Implementar um Programa de Incentivos à criação do autoemprego “Jovens Empreendedores de Cabo Delgado”, concedendo prioridade às mulheres e aos jovens dos distritos mais vulneráveis e remotos

Descrição

Será criado um Incentivo “Jovens Empreendedores de Cabo Delgado”, a gerir por uma parceria entre o INEP e a Fundação Aga Khan.

Este incentivo será direcionado aos graduados da educação técnica, podendo abranger jovens graduados de outras ofertas de ensino, nomeadamente do ensino superior, em áreas de negócio a definir na regulamentação específica, concedendo-se prioridade às jovens mulheres e aos jovens empreendedores dos distritos mais vulneráveis e remotos, nomeadamente Palma.

O Programa será dirigido à criação e à consolidação de pequenos negócios já existentes e integrará como componentes: concursos de ideias de negócio, formação em empreendedorismo e gestão de pequenos negócios, incubadora de empresas, assistência técnica à consolidação do negócio durante os primeiros 12 meses e Kits de equipamento.

O curso referido visa preparar os candidatos para os apoios previstos, de forma a conceberem propostas relevantes e corretamente documentadas, sendo que na fase de implementação os potenciais empreendedores serão apoiados por uma Assistência Técnica, contribuindo para a aplicação de conhecimentos teóricos, inovação e resolução de problemas práticos.

Os projetos devem apresentar preferencialmente características inovadoras e cumprir os seguintes requisitos: exequibilidade financeira, adequação ao mercado, potencial impulsionador de desenvolvimento local e carácter inovador. Pretende-se também identificar boas práticas e soluções de inovação nas iniciativas e negócios da economia verde e energias renováveis, transmitindo este conhecimento aos operadores.

Os setores da agricultura e do agrobusiness serão considerados prioritários. A Ação criará sinergias e complementaridades entre esta Atividade e entre os respetivos beneficiários, designadamente entre as atividades A.3.2 (GAIVA), A.2.1 (Programa Modular de Literacia) e A.2.2. (Implementação de Qualificações -chave).

Esta abordagem permitirá que um grupo específico de formandos seja identificado para participar em atividades que se complementam e interagem e com isso fechando e consolidando um ciclo de aprendizagens com a respetiva inserção na vida ativa ou apoio à criação do próprio negócio.

Ações

+ Estabelecer Parceria para a concretização da atividade;
+ Formar a equipa de gestão do Programa;
+ Elaborar Regulamentação Manual de Gestão e respetivos suportes da Iniciativa;
+ Divulgar a iniciativa junto dos operadores de educação profissional e das comunidades;
+ Criação de júri de seleção e abertura de concursos;
+ Avaliar e selecionar propostas;
+ Formar em empreendedorismo e gestão de pequenos negócios;
+ Desembolsos e assistência técnica aos jovens empreendedores, incluindo plano de ações de monitorização orientadas para resultados;
+ Atribuir Kits;
+ Acompanhar e avaliar.

Produtos

+ Acordo de Parceria;
+ Regulamento específico;
+ Manual de Gestão, Guia metodológico e respetivos suportes;
+ Programa de formação da equipa técnica e de gestão;
+ Programa de formação de desenvolvimento do empreendedorismo e gestão de pequenos negócios geradores de rendimento;
+ Manuais, materiais de apoio ao processo de formação;
+ Modelo de Plano de negócio e Planos de negócio;
+ Planos de assistência técnica;
+ Manual de apoio ao acompanhamento/assistência técnic

Inputs

UIC, INEP, IPEME, ADIN, CTA, OIT Moçambique, Fundação Aga Khan