ASCENDING assegurou um processo de Training Needs Assessment (TNA) de 10 formadores do IICPvisando formar os mesmos para a utilização e rentabilização totais das novas oficinas instaladas pela Cooperação canadiana no Instituto. O processo de diagnóstico de necessidades, realizado nas instalações da ASCENDING em Pemba e que incluiu uma componente de avaliação teórica e prática das competências previamente adquiridas, foi feito em três áreas: instrumentação, eletricidade e mecânica.

Os Formadores foram classificados numa escala (necessita de atualização, semi-competente e competente) e em 2024 serão elaborados e implementados programas de formação “`à medida” das necessidades diagnosticadas.

No período entre 16 a 20 de outubro de 2023 foi realizada uma missão que abrangeu Dirigentes do IICP, IFPELAC e INEP de Pemba a Cabo Verde. A missão incluiu, para além de várias reuniões com os serviços centrais e descentralizados do IEFP de Cabo Verde, visitas a um Centro de Formação Profissional, ao CERMI e à Escola de Hotelaria e Turismo, considerados estruturas de referência nos PALOP e na região. A missão visou o intercâmbio de programas e instrumentos visando a formação profissional de jovens e a concretização de parcerias entre os dois Estados.

O IFPELAC formou em 2023 em 60 jovens, dos quais 26 mulheres, através de três cursos, de Cozinha (Certificado Ocupacional 2), Segurança e Prevenção de Incêndios e Hidroponia (estes dois últimos sem associação a nível de qualificação). O curso de Hidroponia terminará em 2024. O curso de Cozinha teve a duração de 340 horas, o de Segurança e Prevenção de incêndios 225 e o de Hidroponia terá 650, tendo sido realizadas em 2023 100 horas daquele total.

Programas aqui:

O módulo de Controle Numérico Computorizado, incluído no percurso formativo CV5 do curso de Mecânica Industrial, foi apoiado pelo projeto considerando que o IICP em Pemba não dispõe do equipamento necessário para o ministrar (máquinas de CNC) e que os formandos se devem deslocar ao IIC de Nampula para o realizar. O módulo abrangeu 10 formandos, dos quais 2 mulheres, e teve a duração de 180 horas. 

Informação sobre o módulo aqui.

No âmbito desta atividade o ISQ desenvolveu de 14 a 20 de junho uma missão junto do Centro de Eletrotecnia no âmbito do cumprimento dos requisitos no âmbito da Qualificação de Soldador Internacional com os seguintes objetivos:

  • Conceção do Modelo de Governance (modelo de organização dos processos mais importantes, definindo a dinâmica, atribuições e composição de cada esfera de avaliação de resultados), resultando no desenvolvimento do Manual da Qualidade ATB do Centro (Sistema de Gestão da Qualidade ATB e Procedimentos Funcionais).
  • Ação de formação sobre os Requisitos do Sistema ATB (IIW/EWF) no âmbito dos requisitos de acreditação para a Qualificação Internacional de Soldadores, destinado à Gestão e Formadores do Centro, assim como de outros Centros de Formação IFPELAC com interesse na certificação EWF/IIW.

Durante a permanência da equipa do ISQ no CFP Eletrotecnia foram desenvolvidas várias atividades, visando a implementação do Sistema ATB de acordo com os requisitos EWF/IIW e consequente descrição e das suas práticas através do Manual da Qualidade ATB.
Vídeo sobre a missão realizada e testemunho do formador Sérgio Jovo.

Sete formadores, dos quais uma mulher, dos parceiros IFPELAC, IPMC, IICP e UNILURIO frequentaram 3 ações de formação em Montagem e Instalação de sistemas fotovoltaicos e Bombagem solar no CERMI, Centro de Referência para as Energias Renováveis e Manutenção Industrial da região CEDEAO, localizado em Cabo Verde. A formação, com a duração de 104 horas, 3 semanas, visou especializar os formadores nas áreas referidas e a multiplicação de conhecimentos junto dos seus jovens formandos.
Fichas dos módulos aqui.

O ISQ assegurou a realização de um Curso de Especialização IIW/EWF para Inspetor de Soldadura Nível Standard (IWI-S/EWI-S), o qual foi frequentado por um formador do IFPELAC, ação complementar ao apoio que o ISQ se encontra a fornecer à certificação internacional, na mesma área, do Centro de Formação de Eletromecânica do IFPELAC em Maputo. Este curso oferece aos seus formandos a possibilidade de obtenção do diploma de Inspetor de Soldadura E/IWI-S – Nível Standard. A garantia do reconhecimento mútuo dos diplomas atribuídos por cada país, é assegurada pelos ANB -Authorized Nominated Bodies – ANB (Organismos Nomeados Autorizados) que atuam em nome do IIW e da EWF e que são aprovados através de um processo de revisão documental e auditorias (inicial, de acompanhamento e de reautorização). O conteúdo do curso é composto por dois módulos fundamentais:

  • Tecnologia de Soldadura (WT – II) – 94 horas;
  • Inspeção de Soldadura (WI – II) – 63 horas e foi ministrado nas componentes online e presencial, em Portugal.

Guia do curso aqui.

O IFPELAC/Centro de Formação de Pemba certificou em setembro 14 formadores (10 homens e 4 mulheres) em Manutenção de equipamentos industriais, após uma ação pedagógica e técnica com a duração de 4 dias e 32 horas.

O Centro de Formação Profissional da Indústria Metalúrgica e Metalomecânica, parceiro do projeto, através do Centro de Formação profissional da Metalomecânica de Maputo (CFPM) desenvolveu em 2023 3 ações de formação de formadores, nas áreas da Automação, Ensaios destrutivos e não destrutivos de soldadura e Eletricidade. Todas as ações tiveram uma duração de 80 horas e abrangeram 22 formadores dos parceiros IFPELAC, IICP e UNILURIO, entre os quais 3 mulheres. O curso de Eletricidade teve lugar em Portugal, nas instalações do CENFIM da cidade do Porto.
Programas dos cursos aqui:

Automação

Ensaios destrutivos e não destrutivos de Soldadura

Foram desenvolvidos em 2023 dois cursos de Design Gráfico por uma entidade formadora certificada, visando a formação de profissionais capazes de criar projetos e sistemas de comunicação visual. Revistas, jornais, websites, panfletos, outdoors e capas de livros são alguns dos campos de trabalho. Os cursos, com uma duração de 45 dias, atribuem uma certificação ocupacional de nível 2. Foram abrangidos 40 formandos, pelos dois cursos, 50% dos quais mulheres.
Programa do curso aqui.