Plataforma que permite registar e caracterizar as PME com atividade em Cabo Delgado, nomeadamente em termos da situação e evolução do emprego
A Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA) organizou, de 20 a 24 de abril, uma missão empresarial Moçambique-Portugal, na qual participaram cerca de 30 empresários moçambicanos, um dos quais, com o apoio do +Emprego, o Diretor Geral da empresa PANGEA , localizada em Pemba e a 1ª classificada na “Campanha Empresa +Emprego”. A missão, que foi realizada no Porto, Lisboa e em Sines, incluiu sessões de networking para identificação de oportunidades de negócios e investimento e de parcerias entre empresas moçambicanas e portuguesas, visitas a empresas inovadoras e de referência nas áreas das energias renováveis, produção de gases e soluções de engenharia, alumínio e metalomecânica, energias eólicas e construção civil. A missão incluiu ainda a participação no Fórum de Negócios Moçambique-Portugal, que teve lugar no dia 24 de Abril em Lisboa.
Seis PME de Cabo Delgado (Gráfica ABS, Pangea Development e CLIDIS, Clínica de Diagnósticos e Saúde, AKI, Reef Investimentos e TRUE NORTH) foram apoiadas no seu processo de Auditoria externa de certificação, na revisão da documentação do Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ) e na verificação do grau de conformidade do SGQ (auditoria interna). No final dos processos, cada um com a duração média de 6 meses, todas as empresas obtiveram os seguintes resultados: Sistema de Gestão definido e implementado; Fluxos de informação e controlo otimizados; Relatório de Auditoria Interna e Plano de Ações Corretivas implementado.
O Instituto de Soldadura de Qualidade (ISQ) desenvolveu, 29 de junho a 1 de agosto, um curso online que abrangeu 20 PME de Cabo Delgado e pretendeu dotar os participantes com conhecimentos, competências e ferramentas, que facilitem o processo de implementação e monitorização do Sistema Gestão da Qualidade, baseados na ISO 9001:2015. Foram 64 horas de Live Training que beneficiaram sobretudo as PME que participaram no programa PRONACER II.
A CTA e o +Emprego, projeto financiado pela União Europeia e cofinanciado e gerido pelo Camões IP, implementam a Campanha “Empresa +Emprego”, em parceria com o INEP e a OIT, visando aumentar a visibilidade das pequenas e médias empresas (PME) com presença em Cabo Delgado que valorizam as competências e o emprego digno dos jovens da província e o seu compromisso com a responsabilidade social. A Campanha foi lançada em setembro num evento em Pemba e em novembro foi realizado um workshop em Maputo RESPONSABILIDADE SOCIAL, AMBIENTAL E GOVERNAÇÃO CORPORATIVA, visando sensibilizar o setor privado para o conceito de ESG. A Campanha inclui a divulgação das boas práticas e a premiação das 3 melhores PME de Cabo Delgado que apresentem maior nível de compromisso com os objetivos referidos.
Para saber sobre a Campanha veja aqui.
No âmbito do seu Plano de Atividades para a implementação do +EMPREGO, em parceria com o Camões IP, a CTA iniciou em fevereiro de 2022, com o apoio de uma entidade consultora especializada, o PRONACER II, cujo principal objetivo é implementar um Programa de Apoio a Certificação de 15 empresas, com enfoque para as MPE’s de Cabo Delgado. Espera-se que até ao final deste trabalho sejam: capacitadas as empresas beneficiárias do projeto, sobre a importância, necessidade e tipos de certificação requeridas para fazer negócio com as multinacionais; Identificados detalhadamente os processos e atividades/responsabilidades funcionais; Definidos processos existentes primários e de suporte para as bases documentais da qualidade; Estimados o nível de esforço a empregar para cada empresa, quer presencialmente quer remotamente; Realizadas auditorias internas e externas e respetivos relatórios, como forma de auxílio às auditorias externas; Preparadas as PME’s focalizadas para o fornecimento de bens e serviços aos grandes projetos para o processo de certificação (apoio até a fase de auditoria externa). Após a seleção das empresas candidatas no âmbito de uma candidatura aberta, com base em critérios de elegibilidade e seleção previamente definidos, teve lugar a formação das empresas e o processo de diagnóstico inicial.
Teve lugar entre 14-06 a 16-07-2021, duração de 72 horas. Abrangeu 25 PME com presença em Cabo Delgado e pretendeu sensibilizar para a questão da certificação de Qualidade e capacitar futuros auditores internos para implementação e monitorização do SGQ e de Auditorias Internas a Sistemas de Gestão.