Os objetivos do +EMPREGO e os resultados obtidos até agora

O projeto “+EMPREGO em parceria público-privada para os jovens de Cabo Delgado” – https://maisemprego.org.mz/projecto/emprego/ – pretende aumentar as oportunidades económicas da população de Cabo Delgado, em particular da sua população jovem, contribuindo para a melhoria do acesso ao trabalho decente e do rendimento em atividades direta ou indiretamente relacionadas com a indústria do gás natural.

Com a duração de 4 anos (dezembro de 2020 a dezembro de 2024), é um projeto financiado pela União Europeia em 4 milhões de euros e cofinanciado e gerido pelo Camões IP, contando com 10 parceiros, 7 moçambicanos e 3 portugueses https://maisemprego.org.mz/parceiros/- , que estabeleceram com o Instituto Camões Acordos de Implementação visando o desenvolvimento de atividades que contribuam diretamente para a obtenção dos 3 Resultados do projeto:

  • R1. Parcerias Público Privadas (PPP) estimuladas para o reforço da empregabilidade dos jovens – assegurando atividades destinadas a capacitar as Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPME), contribuindo para a respetiva inserção na cadeia de valor da indústria do gás natural e aumentar o seu potencial de empregabilidade dos jovens qualificados, a criação de valor económico e, cumulativamente, reforçar a diversidade económica da província.
  • R2. Melhores qualificações para os empregos disponíveis – promovendo a qualificação e a aquisição de competências estratégicas e facilitando as condições para mais e melhor emprego da população jovem.
  • R3. Acesso melhorado ao emprego e autoemprego – contribuindo com soluções, nomeadamente estágios profissionais associados a incentivos à respetiva contratação e à criação do autoemprego, que melhorem a inserção profissional de jovens qualificados.

A estratégia de intervenção combina as seguintes abordagens:

  • Promoção e renovação de mecanismos de articulação e de parcerias entre o setor público e o privado e apoio às MPME para a melhoria da sua competitividade e para mais criação de emprego decente;
  • Formação de competências estratégicas e reforço da capacidade nacional para a sua replicação;
  • Capacitação dos serviços públicos de emprego e implementação de medidas de apoio à contratação e autoemprego de jovens qualificados.

O projeto tem como metas apoiar:

  • 1200 jovens de Cabo Delgado dos 15 aos 25 anos, 800 dos quais através de ações de qualificação, 25% dos quais mulheres. Pelo menos 50% dos beneficiários finais deve estar empregado ou ter criado o seu próprio emprego, no final da Ação;
  • 35 micro, pequenos e médios empresários da cadeia de valor da indústria do gás natural, com operação em Cabo Delgado;
  • 150 Dirigentes e equipas técnicas, a nível central, provincial e local dos Ministérios parceiros;
  • 250 Diretores, gestores, professores, formadores, técnicos de formação e de emprego, orientadores profissionais e mentores presentes nos operadores da educação profissional.

Até 31 de dezembro de 2022 e através das parcerias que tem estabelecido, o projeto já abrangeu 690 jovens através de ações de qualificação, cumprindo assim 86% da sua meta fundamental. Abrangeu também 108 estagiários, que beneficiaram de um estágio de 3 meses em PME de Cabo Delgado, número que somado aos 690 jovens qualificados representa 66,5% da meta de 1200 beneficiários diretos abrangidos.

O investimento do projeto na formação de formadores e de Técnicos tem sido também significativo, considerando que estes são um garante essencial da qualidade da formação e das medidas que promovem o emprego dos jovens. Assim, até final de 2022 o +EMPREGO assegurou a formação e especialização de 128 formadores, Técnicos de emprego e gestores de Centros e Institutos da Educação Profissional (50% da meta), considerando que também os serviços públicos de emprego e as entidades formadoras necessitam de capacitação dos seus Recursos Humanos, aumentando a eficácia e melhoria das medidas e instrumentos que promovem uma maior empregabilidade dos jovens de Cabo Delgado.

Dos jovens abrangidos pelo projeto, cerca de 25% já tinha obtido ou criado o seu próprio emprego e aumentando o rendimento, através de medidas várias como formação em gestão de pequenos negócios, atribuição de kits para a criação do autoemprego, apoio à constituição de Associações e Cooperativas jovens e de estágios pré-profissionais, sendo estes últimos um instrumento essencial para a colocação de jovens qualificados nas empresas acolhedoras.

Destaque ainda para o Programa PRONACER II, de apoio à certificação de PME (ISO 9001), que já se iniciou e que através de formação dos recursos humanos das empresas, assistência técnica e apoios financeiros às empresas para obtenção do selo de qualidade, já abrange 20 empresas de Cabo Delgado. As empresas beneficiárias serão abrangidas pela Campanha “Empresa +Emprego”, que visa dar visibilidade à responsabilidade social das empresas e atribuir um prémio de mérito às empresas que mais contribuem para o emprego jovem na província.

