeroportos-de-nampula-e-pemba/?utm_source=mailpoet&utm_medium=email&utm_campaign=Dezembro+2023

RECURSOS +EMPREGO

Manual de Formação - Ensaios Destrutivos e Não Destrutivos De Soldadura

O Manual de Formação em Ensaios Destrutivos e Não Destrutivos de Soldadura foi desenvolvido ao abrigo do Acordo de Implementação com o Camões IP no âmbito do +EMPREGO pelo CENFIM, com o objetivo de permitir aprofundar conhecimentos e competências a adquirir na sala de aula e no laboratório de ensaios de materiais pelos formadores que atuam no âmbito do projeto e melhorar o respetivo desempenho profissional e a sua função de multiplicadores de conhecimentos e de boas práticas formativas.

O formador encontrará neste manual de formação informação sobre os vários e diferentes ensaios de Soldadura, a sua metodologia e aplicações, e o que permitem detectar e controlar.

Neste âmbito, o formando desenvolverá competências no conhecimento dos ensaios, nas suas potencialidades de aplicação e também na escolha, do ou dos mais apropriados, tendo em conta o fim em questão.

Veja o Manual completo aqui.

 

DISCLAIMER

Esta publicação foi produzida com o apoio financeiro da União Europeia. O seu conteúdo é da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não reflete necessariamente a posição da União Europeia.

Esta publicação foi produzida com cofinanciamento do Camões, I.P. Os conteúdos são da responsabilidade exclusiva dos seus autores. Nem o Camões, I.P, nem qualquer pessoa agindo em seu nome é responsável pela utilização que possa ser dada às informações contidas na presente publicação. O seu conteúdo não implica a expressão de opinião do Camões, I.P ou do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal. A referência a ações, produtos, ferramentas ou serviços específicos não implica que estes sejam apoiados ou recomendados pelo Camões, I.P. ou que lhes seja atribuída qualquer preferência relativamente a outros que não são mencionados.

This e-mail has been sent to [[EMAIL_TO]], click here to unsubscribe.

MZ