+EMPREGO | Newsletter eletrónica | Fevereiro 2024

+EMPREGO  |  Newsletter eletrónica 

Fevereiro 2024

 

Temos o prazer de lhe trazer a  edição de fevereiro da newsletter eletrónica do +EMPREGO.

 

Nesta newsletter são divulgadas notícias relativas ao projeto, aos seus parceiros e ainda de âmbito geral, em temas de relevância para as áreas de intervenção do +EMPREGO. Divulgamos ainda recursos de apoio ao emprego e empregabilidade dos jovens de Cabo Delgado.

 

Caso esteja interessado/a em divulgar uma notícia ou recurso no próximo número, não hesite em nos contactar!

 

Se desejar saber mais sobre o projeto consulte o nosso Website e página do Facebook.

___________________

DESTAQUES +EMPREGO

Decorreu em Pemba mais um workshop no âmbito da Campanha “Empresa +Emprego”

Teve lugar em Pemba, no dia 2 de fevereiro, mais um encontro das PME de Cabo Delgado candidatas à Campanha Empresa +Emprego, a qual pretende valorizar e dar visibilidade às pequenas e médias empresas que demonstram boas práticas de gestão de recursos humanos, ambientais e de governação corporativa.

O evento contou na sua abertura com as intervenções do Delegado Provincial da Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA) e do Delegado Provincial do Instituto Nacional de Emprego (INEP) de Cabo Delgado, de um representante da Organização Internacional do Trabalho (OIT), parceira do projeto e ainda de peritos nos temas em debate (InSite e Digit).

Tiveram também lugar testemunhos de empresas com presença em Cabo Delgado: CONTACT, Clidis, Neptune Shipping e SacAgribusiness, candidatas à Campanha. As três últimas apresentaram as suas boas práticas nas áreas referidas.

Veja aqui as apresentações feitas no workshop:

OIT, CONTACT, Clidis, InSite, Neptune Shipping e SacAgribusiness.

E conheça as 3 empresas de Cabo Delgado com boas práticas ESG:

Clidis, Neptune Shipping e SacAgribusiness 

___________________

image

Direção Provincial da Juventude, Emprego e Desporto de Cabo Delgado visitou cooperativas de jovens empreendedores em Ocua, distrito de Chiure, Cabo Delgado

Técnicos da Direção Provincial da Juventude, Emprego e Desporto de Cabo Delgado visitaram no dia 2 de fevereiro cinco cooperativas de avicultura, produção de ovos e apicultura no distrito de Chiure, mais exatamente em Ocua, criadas com o apoio técnico do IABIL e da Fundação AgaKhan, bem como com o apoio financeiro do projeto +Emprego.

Estas cooperativas integram 38 jovens, previamente formados no IABIL nas áreas em causa, também com o suporte técnico da AKF-Mz e apoio financeiro do projeto referido.

As cooperativas já se encontram formalizadas e em plena atividade.

___________________

image

Terminou a 2ª edição do curso de Design Gráfico do projeto +Emprego

Foram entregues no dia 13 de fevereiro os certificados aos jovens que terminaram o curso de Design Gráfico no Centro de Formação NETTA, em Pemba.

O curso, que atribuiu um Certificado Ocupacional de nível 2, teve a duração total de 180 horas e visou criar nos jovens competências para trabalhar em agências de publicidade, editoras, empresas de comunicação, escritórios e estúdios de design, emissoras de TV, gráficas, produtoras e empresas cinematográficas.

Alguns destes jovens iniciaram o seu processo de estágio pré-profissional de 3 meses logo após a finalização do curso.

___________________

image

Iniciou a 4ª edição de estágios pré-profissionais do +EMPREGO, gerida pelo INEP

A 4ª edição de estágios do projeto +EMPREGO, gerida pelo INEP, teve início em fevereiro de 2024.

Foram encaminhados para as empresas CLIDIS, SACAGRIBUSINESS, AQI e Gráfica ABS, em Pemba, nove estagiários, que terminarão o seu estágio em maio deste ano.

