image placeholder


+EMPREGO  |  Newsletter eletrónica 

Julho 2024

Temos o prazer de lhe trazer a edição de julho da newsletter eletrónica do +EMPREGO.


Nesta newsletter são divulgadas notícias relativas ao projeto, aos seus parceiros e ainda de âmbito geral, em temas de relevância para as áreas de intervenção do +EMPREGO.


Divulgamos ainda recursos de apoio ao emprego e empregabilidade dos jovens de Cabo Delgado.


Caso esteja interessado/a em divulgar uma notícia ou recurso no próximo número, não hesite em nos contactar!


Se desejar saber mais sobre o projeto consulte o nosso Website e página do Facebook.

____

DESTAQUES +EMPREGO

image placeholder

Delegados Provinciais, Técnicos e Dirigentes do INEP e da SEJE foram capacitados sobre funcionamento dos Centros de Emprego e das Incubadoras de Empreendedorismo Jovem


Teve lugar entre os dias 1 e 5 de julho a formação dos onze Delegados Provinciais e de Técnicos e Dirigentes do Instituto Nacional de Emprego (INEP) e da Secretaria de Estado da Juventude e Emprego (SEJE), com duração de 30 horas e centrada nos temas da intermediação laboral, formalização de empresas e incubadoras de empreendedorismo jovem.


A sessão de abertura foi presidida pelo Diretor Geral do INEP, Dr. Juvenal Dengo e pela Coordenadora Geral do projeto +EMPREGO, Cristina Paulo e a formação foi assegurada pelas consultoras PINE3 – Consultoria e Formação, SAC Consultores e Blue Biz. O encerramento da ação de formação contou também com a presença da Diretora dos Serviços Centrais de Emprego do INEP, Sandra Alfeu, e do Diretor do Direção Nacional de Observação do Mercado do Trabalho, Eduardo Chimela.


A ação visou o conhecimento e a apropriação de três instrumentos/manuais elaborados no âmbito do projeto, muito relevantes para o funcionamento dos Centros de Emprego e das Incubadoras de Negócios.

A capacitação foi muito participada, esperando-se agora que os instrumentos de gestão dos Centros de Emprego e Incubadoras elaborados para aplicação em Cabo Delgado sejam disseminados e utilizados na rede de Delegações e Centros do INEP.


Aceda aos manuais de formação:

Intermediação Laboral - Módulo Acolhimento, Módulo Orientação, Módulo Colocação

Formalização de Pequenos Negócios

Incubação de Negócios

____

Formação dos jovens empreendedores em matérias fiscais na Incubadora de Empreendedorismo Jovem de Pemba


Tiveram lugar duas sessões de trabalho com os empreendedores do +EMPREGO com empresas formalizadas, as quais incidiram nos temas das obrigações fiscais e daquelas face à Segurança Social e ISPC.


Os jovens aprenderam a preencher os modelos do ISPC, a processar as suas guias do INSS e a emitir certidões de quitação para efeitos de concursos públicos, com recurso a telemóveis e laptops.


As sessões tiveram lugar na Incubadora de Empreendedorismo Jovem da Delegação Provincial do Instituto Nacional de Emprego, Delegação de Cabo Delgado e foram asseguradas pela empresa SAC Consultores, que também assegurou a formalização dos negócios destes jovens.

____

Teve lugar uma ação de formação de formadores em Controlo Numérico Computorizado (CNC) e Soldadura, pelo CENFIM


Entre os dias 1 e 19 de julho decorreram dois cursos de formação de formadores nas áreas do Controlo Numérico Computorizado (CNC) e Soldadura (preparação para Exame de Certificação ATB), no Centro de Formação de Metalomecânica de Maputo (CFPM), a cargo do CENFIM, parceiro do projeto.


Os cursos foram frequentados por 20 formadores, do Instituto de Formação Profissional e Estudos Laborais Alberto Cassimo (IFPELAC) e do Instituto Industrial e Comercial de Pemba (IICP), e tiveram a duração respetivamente de 120 e 160 horas. Com as ações pretendeu-se que os formadores desenvolvam competências técnicas e pedagógicas ao nível da formação nas áreas respetivas, aplicando não só os métodos e técnicas adequados, mas também a definição das metodologias e recursos de aprendizagem e estratégias de avaliação.


