No dia 19 de agosto de 2024 o Presidente da República Filipe Jacinto Nyusi visitou o Centro de Excelência da Formação de Formadores da Faculdade de Engenharia da UNILURIO, projeto apoiado pelo +Emprego. A visita foi realizada no âmbito da Cerimónia de Graduação dos Estudantes da Universidade Lúrio de 2024.

No âmbito da instalação do Centro de Excelência de Formação de Formadores e de Conhecimento na UNILURIO, Polo de Pemba, teve lugar em maio de 2023 uma missão a Maputo da Diretora da Faculdade de Engenharia e do Ponto Focal do projeto na UNILURIO. A missão visou o contacto com vários parceiros que podem contribuir para a instalação do Centro referido, nomeadamente a Autoridade Nacional de Educação Profissional (ANEP), o Centro de Formação Profissional da Metalomecânica (CFPM) e alguns parceiros privados.

A Unilurio e o CERMI elaboraram em 2024 um programa de formação de formadores em Transição energética, o qual pretende fornecer aos formandos competências profissionais para poderem intervir no processo de Transição Energética do ponto de vista das tecnologias de produção de energia com energias renováveis, mas também na gestão do consumo e eficiência energética, tendo em conta aspectos, legais, sociais e ambientais. Os formandos vão explorar alguns dos principais meios de produção de energia com ênfase no solar, eólica, hidroelétrica e da biomassa e adquirir conhecimentos relacionados com o quadro geral da transição energética, tais como alterações e justiça climática, impacto ambiental e social e ainda regras do mercado de energia. O programa será utilizado na formação a desenvolver em 2025 pelo Centro de Excelência de Formação de Formadores da Faculdade.

Programa aqui

Nos dias 8 e 9 de agosto de 2024 teve lugar uma visita de partilha e gestão de conhecimento e de experiências entre parceiros do projeto +Emprego. Participaram na visita representantes dos parceiros do IFPELAC, IICP e AKF-MZ/IABIL. Foram visitados os vários laboratórios, oficinas e ainda o Centro de Formação de Formadores instalado com o apoio do projeto +Emprego.

Com o apoio de um consultor externo (BlueBiz) a Faculdade de Engenharia elaborou o Plano Estratégico e de Investimentos do CEFFOG para o período 2023-30. O Plano visa contribuir para “dar uma direcção de Futuro” ao Centro que será um instrumento de reforço do papel da UNILÚRIO na transformação de Cabo Delgado através:

– Do suporte à P&D+i ao sector do Gás Natural;

– Da liderança e aceleração da Transição Energética em Moçambique, e mais além

O Plano, na sua versão draft e final, foi apresentado e debatido em dois workshops da Plataforma de Diálogo com o setor privado da Faculdade, nos quais participaram cerca de 45 representantes do setor privado, parceiros do projeto, entidades públicas e ONGs.

A ação abrangeu 13 formadores do IFPELAC, IABIl e RHDC, foi desenvolvida em parceria com a Autoridade Nacional da Educação Profissional (ANEP). A qualificação Certificado B em Educação Profissional – Formador da EP tem como objetivo principal o desenvolvimento de competências educacionais e pedagógico metodológicas necessárias à ocupação de formador da EP. Este formador deve, de uma forma geral, ser capaz de: (a) demonstrar um nível de conhecimentos e compreensão que incorpora os conceitos básicos teóricos da educação profissional baseada em competências; (b) aplicar soluções para resolver um leque determinado de problemas educacionais técnicos em situações de rotina e imprevistas num ambiente de ensino baseado em competências; e (c) assumir responsabilidade pelos seus próprios resultados em relação a padrões de qualidade específicos e responsabilidade limitada pela quantidade e qualidade dos resultados atingidos por outros numa instituição de educação profissional (COREP, 2013). O curso tem a duração de 750 horas presenciais.

Delivery and assessment strategy outline (anep.gov.mz)

O CEFFOG abrangeu 24 formadores dos parceiros IFPELAC, IICP, IPMC e IABIL com dois programas de formação técnica de formadores, nas áreas da HSST e Gestão de Projetos, com a duração de 80 e 64 horas, respetivamente. Os cursos foram ministrados na modalidade de b-learning (presencial e à distância), utilizando a plataforma MOODLE instalada no Centro e dois cursos disponibilizados na mesma.

Programa Curso de HSST e Curso de Gestão de Projetos

A EduDigital assegurou a instalação de uma plataforma MOODLE (configurações avançadas de plugins e suporte técnico-pedagógico para organização Moodle) e a formação de 6 e-formadores e de 3 administradores da plataforma, no CEFFOG. Foram ainda instalados 3 cursos de formação à distância nos temas da Higiene, Segurança e Saúde no Trabalho, Gestão de Projetos e Ambiente e Sustentabilidade. O objetivo foi capacitar o Centro com recursos digitais que permitam realizar ações de formação no formato elearning e blearning, com relevância para a missão da Faculdade e do CEFFOG.

Seis docentes da Faculdade de Engenharia da UNILURIO iniciaram dia 10 de janeiro de 2024, em Maputo, uma ação de formação visando a certificação pedagógica de formadores (Certificado B) e a médio prazo a acreditação da Universidade como entidade certificadora. A formação é assegurada pela ANEP, através do Instituto D. Bosco, e insere-se no apoio ao projeto à instalação do Centro de Excelência de Formação de Formadores na Universidade/Pólo de Pemba.

Foram assegurados 3 webinars por especialistas internacionais nos temas da Investigação e ensino: “Contributos para a transição energética”, “Estudo do Calor da Terra e suas Aplicações em Exploração” e um 3º webinar sobre o tema da exploração O&G e os seus impactos na transição energética.

Links para as apresentações:

Investigação e ensino: contributos para a transição energética

Estudo do Calor da Terra e suas aplicações em Exploração

Transição Energética na África Sub-Sahariana