Mais informação sobre a evolução das metas e resultados do projeto e as suas atividades pode ser encontrada na Folha Mensal que produzimos e disponível no sítio do projeto – https://maisemprego.org.mz/recursos/folha-mensal/.

Quais as prioridades do +EMPREGO para 2023?

O objetivo final do projeto é que no final do mesmo, pelo menos 50% dos 800 jovens abrangidos estejam empregados ou tenham criado o seu autoemprego, melhorando o seu rendimento.

É neste objetivo que o projeto se irá concentrar de forma decisiva em 2023, e também em 2024. Se nos dois primeiros anos as principais atividades se dirigiram à qualificação dos jovens e ao reforço das competências dos formadores e dos Técnicos de emprego, apostando na qualidade do sistema de educação profissional e de emprego, em 2023 serão as medidas de estágios pré-profissionais, de apoio ao empreendedorismo jovem, nomeadamente das mulheres, às start-ups e incubadoras de empresas jovens, que merecerão maior destaque.

Para atingir este objetivo o projeto conta com parcerias estratégicas com o Instituto Nacional de Emprego (INEP), mas também com a GAPI – Sociedade de Investimento, a qual tem como missão contribuir para a inclusão económica, social e financeira em Moçambique, promovendo a inovação, o empreendedorismo e investimentos geradores de emprego. Uma entrevista com o Diretor de Capacitação e Consultoria Empresarial da GAPI pode também ser encontrada nesta Newsletter e destaca a parceria estratégica entre a Sociedade e o projeto +EMPREGO, que em 2023 se consubstanciará em três vertentes fundamentais:

  • a Assistência Técnica e apoio aos jovens beneficiários de kits e daqueles que já foram qualificados e que pretendem criar o seu próprio negócio;
  • a dinamização da Incubadora de empresas de jovens empreendedores de Cabo Delgado, a ser instalada no Centro de Emprego de Pemba;
  • a gestão de pequenas subvenções ou microcrédito a ser atribuído a cerca de 20 jovens empreendedores de Cabo Delgado, que desejam iniciar projetos inovadores e com impacto na criação de emprego.

Com o INEP, o maior parceiro do projeto, a parceria absolutamente estratégica estabelecida desde o início de 2021 irá prosseguir, destacando-se a promoção da medida de estágios pré-profissionais, a atribuição de kits a jovens previamente qualificados – medida Meu Kit, Meu Emprego – ou a criação de uma Incubadora de Empresas no Centro de Emprego de Pemba. Prosseguirá também o investimento na requalificação do Centro de Emprego referido e na formação e especialização dos Técnicos de Emprego e de Orientação profissional, visando uma maior eficácia dos serviços prestados aos jovens.

Por último não podemos deixar de referir a parceria com a Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA), que em 2023 irá dinamizar Salas de Negócio em Cabo Delgado, em pelo menos três distritos, nas quais jovens empreendedores irão apresentar a um júri as suas ideias de negócio inovadoras. As melhores ideias serão apoiadas diretamente pelo projeto através de um microcrédito a cada uma, na ordem dos 300.000,00 meticais, gerido pela GAPI.

Através das iniciativas referidas esperamos que a meta do projeto relativa ao número de jovens empregados ou com autoemprego seja cumprida e que efetivamente tenhamos contribuído para a melhoria dos rendimentos dos jovens e famílias de Cabo Delgado. Esperamos também qualificar e certificar as PME presentes na província, permitindo a sua inserção na cadeia de valor da indústria de Cabo Delgado através da prestação de serviços e de fornecimento de produtos de qualidade e consequentemente aumentando o seu potencial de criação de emprego.

Iremos ainda continuar a apoiar a qualificação dos jovens de Cabo Delgado em áreas estratégicas e de elevada empregabilidade, como a eletricidade, soldadura, construção civil, agricultura e hidroponia, avicultura e apicultura, serviços vários e tecnologias de informação, através de parcerias com a Fundação AgaKhan Moçambique/Instituto Bilibiza, IFPELAC, Instituto Politécnico Mártir Cipriano (IPMC) e Instituto Industrial e Comercial de Pemba (IICP). A formação de formadores e de Técnicos de Qualidade também prosseguirá, através das iniciativas dos nossos parceiros portugueses CENFIM e ISQ.

Convidamos todos a seguir as atividades e os resultados do projeto através do nosso sítio – https://maisemprego.org.mz/ e da nossa página do FaceBook  https://www.facebook.com/profile.php?id=100070423680435!

Cristina Paulo, coordenadora geral do Projeto +Emprego