Foram melhoradas e requalificadas as Lojas e espaços de venda de 7 empreendedores individuais/Cooperativas apoiadas pelo projeto, visando atribuir dignidade e condições de trabalho e de conforto aos mesmos, mas igualmente tornar mais atrativos os seus locais de venda. Só foram abrangidos por esta iniciativa os jovens com espaços previamente adquiridos pelos mesmos e legalizados.

Foi largamente assegurada a participação dos jovens empreendedores de Cabo Delgado apoiados pelo projeto em Feiras e eventos vários, quer através da Loja do Empreendedor, quer através de ações desenvolvidas em parceria com a Direção Provincial da Juventude, Emprego e Desporto de Cabo Delgado. O objetivo, para além de melhorar as vendas e portanto os rendimentos dos jovens, foi aumentar a visibilidade dos seus negócios.

Com a Assistência da GAPI foi criado o conceito da Loja do Empreendedor em Pemba, em 2024, a qual se encontrou aberta e em funcionamento durante 9 meses. A Loja pretendia em simultâneo ser um espaço de divulgação e venda dos produtos e serviços dos jovens empreendedores com negócios formalizados pelo projeto (cerca de 30) e de capacitação e formação dos jovens, em técnicas de venda e de marketing. A Loja promoveu durante o seu tempo de funcionamento os negócios dos empreendedores, facilitou as suas vendas e aumentou os seus rendimentos, tendo ainda assegurado a presença dos jovens em cerca de 15 Feiras e eventos de promoção das suas atividades.

Disponível aqui o Relatório Final da AT desenvolvido pela GAPI.

Foi elaborado pela KUTSACA um Manual de Referência para as Mulheres Empreendedoras de Cabo Delgado, como instrumento de trabalho e conhecimento, contribuindo para: Aumentar a autoestima e o autoconhecimento das mulheres beneficiárias do projeto, previamente qualificadas e potencialmente empreendedoras, mas também assegurar o conhecimento do quadro de referências culturais, sociais e económicas, que está na base desta realidade contextual.

Manual disponível aqui.

Em 2023 foi desenvolvida pela ONG KUTSACA uma ação (projeto HABITAR-ME) visando assegurar que 15 Mulheres empreendedoras do Projeto + Emprego, adquirem um bom nível de autoconhecimento, harmonizando o seu auto-conceito e auto-imagem e desenvolvendo e reforçando a sua auto-estima, a sua autoconfiança, a sua identidade, liderança e sentido de pertença e uma relação saudável e equilibrada consigo mesmas, com os outros e com os seus ecossistemas. A ação decorreu da constatação de que a participação das mulheres nas atividades do projeto visando o autoemprego e a sustentabilidade dos seus negócios eram ainda reduzidas, face ao que se pretendia.

Foi desenvolvido ainda um Manual de apoio à formação, disponível aqui.

Na sequência das ações de formação e coaching personalizado realizadas pela GAPI e BlueBiz em 2023, no âmbito da Incubadora de Empreendedorismo Jovem, teve também lugar em 2024 uma ação de formação que abrangeu 20 jovens e uma ação de assistência técnica (AT) e coaching personalizado para 17 empreendedores selecionados nas Salas de Negócio e que receberam kits no âmbito do programa “Meu Kit, Meu Emprego”. A formação em sala teve a duração de 35 horas e o apoio em termos de AT e coaching personalizado assumiu a duração de 2 meses, tendo sido desenvolvido na Incubadora e no local de negócio dos jovens.

Relatórios da formação e da AT disponível aqui:

Relatório Formação Empreendedores

Relatório Atividade de Coaching

Em 2023 e 2024 foram atribuídas mozambikes a 50 jovens empreendedores de cooperativas de apicultura, avicultura e agricultura de Ocua/Chiure, criadas e formalizadas com o apoio da Aga Khan e ainda a 20 jovens da Cooperativa de Horticultores de Pemba.
Estas bicicletas permitiram uma maior mobilidade em territórios remotos e uma aproximação a mercados locais, tendo aumentado significativamente a possibilidade de colocação e venda dos produtos nos mesmos.

As Salas de Negócio foram outra das inovações do projeto +Emprego, em parceria entre dois dos seus parceiros, a CTA e o INEP. Foram abrangidos 30 jovens empreendedores, selecionados através de concurso públicos de Ideias de Negócio, nas quais foram apresentadas mais de 200 propostas de negócio. As propostas foram analisadas e classificadas por um Júri constituído por representantes da CTA e do INEP; sendo que também participou em 2023 no Júri em causa um representante da GAPI. Os jovens tiveram posteriormente a oportunidade de apresentar e defender a sua Ideia de Negócio nas Salas, através de um Pitch. Apenas os jovens selecionados através deste processo competitivo tiveram acesso a Assistência Técnica nos anos em causa para a elaboração dos seus Planos de Negócio e acesso a um kit de apoio à criação do mesmo, atribuído no âmbito do Programa “Meu Kit, Meu Emprego” do INEP.

Relatório das Salas de Negócio organizadas em 2023 disponível aqui.

Visando aperfeiçoar e complementar com formação em áreas transversais as competência dos jovens empreendedores de Cabo Delgado, foram desenvolvidas várias ações no âmbito da Incubadora de Empreendedorismo Jovem de Pemba, em 2023 e 2024. As ações, desenvolvidas por peritos/formadores especializados, abrangeram um total de 171 jovens: Formação em design gráfico: 41; Formação em informática básica: 18; Formação em contabilidade: 22; Formação em empreendedorismo: 25; Formação em obrigações fiscais e formalização de pequenos negócios: 20; Outras áreas de formação: 46.

 

A atribuição de kits (equipamentos e consumíveis), em parceria com o projeto, revelou-se uma ação essencial para a criação e sustentabilidade da promoção do empreendedorismo dos jovens de Cabo Delgado. A 1ª atribuição de kits, a cargo do INEP, abrangeu 48 jovens e teve lugar em dezembro de 2022 em Mecufi, a que se seguiram mais 5 ações, organizadas pelo INEP em Pemba e pela Fundação Aga Khan, em Ocua/Chiure. Dos 2019 jovens empreendedores beneficiados com a atribuição de kits, 117 foram formados e apoiados pela Fundação AgaKhan, nas áreas da avicultura, apicultura, agricultura e produção de frangos e ovos. A parceria com a Mota Engil África permitiu ainda atribuição de cerca de 15 kits, em áreas como soldadura, pintura de construção civil e refrigeração. A atribuição dos kits pelo INEP e pela Aga Khan foi enquadrada no âmbito do programa “Meu Kit, Meu Emprego”, do INEP.

Regulamento do programa “Meu Kit, Meu Emprego” disponível aqui.