O parceiro disponibilizou um perito especializado em implementação de sistemas de gestão da qualidade (ISO 9001) para apoio a PME no processo de certificação no âmbito do Programa PRONACER II. A partir de um diagnóstico às 15 abrangidas pelo Programa, as mesmas foram divididas em grupos que receberam apoio especializado on-line, durante um mês.
Foram ainda desenvolvidos recursos de apoio ao processo de certificação ISO 9001:2015.

No âmbito desta atividade o ISQ desenvolveu de 14 a 20 de junho uma missão junto do Centro de Eletrotecnia no âmbito do cumprimento dos requisitos no âmbito da Qualificação de Soldador Internacional com os seguintes objetivos:

  • Conceção do Modelo de Governance (modelo de organização dos processos mais importantes, definindo a dinâmica, atribuições e composição de cada esfera de avaliação de resultados), resultando no desenvolvimento do Manual da Qualidade ATB do Centro (Sistema de Gestão da Qualidade ATB e Procedimentos Funcionais).
  • Ação de formação sobre os Requisitos do Sistema ATB (IIW/EWF) no âmbito dos requisitos de acreditação para a Qualificação Internacional de Soldadores, destinado à Gestão e Formadores do Centro, assim como de outros Centros de Formação IFPELAC com interesse na certificação EWF/IIW.

Durante a permanência da equipa do ISQ no CFP Eletrotecnia foram desenvolvidas várias atividades, visando a implementação do Sistema ATB de acordo com os requisitos EWF/IIW e consequente descrição e das suas práticas através do Manual da Qualidade ATB.
Vídeo sobre a missão realizada e testemunho do formador Sérgio Jovo.

Sete formadores, dos quais uma mulher, dos parceiros IFPELAC, IPMC, IICP e UNILURIO frequentaram 3 ações de formação em Montagem e Instalação de sistemas fotovoltaicos e Bombagem solar no CERMI, Centro de Referência para as Energias Renováveis e Manutenção Industrial da região CEDEAO, localizado em Cabo Verde. A formação, com a duração de 104 horas, 3 semanas, visou especializar os formadores nas áreas referidas e a multiplicação de conhecimentos junto dos seus jovens formandos.
Fichas dos módulos aqui.

O ISQ assegurou a realização de um Curso de Especialização IIW/EWF para Inspetor de Soldadura Nível Standard (IWI-S/EWI-S), o qual foi frequentado por um formador do IFPELAC, ação complementar ao apoio que o ISQ se encontra a fornecer à certificação internacional, na mesma área, do Centro de Formação de Eletromecânica do IFPELAC em Maputo. Este curso oferece aos seus formandos a possibilidade de obtenção do diploma de Inspetor de Soldadura E/IWI-S – Nível Standard. A garantia do reconhecimento mútuo dos diplomas atribuídos por cada país, é assegurada pelos ANB -Authorized Nominated Bodies – ANB (Organismos Nomeados Autorizados) que atuam em nome do IIW e da EWF e que são aprovados através de um processo de revisão documental e auditorias (inicial, de acompanhamento e de reautorização). O conteúdo do curso é composto por dois módulos fundamentais:

  • Tecnologia de Soldadura (WT – II) – 94 horas;
  • Inspeção de Soldadura (WI – II) – 63 horas e foi ministrado nas componentes online e presencial, em Portugal.

Guia do curso aqui.

O IFPELAC/Centro de Formação de Pemba certificou em setembro 14 formadores (10 homens e 4 mulheres) em Manutenção de equipamentos industriais, após uma ação pedagógica e técnica com a duração de 4 dias e 32 horas.

O Centro de Formação Profissional da Indústria Metalúrgica e Metalomecânica, parceiro do projeto, através do Centro de Formação profissional da Metalomecânica de Maputo (CFPM) desenvolveu em 2023 3 ações de formação de formadores, nas áreas da Automação, Ensaios destrutivos e não destrutivos de soldadura e Eletricidade. Todas as ações tiveram uma duração de 80 horas e abrangeram 22 formadores dos parceiros IFPELAC, IICP e UNILURIO, entre os quais 3 mulheres. O curso de Eletricidade teve lugar em Portugal, nas instalações do CENFIM da cidade do Porto.
Programas dos cursos aqui:

Automação

Ensaios destrutivos e não destrutivos de Soldadura

Foram desenvolvidos em 2023 dois cursos de Design Gráfico por uma entidade formadora certificada, visando a formação de profissionais capazes de criar projetos e sistemas de comunicação visual. Revistas, jornais, websites, panfletos, outdoors e capas de livros são alguns dos campos de trabalho. Os cursos, com uma duração de 45 dias, atribuem uma certificação ocupacional de nível 2. Foram abrangidos 40 formandos, pelos dois cursos, 50% dos quais mulheres.
Programa do curso aqui.

O IPMC continuou em 2023 o esforço de formação de 100 jovens deslocados de Cabo Delgado, em várias áreas: aquacultura, agropecuária, laboratório, contabilidade, hotelaria, náutica e suporte informático. A maioria dos jovens encontrava-se em 2023 no último ano do seu percurso formativo, recebendo no final do ano um Certificado Vocacional de nível 5. Os restantes prosseguirão em 2024 a sua formação, com o apoio do projeto, de forma a obterem uma qualificação completa. Todos os cursos são enquadrados pelos Referenciais do Sistema Nacional de Qualificações e têm uma duração de 1.200 horas.

O IICP abrangeu em 2023 dois cursos que atribuem nível de qualificação CV4 para 50 jovens, dos quais 8 mulheres. Com uma duração de 1200 horas, os cursos incluem uma forte componente prática e os jovens prosseguirão no ano de 2024 para o CV5, terminando o seu percurso formativo e estando prontos para uma integração com sucesso no mercado de trabalho.

Programas dos cursos aqui:

Logística

Eletricidade Industrial

 

O IABIL apostou em 2023 na formação de jovens em duas áreas estratégicas para a sustentabilidade das comunidades locais de Ocua, Chiure: a produção de ovos e a apicultura. Abrangeu 30 jovens, dos quais 11 mulheres, com ações com a duração de 240 horas e que atribuíram o Certificado Ocupacional de Nível II. As atividades incluíram ações paralelas, de  constituição de Cooperativas de produtores de jovens ex-formandos e a construção e apetrechamento de uma Casa do Mel no IABIL.

Módulos dos cursos aqui:

Produção de Ovos

Apicultura

Habilidades para a vida