+EMPREGO

O objetivo do projeto é aumentar as oportunidades económicas da população de Cabo Delgado, em particular da sua população jovem, contribuindo para a melhoria do acesso ao trabalho decente e do rendimento em atividades direta ou indiretamente relacionadas com a indústria do gás natural.

País/Região

Moçambique/Cabo Delgado

Setor

Emprego; formação profissional e educação técnica

Início e fim

15-12-2020 a 15-12-2024

Orçamento

4.200.000,00 EUR

Grupos-alvo

+ 1200 Jovens moçambicanos dos 15 aos 25 anos, formandos e diplomados da educação profissional, 25% dos quais mulheres. Pelo menos 50% dos beneficiários finais deve estar empregado ou ter criado o seu próprio emprego, no final da Ação;

+ 35 micro, pequenos e médios empresários da cadeia de valor da indústria do gás natural, com operação em Cabo Delgado;

+ 150 Dirigentes e equipas técnicas, a nível central, provincial e local dos Ministérios parceiros;

+ 250 Diretores, gestores, professores, formadores, técnicos de formação e de emprego, orientadores profissionais e mentores presentes nos operadores da educação profissional

Beneficiários finais

População residente em Cabo Delgado; população jovem residente em Cabo Delgado, entre os 15 e os 25 anos;

Jovens mulheres residentes em Cabo Delgado, entre os 15 e os 25 anos.

Impacto

O projeto contribuirá para o reforço do investimento nos recursos humanos nacionais e na respetiva empregabilidade no setor do gás natural e na sua cadeia de valor, através de uma combinação de estudos, assessorias, capacitação e assistência técnica, assegurando o envolvimento ativo e integrado de todos os atores-chave. Centrar-se-á, sempre que possível, na harmonização e consolidação dos resultados com os projetos desenvolvidos por outros parceiros no setor da educação técnica (scaling-up) e, enquanto projeto-piloto, valorizará a definição e teste de novos programas, abordagens e metodologias. Pretende-se estimular a criação de um ecossistema de emprego mais resiliente e sustentado, com base na criação e dinamização de redes institucionais e empresariais, de novos processos de natureza colaborativa e de iniciativas de experimentação, implementando soluções de criação de emprego ajustadas às necessidades do setor produtivo em causa e do território, mas também aos desafios da redução da pobreza. Um forte envolvimento do setor privado em todas as fases do projeto é assegurado.

Objetivos

Igualdade de género e empoderamento das mulheres e raparigas

Trabalho Decente e Crescimento Económico

Redução das Desigualdades

Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável

Contexto

Cabo Delgado enfrenta um cenário marcado por fortes contradições e pressões motivadas pela persistência de pobreza e de uma cultura tradicional versus uma sociedade de consumo emergente globalizada e por um modelo económico extrativo e extrovertido, não gerador de emprego. O aproveitamento das oportunidades criadas pelos fortes investimentos que poderão lugar na província na indústria do gás natural depende largamente de uma significativa aposta em políticas de inclusão social, em mais qualificações formais face ao forte défice de competências solicitadas pela indústria referida e respetiva cadeia de valor e em medidas ativas de emprego e de promoção da empregabilidade dos jovens e apoio a atividades económicas locais (agricultura, pecuária, serviços de transporte, de mecânica, construção, etc.). Os desafios são enormes, nomeadamente face à forte concentração de analfabetismo e de baixos níveis de literacia e de habilitações académicas nesta região. Destaque ainda para a presença de uma forte cultura tradicional que impede que por exemplo as mulheres acedam às oportunidades de ensino, qualificação e emprego.

O Plano Estratégico para o Desenvolvimento da Província de Cabo Delgado 2018-2024 identifica um cenário desafiante, nomeadamente devido à pobreza, à insuficiência e fraca qualidade das infraestruturas sociais e económicas, à baixa produtividade e à pouca diversificação de produtos e serviços e à insuficiência de mão-de-obra qualificada. A concentração de recursos técnicos e tecnológicos altamente diferenciados e especializados nos projetos de exploração de recursos naturais da bacia do Rovuma corresponderá a uma viragem na matriz base de criação de empregos na província de Cabo Delgado. Esta alteração traz consigo desafios exigentes em termos de atração e seleção de mão-de-obra qualificada, a qual será mobilizada em todo o território nacional. A criação de oportunidades, nomeadamente locais, faz parte da visão estratégica de Moçambique para o setor do gás natural, o qual deve contribuir para a criação de empregos, o desenvolvimento tecnológico, o aumento do rendimento nacional e o fortalecimento das empresas.

A inserção dos trabalhadores locais nas oportunidades geradas pelos investimentos no setor do gás natural pode resultar ainda em bem-estar e em justiça social para as comunidades locais e para a província enquanto um todo, atualmente sujeita aos ataques dos insurgentes, pelo que deverá ser eficazmente apoiada e incentivada.

É a partir da compreensão do contexto socioeconómico local e dos seus desafios, que o projeto +EMPREGO foi formulado, alinhado com o Plano acima referida, contribuindo diretamente para a qualidade da educação profissional e melhoria do acesso ao trabalho decente e melhoria do rendimento dos jovens de Cabo Delgado e para a produtividade das empresas e da economia local. Indiretamente pretende contribuir também para a mobilização da população jovem para um projeto de vida sustentável e construtivo e desta forma para o amortecimento da conflitualidade e insatisfação social na região.

União Europeia

4.000.000,00 EUR

Camões, I.P.

200.000,00 EUR