Entretanto, já se encontra instalada e em funcionamento na oficina de mecânica do IICP a máquina de Controle Numérico Computorizado (CNC) que permitirá ao Instituto assegurar a formação dos seus formandos de mecânica (CV5) no módulo respetivo. A máquina foi doada pelo CENFIM, no âmbito da parceria referida.

____

Decorreu o workshop para formulação do Plano Estratégico e de Investimento do CEFFOG da UniLúrio


No dia 3 de julho o Workshop no âmbito da Plataforma de Auscultação do Sector Público – Privado para a criação do Plano Estratégico e de Investimento do Centro de Excelência de Formação de Formadores para o Gás Natural (CEFFOG) envolveu em intensa atividade 45 representantes dos setores empresarial, académico e da administração pública de Cabo Delgado que, em resposta ao desafio lançado pela Faculdade de Engenharia da UniLúrio, coproduziram “visões alternativas do futuro” para o Centro de Excelência de Formadores, apoiado pelo +EMPREGO.


Organizados em 4 Grupos temáticos (Transição Energética, Transição Digital, Meio Ambiente e Petróleo e Gás) e sob a direção criativa da consultora BlueBiz, foram recolhidos valiosos contributos para a formulação do Plano Estratégico e de Investimento do Centro.


Recorda-se que o Centro de Formação referido tem como objetivo preparar uma nova geração de profissionais capacitados para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades no sector de gás natural e energia de forma sustentável e inovadora. O CEFFOG será, portanto, um elemento chave na promoção do desenvolvimento económico e tecnológico da região, alinhando-se com as necessidades do mercado e contribuindo para um futuro mais sustentável.

____

Decorreu a Formação de Formadores em Gestão de Projetos, no CEFFOG da UniLúrio


O Centro de Excelência de Formação de Formadores da Faculdade de Engenharia da UNILURIO levou a cabo mais uma ação de formação, desta vez em Gestão de Projetos, com o apoio do +EMPREGO.


A ação, com a duração de 64 horas, abrangeu 12 formadores, do Instituto Agrário de Bilibiza (IABIL), Instituto Industrial e Comercial de Pemba (IICP), Direção Provincial da Juventude, Emprego e Desporto de Cabo Delgado e do Instituto de Formação Profissional e Estudos Laborais Alberto Cassimo (IFPELAC).


Foram serão abordados os conceitos fundamentais para uma gestão de projeto bem-sucedida, as características e elementos de um projeto, o ciclo da gestão de projetos, estrutura organizacional, princípios de um plano de negócio, planeamento de projeto, liderança e dinâmica de equipas, gestão de risco e a importância da comunicação.

A ação decorreu em formato b-learning (presencial e online).

____

Uma visita realizada à Cooperativa dos Jovens Horticultores de Mecúfi permitiu comprovar os bons resultados de produção


Decorreu uma visita de acompanhamento à Cooperativa dos Jovens Horticultores de Mecúfi, apoiada pelo +EMPREGO.


Comprovaram-se os bons resultados de produção, obtidos com a motivação e competência dos jovens e com a Assistência Técnica indispensável e que fez toda a diferença, da HS Agro Insumos-Metuge sede e Terra Fértil.


Esta cooperativa, constituída por 13 jovens do distrito de Mecúfi, previamente formados em horticultura pelo IFPELAC, beneficiou de um kit de apoio ao autoemprego no âmbito do programa “Meu kit, Meu Emprego” do INEP, da abertura de um furo de água e da formação em produção de adubo orgânico e compostagem.

____

Concluída a Formação de Formadores em Matemática e Português, pela Escola Portuguesa de Moçambique


Terminou a 12 de julho a segunda fase de formação de 22 formadores em língua portuguesa e literacia numérica dos parceiros Instituto de Formação Profissional e Estudos Laborais Alberto Cassimo (IFPELAC), Instituto Agrário de Bilibiza – IABil e Instituto Industrial e Comercial de Pemba (IICP).


A ação, que decorreu em Pemba, foi assegurada pela Escola Portuguesa de Moçambique/Centro de Formação e Difusão da Língua Portuguesa, e tem como objetivo melhorar as competências dos formadores nas áreas referidas, aperfeiçoando métodos de aprendizagem e de desenvolvimento para aplicação ao mundo do trabalho/emprego.


A formação, que decorreu em duas fases (abril e julho) teve a duração total de 50 horas e foi realizada em regime de trabalho autónomo e aprendizagem presencial.

