As missões, realizadas em maio e julho, visaram a Consultoria e Apoio na implementação do sistema ATB (Authorised Training Body) EWF/IIW, cumprimento dos requisitos no âmbito da Qualificação de Soldador Internacional, junto do Centro de Formação de Eletrotecnia do IFPELAC. No âmbito da segunda missão foram ainda realizados exames de certificação de soldador (SER,PH,FW,EN 9606 1(2017), que foram certificados ao abrigo da Norma em causa.
Relatório de missão aqui
Pretendeu-se com esta ação melhorar a didática da matemática e da língua portuguesa, aperfeiçoar métodos de aprendizagem e desenvolvimento para aplicar no mundo do trabalho/emprego. A formação foi desenvolvida em Pemba em duas fases (abril e julho) e teve a duração total de 45 horas.
Programa da língua portuguesa aqui
Programa de matemática aqui
O Centro de Formação Profissional da Indústria Metalúrgica e Metalomecânica (CENFIM) formou em Maputo, no Centro de Formação da Metalomecânica, 20 formadores, dos quais 2 mulheres. Os cursos, de soldadura e CNC tiveram respectivamente a duração de 120 e 160 horas e o 2º curso visou preparar os formadores do IFPELAC para uma certificação de Qualificação internacional de Soldador (EWF/IPAC).
Programas aqui
A formação, com a duração de 45 horas, teve lugar na estufa de hidroponia do IFPELAC em Pemba, e foi assegurada pela empresa Fresh and Green. Abrangeu os temas da introdução à hidroponia, gestão de instalações e estruturas em culturas hidropónicas, produzir mudas com padrões requeridos por sistema de hidroponia, manusear nutrientes no cultivo hidropónico, estabelecer e gerir uma estufa hidropónica, monitoramento e gestão de pragas e doenças em um sistema hidropónico, colher e manusear um sistema de cultivo em hidroponia e pós a colheita e gestão de negócios na produção de culturas hidropónicas. O objetivo foi capacitar formadores que deverão multiplicar a formação junto de jovens que serão formados nas respetivas instituições, utilizando as estufas de hidroponia instaladas pelo projeto.
Programa aqui
O módulo, com duração de 100 horas, abrangeu 31 jovens (16 em Pemba e 15 em Mecufi) e abrangeu os temas dos resíduos e matéria orgânica e compostagem, e a formação, no caso de Mecufi, foi complementada com 62 horas de assistência técnica.
Programa de Formação aqui
Os cursos desenvolvidos, de curta duração (240 horas), atribuíram um Certificado Ocupacional de nível 2 e incluíram no percurso formativo módulos de Habilidades para a Vida e formação para gestão de pequenos negócios. Todos os jovens formados receberam kits de apoio à criação do autoemprego (equipamentos e animais) e foram integrados em Cooperativas, legalizadas pela AKF-MZ com o apoio do projeto.
Programas de formação em Recursos/programas
Em 2024 terminaram a sua formação 30 jovens, dos quais 9 mulheres, nas áreas da electricidade industrial e gestão de logística. Estes jovens adquiriram ao longo de 3 anos, com o apoio do projeto, qualificações de nível 3, 4 e 5..
Os cursos seguiram os referenciais de formação relativos aos níveis em causa disponíveis no Catálogo Nacional de Qualificações Profissionais Catálogo Nacional de Qualificações Profissionais (anep.gov.mz)
100 jovens, dos quais 56 raparigas, terminaram em 2023 (80 jovens) e 2024 (20 jovens raparigas) a sua qualificação de nível 5 nas áreas de Laboratório, Secretariado, Contabilidade, Hotelaria,Suporte Informático, Aquacultura, Náutica e Agropecuária. Os jovens apoiados beneficiaram de um apoio ao longo de 3 anos, tendo adquirido sucessivamente os níveis de qualificação 3, 4 e 5.nas áreas referidas. Todos os jovens beneficiaram igualmente de apoio a um estágio curricular, com duração de 1 a 3 meses.
Os cursos seguiram os referenciais de formação relativos aos níveis em causa disponíveis no Catálogo Nacional de Qualificações Profissionais Catálogo Nacional de Qualificações Profissionais (anep.gov.mz)

O curso teve a duração de 440 horas, tendo iniciado em setembro de 2023 e terminado em março de 2024. Dos 20 formandos abrangidos, 14 eram homens e 6 mulheres. O curso seguiu o referencial de formação em hidroponia elaborado pelo Instituto Politécnico Mártir Cipriano (IPMC) e foi utilizada, como equipamento de formação, a estufa e o sistema de hidroponia instalados no Centro de Formação Profissional de Pemba do IFPELAC também com o apoio do projeto.
Referencial de Formação aqui

ASCENDING assegurou um processo de Training Needs Assessment (TNA) de 10 formadores do IICPvisando formar os mesmos para a utilização e rentabilização totais das novas oficinas instaladas pela Cooperação canadiana no Instituto. O processo de diagnóstico de necessidades, realizado nas instalações da ASCENDING em Pemba e que incluiu uma componente de avaliação teórica e prática das competências previamente adquiridas, foi feito em três áreas: instrumentação, eletricidade e mecânica.

Os Formadores foram classificados numa escala (necessita de atualização, semi-competente e competente) e em 2024 serão elaborados e implementados programas de formação “`à medida” das necessidades diagnosticadas.