Elaborar e implementar Planos de Negócio, Planos de Marketing e estratégias de “Fundraising” nos operadores da educação profissional

Descrição

Esta atividade pretende reposicionar estrategicamente os dois operadores da educação profissional sedeados em Cabo Delgado e incluídos na Ação (IICP e CFP de Pemba) e aumentar a competitividade e a sustentabilidade da respetiva intervenção, mobilizando de forma proactiva parcerias e fontes de financiamento diversificadas, nomeadamente privadas. Visa ainda adotar uma lógica de proximidade ao território em que operam e ao seu mercado, sobretudo ao setor privado, e sistematizar mecanismos de abordagem e articulação eficazes com o mesmo.

Ações

+ Realizar diagnósticos detalhados de cada operador;
+ Apoiar tecnicamente a elaboração de um Plano de Negócio por operador, atendendo às capacidades instaladas, às necessidades estratégicas de desenvolvimento dos recursos humanos identificadas e à dinâmica económica e social da sua envolvente direta;
+ Apoiar tecnicamente a elaboração de um Plano de Marketing por operador, que valorize os aspetos caracterizadores e distintivos de cada um e defina instrumentos de abordagem a cada um dos públicos-alvo, previamente identificados;
+ Apoiar tecnicamente a elaboração de uma estratégia de Fundraising por operador, que responda às necessidades de autofinanciamento dos mesmos;
+ Apoiar o desenvolvimento das capacidades institucionais e técnicas dos operadores para a implementação dos Planos de Negócio e de Marketing e para o acesso e mobilização de financiamentos e investimentos ao nível nacional e internacional;
+ Apoiar numa fase experimental a implementação dos Planos definidos, através de coaching;
+ Acompanhar e avaliar atividades e resultados.

Produtos

+ Planos de Negócios dos operadores identificados;
+ Planos de Marketing dos operadores identificados;
+ Estratégias de Fundraising dos operadores identificados;
+ Plano de capacitação e de “coaching” definido e implementado;
+ Relatórios periódicos e avaliação.

Inputs

UIC, DINET, ANEP, IFPELAC, ADIN, ISQ