____

Salas de Negócio em Pemba e Montepuez organizadas pelo INEP e CTA promovem ideias de negócio viáveis e inovadoras


Foram realizadas as Salas de Negócio em Pemba e Montepuez, nos dias 15 e 16 de julho, uma iniciativa conjunta da Delegação Provincial de Cabo Delgado do INEP e da CTA/CEP de Cabo Delgado.


Nas duas Salas, 17 jovens apresentaram as suas Ideias de Negócio em várias áreas, nomeadamente reciclagem, cozinha, processamento de produtos alimentares, energias renováveis, informática e marketing digital.


As Ideias de Negócio em causa foram apresentadas previamente num âmbito de dois concursos públicos abertos pela CTA e pela Delegação Provincial referida. Os jovens que forem selecionados, após uma avaliação a cargo de um Júri constituído pela CTA/CEP, Centro de Emprego de Pemba e +Emprego, terão acesso a formação em gestão de pequenos negócios e a um kit de apoio à criação do próprio emprego.

____

Realizou-se a primeira Feira da Loja do Empreendedor + Emprego


A Feira da Loja do Empreendedor + Emprego decorreu no dia 20 de junho e com muita afluência. Foi mais uma ocasião para demonstrar a competência, qualidade e criatividade dos jovens empreendedores de Cabo Delgado!


A Feira contou com a presença cerca de 10 empreendedores, que fizeram a exposição de diversos produtos como: confeções de corte e costura, sabão artesanal, hortícolas, doces e salgados, produtos de serralharia, serviços de táxi moto, entre outros produtos.


A Loja do Empreendedor + Emprego funciona em Pemba e é um espaço de exposição, divulgação e venda dos 22 jovens empreendedores com projeto com negócios formalizados.

____

Palestras sobre estereótipos associados ao género visaram o empoderamento das jovens formandas do Instituto Politécnico Mártir Cipriano em Nacuxa, Nacala


Foram realizadas em 22 de julho duas palestras no Instituto Politécnico Mártir Cipriano (IPMC) em Nacuxa, Nacala, abrangendo 250 formandas.


As palestras, a cargo da perita Mariza Cumbi e em parceria com a CouldYou Cup, abordaram os temas da igualdade e conceito de género, estereótipos associados ao género e empoderamento da jovem.


Foram ainda distribuídos coletores menstruais, enquanto instrumento que contribui para a diminuição do absentismo escolar.

____

ARTIGO DE OPINIÃO

Centro de Excelência de Formação de Formadores para o Gás Natural - Um Farol de Esperança e Oportunidade para uma Região que Está Determinada a Transformar Desafios em Progresso Tangível


Profª. Dra. Elsa Assiaty Agostinho, Directora da FE-UniLúrio


Cabo Delgado, uma região rica em recursos naturais, está no caminho para transformar seus desafios em oportunidades significativas de desenvolvimento sustentável. Um exemplo notável desse esforço é o projeto +Emprego para os Jovens de Cabo Delgado, resultado do financiamento da União Europeia e do cofinanciamento e gestão do Camões IP – Instituto da Cooperação e da Língua Portuguesa. Este projeto concretiza-se através de Acordos de Parceria entre o Camões e diversos parceiros locais e internacionais. Um desses parceiros é a Universidade Lúrio através da Faculdade de Engenharia. Este projeto pretende essencialmente dar o seu contributo para a formação e empregabilidade de recursos humanos, especialmente os jovens de Cabo Delgado para responder ao mercado de emprego no sector do gás natural e na sua cadeia de valor.


No centro dessa iniciativa do projeto + Emprego, está a Faculdade de Engenharia (FE), desempenhando um papel crucial como implementadora da criação e Instalação do Centro de Excelência de Formação de Formadores para o Gás Natural (CEFFOG) na região norte do país, em Pemba, Cabo Delgado.


Para cumprir a sua missão no projeto, a Faculdade de Engenharia iniciou, entre outras ações, o processo de acreditação junto à Autoridade Nacional de Educação Profissional (ANEP) para ser provedora de certificados pedagógicos A, B e C da educação técnico- profissional. Este passo é um requisito chave para a concretização da missão do centro de excelência como um centro de formação de formadores.


Decorrente desta certificação de formadores, o CEFFOG estará em prontidão técnica e pedagógica para formar os jovens, capacitando-os para responder às necessidades da indústria de gás natural e toda a sua cadeia de valor.