Os estágios pré-profissionais, que têm uma duração de três meses (480 horas), visam complementar, desenvolver e aperfeiçoar as competências do saber-fazer e saber-estar dos estagiários de modo a facilitar o recrutamento e integração de novos quadros nas entidades empregadoras. São objetivos específicos:

  • Proporcionar ao jovem graduado oportunidade para aplicação em situações reais de trabalho dos conhecimentos obtidos durante a formação;
  • Conferir aos estagiários habilidades profissionais requeridas pelos empregadores;
  • Desenvolver valores de ética de trabalho no jovem graduado;
  • Incrementar as noções de oportunidades de trabalho e carreira entre os graduados;
  • Permitir aos jovens graduados entender as dinâmicas dos locais de trabalho em instituições públicas e privadas;
  • Complementar e desenvolver as competências dos jovens graduados que procuram um primeiro ou um novo emprego, de forma a melhorar o seu perfil de empregabilidade
  • Promover o conhecimento sobre novas formações e competências junto das empresas e promover a criação de emprego em novas áreas;
  • Melhorar e valorizar a função de Tutor das empresas de acolhimento, através da respetiva formação e profissionalização.

___________________

image

Realizada uma ação de Formação de Formadores em Mecânica e Eletricidade do IICP, pela ASCENDING

Teve lugar em fevereiro uma ação de formação de quatro formadores de Mecânica e oito de Eletricidade, do Instituto Industrial e Comercial de Pemba (IICP), assegurada pela ASCENDING, em Pemba.

A formação de cada grupo foi precedida de um diagnóstico de necessidades de formação que permitiu posicionar cada formador face ao perfil de competências necessárias em cada área. A formação teve o objetivo de tornar os formadores Especialistas, adquirindo uma Certificação internacional ECITB, válida por 3 anos.

image

___________________

image

Prosseguem as visitas de acompanhamento e coaching dos jovens empreendedores +Emprego

Continuam as atividades de coaching personalizado aos jovens empreendedores +Emprego, visando uma melhor gestão dos seus micronegócios, mas também uma maior aproximação aos mercados.

Estas atividades foram precedidas de uma ação de formação em gestão de pequenas empresas e contabilidade e obrigações fiscais assegurada pela Proconsultoria, de Pemba, que assegura igualmente as atividades de coaching, que têm como objetivos:

  • Planeamento - definir ações, prazos e recursos necessários a curto e médio prazo para atingir os objetivos estabelecidos no Plano de Negócios.
  • Definição de preços, preenchimento de folha de caixa e cumprimento de obrigações perante a segurança social e fiscais;
  • Motivação e Foco – apoiar na superação de obstáculos de cada empreendedor e manter a determinação.
  • Tomada de Decisão Qualificada - ajudar a analisar opções, considerar riscos e tomar decisões informadas.

_________________

ARTIGO DE OPINIÃO

image

A experiência da empresa ADICIONAL enquanto entidade acolhedora de estagiários

Luís Miguel Fernandes, CEO da Adicional

 

Enquanto CEO da Adicional, deparei-me com a oportunidade de participar no projeto + Emprego, financiado pela União Europeia e cofinanciado e gerido pelo Camões IP, que visa facilitar o acesso a oportunidades de trabalho a jovens oriundos da Província de Cabo Delgado, nomeadamente através da promoção de estágios subvencionados, sem custos para as entidades acolhedoras.

A Adicional é um operador de logística com pegada nacional, estando presente em todas as Províncias de Moçambique. Com uma equipa de 80 colaboradores, presta serviços de armazenagem e distribuição em 12 HUBs logísticos, diferenciando-se pela sua orientação obstinada para o cliente através de um alto nível de customização e integração com os processos do mesmo.

Através do projeto +Emprego, acolhemos em 2023 seis estagiários em quatro Províncias, nomeadamente Cabo Delgado, Manica, Sofala e Tete, incluindo um portador de deficiência motriz em Pemba.

Tenho para mim, tendo esta experiência vincado ainda mais esta crença, de que os programas de estágio são uma ponte valiosa desbloqueadora de oportunidades no mercado de trabalho com vantagens tangíveis não só pra Estagiários proponentes, mas também (e talvez sobretudo) para as organizações que os acolhem.

