Implementar Qualificações chave

Descrição

Com base na análise das conclusões de estudos já desenvolvidos pela ANEP mas também a partir do diagnóstico sobre as qualificações e formações chave a realizar no Estudo de Base, serão selecionadas duas ou três qualificações/certificações e/ou módulos, dos já disponíveis no QNQP, para um processo de implementação piloto, o qual poderá implicar adaptação/ajustamento/atualização de conteúdos já disponíveis.

Será concedida prioridade a qualificações previamente apoiadas por outros doadores e que necessitem de apoio complementar em alguma das suas fases de implementação. Poderá ainda ser selecionada formação que conduza a certificação internacional, apesar de não integrada no QNQP.

Este processo incluirá apoio em cada um dos operadores do ensino técnico-profissional e do ensino superior profissionalizantes selecionados, relativamente à adaptação e criação de conteúdos/módulos (nomeadamente um módulo relativo à sensibilização para o tema e prevenção do COVID-19), produção e adaptação de materiais de apoio ao processo de aprendizagem, reabilitação de salas de aulas e laboratórios e aquisição e instalação de equipamentos.

O apoio será precedido de uma avaliação técnica para levantamento dos equipamentos disponíveis, da situação das instalações, das necessidades efetivas e avaliação sobre a eficiência dos investimentos a fazer.

Serão analisados os requisitos para a certificação de laboratórios de formação e elaborados os respetivos termos de referência.

Considerando ainda que a formação pedagógica e técnica de formadores e de professores é um pré-requisito fundamental para a qualidade dos processos de aprendizagem e para a implementação das novas qualificações, será ainda apoiada nesta Atividade a definição de programas de formação pedagógica e técnica de formadores.

Será concedida prioridade à formação complementar à ministrada com o apoio de outros parceiros de desenvolvimento, no caso de qualificações já em fase de implementação e aquela que visa a certificação internacional.

Devem ser incluídos módulos transversais que assegurem uma maior sensibilidade à questão da igualdade de género e sustentabilidade ambiental e a formação pode integrar diversas componentes: formação em sala, à distância, peer-learning, workshops técnicos, períodos de formação prática em empresas do setor. Será igualmente prevista a Mobilidade de Docentes para Missões de Ensino, podendo a frequência das ações ter lugar em Moçambique ou no estrangeiro, nomeadamente em Portugal, através da frequência de Unidades Curriculares isoladas junto de escolas superiores de educação.

Ações

+ Preparar diagnósticos da situação atual e assegurar a avaliação das necessidades de adaptação de conteúdos/criação de módulos e de investimento em equipamentos;
+ Identificar as intervenções necessárias;
+ Assegurar os procedimentos para a aquisição/instalação dos equipamentos;
+ Identificar e contratualizar com entidades formadoras;
+ Produzir ou adaptar conteúdos/módulos de formação, nomeadamente à distância, para formação na plataforma moodle do projeto;
+ Validar e assegurar a aprovação dos conteúdos/módulos junto das entidades competentes;
+ Produzir e adaptar manuais e recursos técnico-pedagógicos de apoio à aprendizagem;
+ Selecionar formandos;
+ Implementar os cursos/módulos selecionados;
+ Assegurar processos de Assistência Técnica;
+ Analisar os requisitos para a certificação de laboratórios de formação e elaborar os respetivos termos de referência;
+ Definir procedimentos e instrumentos de gestão da formação;
+ Acompanhar e avaliar atividades e resultados.
+ No que respeita à formação de formadores:
+ Assegurar o levantamento de boas práticas;
+ Definir os objetivos e conteúdos dos programas de formação técnica e tecnológica de formadores/professores, baseados em avaliação prévia de necessidades e resultados de aprendizagem e analisando as especificações necessárias à certificação internacional;
+ Identificar e contratualizar e/ou estabelecer de Acordos com entidades formadoras;
+ Selecionar formandos e elaborar os Planos Individuais de Formação;
+ Assegurar plataforma Moodle de formação on-line;
+ Realizar as ações nas diversas modalidades previstas, incluindo peer-learning (observação de aulas e tutoria técnico-pedagógica), formação a distância e frequência de Unidades Curriculares Isoladas junto de Escolas Superiores de Educação;
+ Acompanhar e avaliar atividades e resultados.

Produtos

+ Relatório de avaliação técnica das necessidades de formação e das recomendações;
+ Termos de referência e especificações relativas a equipamentos;
+ Programas e conteúdos formativos/módulos;
+ Programas de Assistência Técnica;
+ Manual de Gestão da Formação da Ação;
+ Materiais e recursos de apoio à formação;
+ Programas de Formação pedagógica, técnica e tecnológica de professores/formadores;
+ Manuais e suportes de apoio à formação, nomeadamente digitais;
+ Plataforma Moodle em funcionamento;
+ Recursos digitais de suporte à formação disponibilizados;
+ Relatórios periódicos de acompanhamento e avaliação.

Inputs

UIC, DINET, ANEP, IFPELAC, ADIN, CTA, CFPM de Maputo, Instituto Superior João Bosco, ISQ, CERMI, empresas privadas.