Estrategicamente, o CEFFOG abraça três linhas de ação. Primeiramente, foca na Formação de Formadores em Certificado A, B e C da Educação Profissional, assegurando que os formadores possuam as habilidades pedagógicas necessárias para capacitar a próxima geração de profissionais. Isso permite que a UniLúrio contribua diretamente e de forma significativa para a Educação Técnico-Profissional dos jovens.  Além disso, o centro se dedica à Qualificação de Jovens para a Indústria de Petróleo e Gás, proporcionando-lhes não apenas conhecimento teórico, mas também experiências práticas que aumentam suas chances de inserção no mercado de trabalho. Outro ponto crucial é o compromisso com Energias Renováveis, Transição Energética e Sustentabilidade Ambiental.


Essas linhas de ação têm como objetivo preparar uma nova geração de profissionais capacitados para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades no sector de gás natural e energia de forma sustentável e inovadora. O CEFFOG será, portanto, um elemento chave na promoção do desenvolvimento económico e tecnológico da região, alinhando-se com as necessidades do mercado e contribuindo para um futuro mais sustentável.


É imperativo reconhecer o esforço e o compromisso da Faculdade de Engenharia da UniLúrio com o suporte financeiro da União Europeia, gerido pelo Instituto Camões, na materialização deste projeto pioneiro. Este apoio garante que o CEFFOG (Centro de Excelência de Formação de Formadores para o Gás Natural) não seja apenas um projeto, mas uma instituição sustentável e impactante.


Além disso, o esforço dedicado à instalação e operação do CEFFOG inclui igualmente a criação de um ambiente propício para formação contínua e o aprimoramento técnico. Isso inclui o investimento em infraestrutura digital para o apoio ao ensino, assegurando que o centro esteja equipado com as mais modernas ferramentas e plataformas de aprendizagem.


Este compromisso não passa despercebido, especialmente ao considerar que o CEFFOG se destaca como o primeiro e único centro de excelência dedicado à formação de formadores para o gás natural na região até o momento.


A visão ambiciosa do CEFFOG é clara: tornar-se um pólo de excelência técnica e profissional, não só para Cabo Delgado, mas também para toda a região e país. O CEFFOG tem apostado por parcerias estratégicas internacionais, tais como o CENFIM em Portugal e o CERMI em Cabo Verde, pavimentando assim, o caminho para uma internacionalização significativa.


Este posicionamento confere ao CEFFOG uma vantagem competitiva substancial, não apenas no contexto local, mas também na escala regional e internacional. Ao atrair e desenvolver talentos locais e promover práticas de ensino inovadoras, o centro não só promove o crescimento econômico sustentável, mas também fortalece a capacidade da região de responder aos desafios globais de forma proativa e eficaz.


Portanto, o CEFFOG não é apenas uma iniciativa educacional, mas sim, um catalisador essencial para o desenvolvimento de competências e conhecimentos na área do gás natural e sectores relacionados de Cabo Delgado e além.


O projeto +Emprego e o CEFFOG são um testemunho vivo de como a cooperação internacional pode ser uma ferramenta poderosa no combate às desigualdades sociais e económicas, especialmente em áreas vulneráveis. É através de iniciativas como esta que se constrói um futuro mais promissor e equitativo para as comunidades locais e para o desenvolvimento regional de Moçambique.


Em resumo, o CEFFOG é mais do que um centro de formação; é um farol de esperança e oportunidade para uma região que está determinada a transformar desafios em progresso tangível.

____

NOTÍCIAS DOS NOSSOS PARCEIROS

SEJE inaugura Incubadora de Empreendedorismo Juvenil Inclusiva na Machava, Maputo, que irá incubar microempresas da área de TICs


A Secretária de Estado da Juventude e Emprego (SEJE) inaugurou a Incubadora de Empreendedorismo Juvenil Inclusiva no âmbito do projeto criação de emprego através das tecnologias de informação e comunicação, com forte componente da pessoa com deficiência, justamente na semana em que se comemorou o Dia da Inclusão, a 9 de julho.


“Estamos efetivamente a dar um sinal de inclusão, não um sinal de inserção. Queremos sim incluir e para incluir é preciso que as pessoas participem em todas as fases, em todos os momentos e o processo de construção, apetrechamento e também o de desenvolvimento desta incubadora mostra e demostra um processo de inclusão .” disse Oswaldo Petersburgo.