Se, por um lado, estes programas  facilitam a imersão dos estagiários no mundo profissional, a aceleração do desenvolvimento das suas competências, networking corporativo e visibilidade ao seu perfil, a iniciativa + Emprego permite às empresas identificar, desenvolver e testar talento jovem com custo e risco praticamente nulo (exceto o esforço associado ao mentoring e capacitação que não deve ser ignorado) aferindo de forma pragmática o impacto real do retorno do investimento no reforço das suas equipas de trabalho, que tantas vezes é protelado pela inércia associada à incerteza que deriva do risco.

Racionais como a contenção de custos, aguardar timings perfeitos ou por maior disponibilidade financeira, inibem o investimento em Capital Humano, mesmo quando essas necessidades se encontram objetivamente mapeadas e são um facto assumido na organização.

Acreditar que a disponibilidade financeira precede o investimento nos Recursos Humanos é uma assunção errada, pois este último é consequência do primeiro e ainda estou para conhecer um Empregador que de bom grado aceite dispensar um colaborador útil.

Além disso, colaborar ativamente com estas iniciativas permite às empresas reafirmar o seu compromisso de responsabilidade social corporativa em zonas carenciadas e economicamente deprimidas, ávidas por transformar o seu tecido social, como é o caso de Cabo Delgado, melhorando por consequência a sua imagem junto do mercado e reforçando o seu ativo de marca.

Dos seis estagiários acolhidos, oferecemos continuidade a 30% deles, mas a indisponibilidade geográfica não permitiu a permanência de todos.

Nesta senda, julgámos importante partilhar com outros a nossa experiência com o projeto +Emprego e incitando outras organizações a aproveitar o excelente esforço que a equipa do projeto tem desenvolvido. A todos eles, a Adicional Moçambique manifesta o nosso apreço.

Bem-haja, + Emprego.

image

_________________

NOTÍCIAS DOS NOSSOS PARCEIROS 

image

Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Portugal afirma que as relações do país com Moçambique estão num “ponto de excelência”

“As relações de facto estão num ponto de excelência. Temos um programa estratégico de cooperação que decorre entre os anos 2022-26 e que está a ter uma execução bastante acima da média, é bastante provável que tenha de ser reforçada”, afirmou o Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Portugal.

Intervindo a 18 de fevereiro, em Maputo, após um encontro de trabalho com o Vice-Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Moçambique, Manuel Gonçalves, o governante português apontou que nos últimos tempos houve a duplicação de bolsas atribuídas a estudantes moçambicanos para frequentar o ensino superior em Portugal, clarificando que ultrapassaram as 2200.

O responsável assegurou ainda a continuidade do apoio no treino das Forças de Defesa e Segurança para que possam combater, da melhor forma, o terrorismo que assola a província de Cabo Delgado.

Manuel Gonçalves também avaliou positivamente a relação entre os países, realçando os resultados favoráveis da implementação de projetos em áreas prioritárias como a Saúde, Cultura, Educação, Finanças e Agricultura. E a cooperação estende-se ao plano regional e mundial, destacou.

https://www.diarioeconomico.co.mz/2024/02/19/economia/desenvolvimento/portugal-afirma-que-cooperacao-com-mocambique-e-excelente/?utm_source=mailpoet&utm_medium=email&utm_campaign=Fevereiro%202024

___________________

image

A Comissão Europeia vai disponibilizar 1,84 mil milhões de euros para ajuda humanitária em 2024, incluindo Moçambique

A Comissão Europeia anunciou, a 12 de fevereiro, que vai disponibilizar 1,84 mil milhões de euros para ajuda humanitária em 2024. A verba destina-se a vários países do mundo, incluindo Moçambique, que foram afetados pelas mudanças climáticas, fome e conflitos armados.

Em termos de distribuição da verba, a entidade clarificou que cerca de 346 milhões de euros se destinam a apoiar as populações da África Oriental e Austral afetadas por conflitos de longa duração na região dos Grandes Lagos e as pessoas deslocadas devido aos fenómenos meteorológicos extremos e a conflitos armados no Sudão, Sudão do Sul, Uganda, Madagáscar, Moçambique e Corno de África.

