Campanha Empresa +Emprego: conceder visibilidade e reconhecimento às PMEs de Cabo Delgado que valorizam a Responsabilidade Social, Ambiental e Governação Corporativa.

O ecossistema das Pequenas e Médias Empresas (PMEs) em Moçambique é crucial para a economia do país. As PMEs desempenham um papel significativo no crescimento económico, na geração de empregos e na promoção da inovação. Porém, elas enfrentam desafios de certificação e de acesso ao financiamento para o seu fortalecimento e expansão para novos mercados nacionais e internacionais.

As dificuldades de acesso ao financiamento junto à branca, prendem-se, muitas vezes, com a falta de garantias ou histórico de crédito, deficiência na gestão, falta de qualidade em alguns serviços prestados e desafios significativos em termos de infra-estrutura e logística.

Como resposta a esses desafios, a Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA) está a implementar, desde 2021, o Programa +Emprego, acção financiada pela União Europeia e co-financiada e gerida pelo Camões Instituto Público, numa parceria público-privado, para os jovens de Cabo Delgado.

Dentre várias actividades realizadas para alavancar o potencial de criação de riqueza e de emprego para os jovem e as PMEs moçambicanas, apoiando a sua inserção nas cadeias de valor da indústria extractiva, temos a destacar a Campanha Empresa +Emprego, que visa conceder visibilidade e reconhecimento às PMEs de Cabo Delgado que valorizam a Responsabilidade Social, Ambiental e Governação Corporativa (ESG), pautando pela empregabilidade de jovens da província e da comunidade em que operam e assumindo uma postura de responsabilidade social e corporativa.

Ao adoptar e promover práticas de ESG, as empresas, não apenas cumprem o seu dever moral para com a sociedade e o meio ambiente, mas, também, contribuem para a sua própria sustentabilidade a longo prazo, construindo uma reputação positiva e mitigando riscos associados a questões éticas e ambientais.

De forma a alcançar estes objectivos estratégicos, as empresas são chamadas a adoptar as boas práticas de gestão, nomeadamente:

  • Desenvolver e Implementar Códigos de Ética;
  • Promover a Transparência e a Responsabilização;
  • Investir em Responsabilidade Social Corporativa;
  • Integrar Práticas Sustentáveis na Cadeia de Suprimento;
  • Minimizar o Impacto Ambiental;
  • Incentivar a Diversidade e a Inclusão;
  • Adoptar Princípios de Governação Corporativa.

Com a Campanha Empresa +Emprego, as PMEs são chamadas a demostrar as suas acções para a promoção do emprego digno, valorizando as boas práticas para o emprego de jovens, mulheres e pessoas portadoras de deficiência, bem como a valorização de práticas inovadoras de gestão de Recursos Humanos. São também chamadas a divulgar as práticas ambientais que consideram adequadas, bem como os contributos e mais-valias para as comunidades envolventes.

Nesta Newsletter da Campanha, são divulgados alguns casos de empresas com presença em Cabo Delgado com boas práticas nas áreas referidas. Esperamos que eles sejam inspiradores e demonstrativos para outras PME.

Gabinete de Apoio Empresarial (GAE) da CTA, Elias Mondlane