A incubadora de empreendedorismo juvenil da Machava está fixada nas instalações do Instituto Nacional de Emprego (INEP) na província de Maputo e está avaliada em 155.847.00 Meticais, devendo incubar micro empresas da área de TICs. O projeto visa beneficiar um total de 500 jovens, e espera-se a criação de 15 empresas num período de 3 anos, até janeiro de 2027.


https://www.facebook.com/profile.php?id=100063746836371

https://4vesreportermz.com/2024/07/09/seje-inaugura-incubadora-de-empreendedorismo-juvenil-inclusivo-na-machava/

____

SEETP fez a entrega, este mês de julho, de certificados a 546 finalista do Ensino Técnico Profissional na província de Nampula e 97 em Cabo Delgado


O processo de certificação de formandos das IETP abrangeu, entre outras, as províncias de Nampula e Cabo Delgado, onde num ambiente de muita alegria e satisfação, a Secretaria de Estado do Ensino Técnico Profissional fez a entrega de 546 certificados a finalistas da província de Nampula e 97 em Cabo Delgado.


Estes atos ocorreram no âmbito do processo de regularização, esclarecimento e entregas massivas de certificados, com vista fazer face aos desafios enfrentados no processo de emissão deste documento em tempo útil.


Na cerimónia em Nampula, o Secretário de Estado do Ensino Técnico Profissional, Mety Gondola, disse que a entrega massiva de certificados aos jovens finalistas do ETP representa e simboliza o comprometimento do Governo em resolver todos os casos pendentes mapeados e trazer soluções viáveis para responder os desafios advindos deste processo.


De acordo com a SEETP, o sector emitiu de julho a dezembro de 2023 cerca de 8.061 certificados, sendo que no presente ano foram entregues até ao momento 5.070 certificados.


https://www.facebook.com/www.seetp.gov.mz

____

UniLúrio capacita aquacultores de Cambala, Mecúfi, em Cabo Delgado, em Higienização e Conservação de Mexilhões, na sua maioria mulheres


A Faculdade de Ciências Naturais, da Universidade Lúrio, em coordenação com o Instituto Nacional de Desenvolvimento de Pesca e Aquacultura de Cabo Delgado (IDEPA), IP, desenvolveu entre os dias 3 e 6 de julho, em Mecúfi, atividades de capacitação, cujo público-alvo foram os Aquacultores de mexilhões de Cambala, em número de 20, distribuídos em 17 mulheres e 3 homens.


O evento, que tinha como objetivo geral de treinar os membros com técnicas e ferramentas de pesca sustentáveis, manuseamento, processamento e conservação do pescado, e a importância de conservação dos mexilhões, contou com a facilitação dos técnicos do IDEPA, e com a organização do Coordenador de Aquacultura do Projeto PRORES, o Mestre Santos Jemuce.


Durante os dois primeiros dias de formação foram abordados aspetos teóricos e os dois últimos dias, no Campo de cultivo de mexilhões, em Cambala, foram consolidados aspetos práticos desta atividade considerada imprescindível para a preservação dos ecossistemas marinhos.


A atividade decorreu dentro do contexto do projeto PRORES, um projeto de fortalecimento da resiliência das comunidades contra os efeitos das alterações climáticas, implementado pela UniLúrio, o Istituto Oikos Anlus e CESAL, e que abrange as localidades de Muaria, Natuco, Sambene e a aldeia 3 de Fevereiro, no distrito de Mecúfi na província de Cabo Delgado.


https://www.facebook.com/unilurio/

____

ENERGIA E AMBIENTE

Reunião Anual da APUA: Moçambique consolida a sua posição como pólo energético entre os países da região


Decorreu em Maputo, entre os dias 17 e 20 de junho, a 58ª Reunião Anual da Associação das Empresas de Eletricidade de África (APUA), que juntou vinte e quatro países africanos e mais de cem delegados.


De acordo com o Secretário Permanente do Ministério dos Recursos Minerais, António Manda, a aposta do país em investimentos em projetos de âmbito regional vai consolidar cada vez mais o posicionamento de Moçambique como pólo energético entre os países da região. O exemplo disso é o empreendimento da Central Térmica de Temane, de 450 megawatts, à base de gás natural, a primeira construída de raiz após a Independência Nacional, que vai aumentar em cerca de 16 por cento a capacidade instalada de produção de energia do país. Esta infraestrutura inclui a construção de uma Linha de Transmissão de 400 kV com uma extensão de cerca de 650 quilómetros e de novas subestações que vão elevar os parâmetros de equilíbrio e segurança do sistema elétrico, garantindo igualmente a maior fiabilidade e capacidade de reserva no fornecimento de energia.