Outros 200 milhões de euros visam fazer face às consequências das deslocações forçadas, da insegurança alimentar, da subnutrição aguda e crónica, dos riscos naturais e das epidemias recorrentes no Sahel, na República Centro-Africana e na bacia do Lago Chade, marcados por conflitos, insegurança e alterações climáticas. 470 milhões de euros serão destinados ao Médio Oriente e ao Norte de África para fazer face às necessidades humanitárias extremas em Gaza e à população civil palestiniana, bem como à crise regional em curso na Síria, no Líbano, no Iémen e nos países vizinhos. Cerca de 115 milhões de euros vão ser canalizados para a Europa do Sudeste, visando colmatar as consequências da guerra na Ucrânia, bem como o financiamento de projetos destinados a fazer face às necessidades atuais nos Balcãs Ocidentais, no Cáucaso e aos efeitos da crise síria na Turquia e às consequências duradouras dos terramotos do ano passado. Constam ainda 186 milhões de euros em ajuda humanitária para as populações mais vulneráveis do Sul da Ásia e do Pacífico, assim como 111,6 milhões de euros para América Central e do Sul e às Caraíbas. Estão ainda reservados cerca de 315 milhões de euros para dar resposta a emergências súbitas e a crises humanitárias imprevistas que possam surgir ao longo do ano e mais de 98 milhões de euros a outras medidas.

ttps://www.diarioeconomico.co.mz/2024/02/13/economia/desenvolvimento/comissao-europeia-disponibiliza-18-mme-para-ajuda-humanitaria-em-varios-paises-incluindo-mocambique/?utm_source=mailpoet&utm_medium=email&utm_campaign=Fevereiro%202023

___________________

image

Confederação das Associações Económicas de Moçambique  conta apresentar projetos de investimento no valor de 1,7 mil milhões de dólares na CASP-2024

O sector privado moçambicano apresentará um pacote de investimento no valor de 1,7 mil milhões de dólares na Conferência Anual do Sector Privado (CASP) deste ano.

A verba anunciada estará distribuída entre agroindústria, turismo, infraestruturas e energia. São projetos em diferentes áreas da economia para os quais os empresários nacionais irão procurar financiamento durante a 19ª CASP.

A informação foi partilhada no início de fevereiro pelo presidente da CTA, Agostinho Vuma, durante o evento de lançamento da CASP 2024.

A Conferência Anual do Sector Privado será realizada sob o lema: “Investimento e Negócios num Ambiente de Medidas Melhoradas de Aceleração Económica: Desafios e Oportunidades”, e terá lugar em Maputo, de 16 a 17 de maio, esperando-se que reúna mais de 20 mil empresários de 11 países.

“Esta conferência e a interação contínua com o setor privado são uma prova do compromisso do governo em criar um ambiente favorável aos negócios e ao investimento”, disse o Ministro da Indústria e Comércio, Silvino Moreno, durante o evento de lançamento.

https://clubofmozambique.com/news/mozambique-cta-to-present-investment-projects-worth-1-7-billion-at-casp-2024-253599/

___________________

image

GAPI celebra 43 anos e faz aposta na tecnologia e em novos serviços para promover a inclusão financeira e o desenvolvimento sustentável de Moçambique

No ano em que celebra 34 anos de experiência, a GAPI, Sociedade de Investimentos SA, inicia com uma nova grelha de produtos financeiros focados na inclusão, procurando disponibilizar um conjunto de soluções financeiras a algumas das faixas da população mais vulneráveis e distantes dos serviços financeiros, entre elas as mulheres e jovens, mas também micronegócios e PME.

Estes produtos serão disponibilizados por uma vasta rede com presença física em mais de 30 distritos do País. Para assegurar a eficiência desta rede e da qualidade dos serviços prestados, a GAPI encontra-se num processo de instalar uma infraestrutura e software para que os procedimentos e produtos sejam operacionalizados de forma digitalizada.

De acordo com Adolfo Muholove, PCE da GAPI, este conjunto de medidas consolidem o papel da instituição como intermediário e gestor de fundos para financiar o desenvolvimento do sector privado e com impacto em segmentos relevantes para a inclusão social e económica.

https://www.diarioeconomico.co.mz/2024/02/06/economia/desenvolvimento/gapi-estamos-a-apostar-na-tecnologia-e-em-novos-servicos-para-promover-a-inclusao-financeira-e-o-desenvolvimento-sustentavel-de-mocambique/?utm_source=mailpoet&utm_medium=email&utm_campaign=Fevereiro+2024

___________________

ENERGIA E AMBIENTE

image

Moçambique pretende descarbonizar sector dos transportes até 2030

O Governo de Moçambique pretende iniciar a descarbonização dos transportes na área metropolitana de Maputo até 2030, com foco na introdução de veículos a gás e elétricos, segundo a Estratégia de Transição Energética (ETS). O documento aprovado pelo governo recorda que Moçambique “depende fortemente de combustíveis importados” para abastecer o sector dos transportes, com um “impacto negativo na balança de pagamentos” – expondo o país “às flutuações cambiais e de preços” bem como resultando em emissões de dióxido de carbono.

