A UNILÚRIO, apoiada pelo projeto + EMPREGO, tem como objetivo a criação de um Centro de Excelência em Conhecimento e de Formação de Formadores em Cabo Delgado. O Centro deverá tornar-se uma plataforma regional de liderança na área da formação e investigação em ciência e tecnologia como suporte ao desenvolvimento industrial da região e de todos os serviços de apoio, contribuindo particularmente para a empregabilidade de jovens moçambicanos nas atividades diretamente ou indiretamente associadas aos grandes projetos de engenharia na Província de Cabo Delgado .

Com este objetivo a Universidade adjudicou em março de 2023 a um consultor externo a elaboração de um Plano de Negócios que, partindo do enquadramento e da Visão do Centro de Excelência, preconize orientações estratégicas futuras inovadoras e sustentáveis, bem como a introdução de modelos de gestão que articulem de forma equilibrada o respetivo domínio de negócio e que lhe permita uma efetiva materialização da sua missão.

Esta missão deve encontrar-se perfeitamente alinhada com a evolução da formação de formadores na área do petróleo e do gás natural  e da sua cadeia de valor, mas também da transição energética e energias verdes, de certificação de profissionais, e ainda com os desafios da pesquisa e investigação para o setor. O Plano de Negócios pretende ainda dotar o Centro de instrumentos de apoio ao planeamento estratégico e à viabilização económica e financeira das suas atividades a médio e longo prazo.

Em abril de 2023 a Universidade realizou um workshop para o qual convidou os principais stakeholders do Centro, para lançamento do Plano e recolha de contributos essenciais para o mesmo.

Apresentação da JJ Consultores aqui

Com a duração de 25 horas decorreu de 10 a 12 de agosto de 2022 em Pemba uma ação de formação dirigida aos Dirigentes e Técnicos do IFPELAC de Pemba sobre o Plano de Negócios elaborado para o respetivo Centro de Formação. Pretendeu-se a análise e apropriação das orientações estratégicas e dos modelos de gestão definidos, articulando de forma equilibrada o domínio de negócio e uma efetiva materialização da sua missão com os novos desafios do contexto socioeconómico, que derivam nomeadamente dos megaprojetos.
Apresentação do Plano de Negócios aqui

Elaborado por entidade consultora especializada e adjudicado pela CTA, pretende identificar e segmentar “mercados”, possibilitando aumento de ofertas de empregos e estágios, captação de utentes e empresas, desenvolvimento de instrumentos e ações de comunicação.

Recursos

Elaborado por entidade consultora especializada e adjudicado pela CTA, visa dotar o Centro de instrumentos de apoio ao planeamento estratégico e à viabilização económica e financeira das suas atividades a médio e longo prazo.