Segundo Manda, este e outros projetos são capazes de gerar e escoar grandes quantidades de energia, cada vez mais limpa, impulsionando investimentos e iniciativas produtivas no domínio do agro processamento, turismo, exploração de areias pesadas e muito mais.


Através da empresa Eletricidade de Moçambique, o país tem estado a fazer esforços que envolvem, por exemplo, o projeto de interligação com o Maláui e os negócios de venda de energia com a Zâmbia, Zimbabwe, Botswana, Lesotho, Eswatini e República Democrática do Congo.


Jornal Notícias, edição de 23 de junho 2024

____

Moçambique tem projeto de construção de duas fábricas de Carvão Ecológico como medida de preservação do ambiente e combate às alterações climáticas


O país poderá contar, a partir deste ano, com duas fábricas de carvão ecológico que visam, fundamentalmente, reduzir a pressão sobre os recursos florestais e diminuir o lixo urbano, sobretudo nas grandes cidades. Para o efeito, a Universidade Eduardo Mondlane (UEM) e uma empresa moçambicana, financiadas pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), pretendem a curto prazo implantar duas fábricas de combustível lenhoso nas zonas centro e sul do país.


De acordo com o investigador Adolfo Condo, da Faculdade de Engenharia na UEM, um dos objetivos do projeto é produzir carvão vegetal em larga escala, difundir o uso da tecnologia de energias renováveis, combater as alterações climáticas e a preservação do ambiente. “Com a ajuda financeira tecnológica que recebemos da OIT, teremos uma fábrica no centro e escolhemos esse lugar por possuir muita matéria-prima da serração da madeira, que tem sido, até agora, desperdiçada. No sul, concretamente na cidade de Maputo, teremos outro centro que será responsável pela receção da maior parte do lixo coletado pelo Conselho Municipal”, avançou Condo.


Segundo o responsável, os centros vão absorver mão-de-obra local e terão a intervenção dos estudantes de engenharia, alguns dos quais com a oportunidade de fazer um estágio curricular e desenvolver as suas pesquisas nestas fábricas. Ainda de acordo com a fonte, o briquete servirá de fonte alternativa aos combustíveis lenhosos comuns, por ser de baixo custo e alto rendimento, uma vez que a sua obtenção e comercialização são menos onerosas. “A produção deste meio de combustível é feita através de palha de milho, casca de coco ou de arroz, serragem, bagaço de cana-de-açúcar, entre outros materiais reciclados do meio ambiente, daí que o chamamos de 100% ecológico e amigo do ambiente”, concluiu.


https://www.diarioeconomico.co.mz/2024/07/23/negocios/infra-estruturas/mocambique-projecta-construcao-de-duas-fabricas-de-carvao-ecologico-nas-zonas-centro-e-sul/

____

Pesquisa na região do Parque Nacional do Gilé revela que as florestas moçambicanas poderão armazenar mais do dobro do carbono antes estimado


A capacidade das florestas moçambicanas de capturar e armazenar carbono é subestimada e potencialmente subvalorizada para a sua proteção e restauração, revela uma investigação de uma equipa internacional de cientistas, incluindo investigadores da University College London (UCL) e liderada pela fornecedora de dados de carbono Sylvera.


A investigação descobriu que as florestas de miombo, que abrangem grandes áreas da África Subsariana, armazenam 1,5 a 2,2 vezes mais carbono do que o anteriormente estimado pelos métodos padrão. Nomeados em homenagem às árvores de miombo encontradas na região, estes biomas (áreas geográficas definidas pelas suas espécies e clima locais) são ecossistemas vitais que apoiam diretamente muitos milhões de meios de subsistência, regulam o clima e os recursos hídricos, fornecem habitats para plantas e animais e mantêm atividades culturais e de significado espiritual.


Em 2022, os investigadores, trabalhando com parceiros moçambicanos locais, recolheram 450 mil milhões de medições 3D em mais de 8 milhões de árvores que cobrem 500 quilómetros quadrados de florestas de miombo dentro e ao redor do Parque Nacional do Gilé. Estas medições foram utilizadas para gerar estimativas da biomassa acima do solo (o peso das árvores acima do solo) que mostraram que o carbono armazenado nestas florestas era muito superior ao previsto pelos métodos convencionais. Esta nova investigação marca a primeira vez que as estimativas de carbono florestal foram calculadas independentemente da alometria, utilizando dados LiDAR (Light Detection and Ranging) multiescala.


