O Secretário de Estado da Juventude e Emprego (SEJE), Osvaldo Petersburgo e a Conselheira para a Cooperação da Embaixada de Portugal em Moçambique, Patrícia Pincarilho, inauguraram no dia 29 de junho de 2023 o Centro de Emprego de Pemba e a respetiva Incubadora de Empreendedorismo Jovem, requalificado e instalada respetivamente com o apoio do projeto +EMPREGO. Ao longo de 9 meses decorreram os trabalhos de requalificação do edifício que integra o Centro de Emprego, e as obras de requalificação e melhoria passaram pela resolução de problemas de infiltrações de água, isolamento térmico e outras. O projeto apoiou ainda a aquisição de mobiliário e de equipamento (laptops, ACs e outros) para a melhoria das condições de trabalho e do conforto dos colaboradores do Centro.

Os 15 Técnicos de Orientação e de Emprego do Centro de Emprego de Pemba foram capacitados em outubro de 2022 através de uma ação de formação presencial, com duração de 30 horas, visando o conhecimento e apropriação do Manual de Intermediação Laboral elaborado pelo projeto, nos módulos específicos de Acolhimento, Orientação e Colocação.

A ação formativa obedeceu a uma metodologia mista, entre aulas expositivas e aulas práticas de simulação com recurso aos guiões orientadores. A metodologia usada permitiu que todos os formandos fossem chamados a contribuir em todas matérias abordadas na formação e que os mesmos tenham participado nas simulações das atividades, como Técnico de Emprego nas três áreas abordadas e como utilizador dos serviços do Centro de Emprego. Foram realizados igualmente exercícios em grupo para estimular o trabalho em equipa.

Foram elaborados e editados em 2022 dois Manuais que visaram dotar o Centro de Emprego de Pemba de instrumentos e conhecimentos que permitiram a sistematização e padronização de procedimentos para o processo de intermediação laboral (Acolhimento, Orientação e Colocação dos Utentes do Centro), bem como a definição do perfil e funções dos diferentes funcionários do Centro, melhorando a eficácia e qualidade dos serviços prestados.

No âmbito da Implementação do Plano de actividade do Acordo de cooperação entre o INEP, IP e o instituto de Camões, I.P, decorreu de 15 a 16 do mês corrente no Distrito de Montepuez no bairro Cimento a implementação do Balcão Móvel de Emprego.

Esta é uma iniciativa do INEP, IP central através da Delegação de Cabo Delgado – Centro de Emprego de Montepuez e visa aproximar os Serviços Públicos de Emprego aos cidadãos e alicerçada aos seguintes objectivos:

  • Prestar apoio aos jovens em termos de acolhimento, informação e orientação profissional para definição do seu percurso formativos e profissional;
  • Divulgar e promover medidas de apoio ao emprego, empreendedorismo e auto emprego jovem;
  • Assegurar informação sobre mercado de trabalho, nomeadamente no que respeita as profissões e oportunidades de emprego existentes no Distrito em particular e na Província em geral.

Na ocasião foram comunicadas um total de 69 ofertas de emprego em diversas áreas que contou até o fecho da actividade a recepção de 77 potenciais candidatos para o preenchimento das vagas.

Com duração de 48 horas, organizada pelo INEP, em novembro de 2021.