O coautor, Professor Mat Disney (UCL Geography), afirmou: “Utilizando estas medições de varrimento laser 3D, somos capazes de melhorar significativamente a precisão das nossas estimativas da biomassa e do carbono armazenados nestas florestas de miombo críticas e dinâmicas. O facto de estes novos resultados serem muito superiores às estimativas anteriores demonstra que estes ecossistemas são ainda mais importantes do que pensávamos e realça a razão pela qual precisamos de os proteger, agora mais do que nunca.”


https://clubofmozambique.com/news/mozambican-woodlands-could-store-more-than-double-the-carbon-previously-estimated-261579/

____

INDICADORES SOCIOECONÓMICOS DA REGIÃO NORTE – CABO DELGADO E NAMPULA

Na 13ª sessão ordinária da CPLP, PR enfatiza estabilidade e retoma de atividades em Cabo Delgado


Decorreu em Maputo, a 22 e 23 de julho, a 13ª sessão ordinária da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) sob o lema “Promoção da Democracia e do Estado de Direito nos Países da CPLP”. A sessão incluiu discussões sobre uma ampla gama de temas, como “Os Processos Eleitorais nos Estados Membros da CPLP” e abordou questões relacionadas com “Estratégia, Legislação, Cidadania e Circulação”, “Economia, Ambiente e Cooperação” e “Língua, Educação, Ciência e Cultura”.


Durante a sessão, o Presidente da República, Filipe Nyusi, reiterou que não há vilas ocupadas por grupos terroristas em Cabo Delgado, tendo assegurado que a situação continua relativamente estável e que as sedes distritais da província estão livres de terrorismo, promovendo um ambiente de relativa tranquilidade.

O chefe do Estado destacou a expectativa do Governo em retomar as atividades económicas, especialmente no que diz respeito às operações das multinacionais na Área 4 da Bacia do Rovuma.


No contexto da recuperação e incentivo ao investimento em Cabo Delgado, a ministra do Mar, Águas Interiores e Pescas, Lídia Cardoso, no início do mês de julho, fez um apelo aos empresários para que voltem a investir na província, no seu discurso de abertura de uma conferência sobre Energia e Indústria, realizada em Pemba: “este é o momento de retornar e reinvestir em Cabo Delgado”, enfatizou a ministra, sublinhando a segurança calma na região após anos de insurgência.


https://www.diarioeconomico.co.mz/2024/07/23/mundo/cplp/cplp-pr-enfatiza-estabilidade-e-retoma-de-actividades-em-cabo-delgado/?

____

A taxa de crescimento do PIB de Moçambique no primeiro trimestre de 2024 foi de 3,2%, contrastando com os 6,55% no mesmo período de 2023


A economia moçambicana cresceu 3,2% no primeiro trimestre do ano, abaixo dos quatro trimestres de 2023, de acordo com o relatório do Instituto Nacional de Estatística sobre as contas nacionais, divulgado em julho. “O desempenho da atividade económica no primeiro trimestre de 2024 é atribuído, em primeiro lugar, ao sector primário que cresceu em 4,80%, com maior destaque para o ramo da Pesca com variação de 11.36%”, lê-se no relatório.


A taxa de crescimento real do Produto Interno Bruto (PIB) de Moçambique no primeiro trimestre de 2024, a preços de mercado, cifrou-se, segundo o INE, em 3,2%, o que contrasta com os 6,55% no mesmo período de 2023. Entre o segundo e o quarto trimestre do ano passado, o PIB real moçambicano cresceu, respetivamente, 5,87%, 4,39% e 4,84%, recorda o relatório.


O PIB moçambicano deverá crescer para 1,536 bilhões (milhões de milhões) de meticais em 2024, o que corresponde a um crescimento em termos percentuais de 5,5%, na previsão oficial do Governo.


https://www.oeconomico.com/economia-cresceu-de-32-no-primeiro-trimestre/?sc=128192307770375c02bd280e846c06e9ae865554c

____

Criação de Pólos Tecnológicos de Excelência no centro e norte do país visa acelerar a transformação digital


Duas províncias da região centro e norte do país terão igual número de Pólos Tecnológicos de Excelência (PTE) a serem implantados com o intuito de acelerar a digitalização de Moçambique e elevar o número de utilizadores das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Atualmente, cerca de 73% da população moçambicana, na sua maioria residente das duas regiões referenciadas, não tem acesso aos serviços de Internet, facto que torna imperiosa a construção dos PTE, para reverter estas estatísticas.


Os centros serão implantados pela União Internacional das Telecomunicações, até finais de 2025, e visam promover um ambiente propício para o desenvolvimento de novas tecnologias e, por via disso, a emergência de start-ups.


De acordo com o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Daniel Nivagara, os centros são de grande importância porque, para além de serem instalações adequadas para treinamento tecnológico, viabilizam o desenvolvimento de serviços eletrónicos inovadores, melhoram o acesso a serviços multimédia e fortalecem as competências dos professores e estudantes. “Continuamos a trabalhar para aprimorar e consolidar a transformação digital de todos os sectores, através da formação dos jovens e funcionários públicos, desenvolvimento do Sistema Nacional de Gestão Documental, observatório nacional da Sociedade de Informação, Estratégia Nacional de Transformação Digital, entre outras ações”, disse Nivagara.


Jornal Notícias, edição de 26 de junho 2024

____

Em Nampula, cinco distritos passam a beneficiar do programa PROCAVA


Cinco distritos da província de Nampula foram escolhidos para beneficiarem de ações do Programa de Desenvolvimento Inclusivo de Cadeias de Valor Agro-alimentares (PROCAVA), uma iniciativa do Governo que irá abranger um total de 17.775 famílias produtoras, informou a 18 de julho a Agência de Informação de Moçambique. Segundo o órgão, o PROCAVA é co-financiado pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) e pelo Governo e tem um orçamento global estimado em cerca de 9,4 mil milhões de, sendo 4,5 mil milhões de meticais previstos para a primeira fase e 4,8 mil milhões de meticais para as subsequentes. O Programa está a ser implementado desde maio de 2020 em 75 distritos de todas as províncias do país (exceto a cidade de Maputo), devendo terminar as suas atividades em 2030.


Em Nampula, foram escolhidos para receber intervenções desta iniciativa os distritos de Rapale, Meconta, Mogovolas, Monapo e Murrupula, localizados no interior. O Programa arrancou no terreno, há dias, com a entrega de 225 cabritos fêmeas para 129 produtores familiares e 11 associações.


Egídio Matimba, da equipa de implementação do PROCAVA, descreveu que esta iniciativa tem o propósito de contribuir para a redução da pobreza, melhoria da segurança alimentar e nutricional e meios de sustento resilientes, tendo em vista o alcance de uma transformação rural inclusiva. “No final do PROCAVA, espera-se alcançar 180.500 famílias beneficiárias, na sua maioria pequenos agricultores a viveram em zonas rurais, adotando abordagens que contribuam para a participação e envolvimento efetivo de mulheres (pelo menos 50%), jovens (30%) e populações vulneráveis, incluindo pessoas com deficiência”, destacou.


O Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural (MADER) é a instituição líder de implementação do PROCAVA, tendo como entidade responsável pela coordenação o Fundo de Fomento Agrário e Extensão Rural, Fundo Público (FAR, FP).


https://www.diarioeconomico.co.mz/2024/07/19/negocios/agronegocios/nampula-cinco-distritos-passam-a-beneficiar-do-programa-de-desenvolvimento-inclusivo-de-cadeias-de-valor-agro-alimentares/

____

RECURSOS +EMPREGO

Percurso digital - Sistemas de Gestão da Qualidade e Certificação ISO 9001


O Percurso digital desenvolvido pelo ISQ tem como objetivo apoiar as PMEs na implementação dos seus Sistemas de Gestão da Qualidade e respetiva certificação ISO 9001.


O percurso está disponível no sítio do projeto e inclui vídeos tutoriais, instrumentos operacionais para implementação do processo e ainda testemunhos de PME.


Aceda aqui ao percurso digital

image placeholder

DISCLAIMER


Esta publicação foi produzida com o apoio financeiro da União Europeia. O seu conteúdo é da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não reflete necessariamente a posição da União Europeia.

 

Esta publicação foi produzida com cofinanciamento do Camões, I.P. Os conteúdos são da responsabilidade exclusiva dos seus autores. Nem o Camões, I.P, nem qualquer pessoa agindo em seu nome é responsável pela utilização que possa ser dada às informações contidas na presente publicação. O seu conteúdo não implica a expressão de opinião do Camões, I.P ou do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal. A referência a ações, produtos, ferramentas ou serviços específicos não implica que estes sejam apoiados ou recomendados pelo Camões, I.P. ou que lhes seja atribuída qualquer preferência relativamente a outros que não são mencionados.