A nova estratégia, que prevê investimentos de cerca de 80 mil milhões de dólares (73 mil milhões de euros) até 2050, prevê num dos seus planos para os transportes urbanos “a transição para modos de transporte público” nas áreas metropolitanas, incluindo transportes de massa como o metro de superfície, sistemas ferroviários suspensos e Bus Rapid Transit (BRT), começando pela área metropolitana de Maputo.

“No curto e médio prazo, o gás natural comprimido será utilizado como combustível de transição, à medida que os sistemas e volumes mudam gradualmente para modos renováveis alimentados pela rede”, lê-se. “No transporte rodoviário, a transição do gasóleo/gasolina no transporte privado de passageiros e mercadorias implica uma transição para biocombustíveis (como combustíveis de transição) e veículos elétricos.”

https://clubofmozambique.com/news/mozambique-decarbonisation-of-transport-in-maputo-to-be-underway-by-2030-254440/

__________________

image

Moçambique quer ser um dos players na produção hidroelétrica e de hidrogénio verde do continente africano

Moçambique pretende tornar-se um dos maiores produtores hidroelétricos de África e lançar uma indústria de hidrogénio verde. O Governo planeia adicionar 14.000 megawatts de capacidade hidroelétrica, sendo a maior parte desenvolvida entre 2030 e 2040, de acordo com a sua Estratégia de Transição Energética.

A proposta é um modelo de como uma das nações mais pobres do mundo pretende aproveitar o seu potencial de energia verde para impulsionar o crescimento e industrializar uma economia que continua a ser maioritariamente agrária e em grande parte empobrecida.

“Moçambique possui vastos ativos energéticos”, afirmou o Governo, que estima o custo da transição em 80 mil milhões de dólares até 2050. “A utilização estratégica destes ativos energéticos pode acelerar a transição para uma economia industrializada de rendimento médio.”

No centro da proposta está o Rio Zambeze, o quarto mais longo de África. O país já opera a central elétrica de Cahora Bassa, de 2.075 megawatts, e encontra-se em construção a barragem de Mphanda Nkuwa, de 1.500 megawatts. Na década até 2040, Moçambique pretende adicionar 9.000 megawatts de energia hidroelétrica e mais na década seguinte, atraindo investimento privado para centrais, à semelhança do modelo que seguiu com Mphanda Nkuwa, segundo o documento.

Tal expansão permitiria a Moçambique competir com a Etiópia e a República Democrática do Congo no fornecimento de energia a partir de recursos hídricos. Um dos passos iniciais é manter os 1.150 megawatts que são vendidos à África do Sul a partir de Cahora Bassa quando esse contrato terminar em 2030.

https://clubofmozambique.com/news/mozambiques-80-billion-energy-overhaul-to-tap-zambezis-power-253709/

___________________

image

Moçambique prepara Estratégia Nacional de Educação Ambiental 

Moçambique vai ter ainda este ano, e pela primeira vez, uma Estratégia Nacional de Educação Ambiental. Trata-se de um documento que expõe os valores sociais, conhecimento, habilidades e competências voltadas para a área de conservação do meio ambiente.

Segundo a Diretora Nacional do Ambiente, Ministério da Terra e Ambiente, Guilhermina Amurrane, com a existência da Estratégia as ações de vários intervenientes do sector passarão a ser coordenadas e conectadas.

Intervindo durante uma reunião do grupo técnico, a responsável destacou que o País está a caminhar para a resolução faseada dos problemas ambientais verificados com muita frequência em alguns locais. “Há investimentos que estão a ser feitos, e a médio e longo prazo, iremos conseguir eliminar algumas anomalias. Precisamos que mais cidadãos tenham consciência sobre a conservação do ambiente”, concluiu.

https://www.diarioeconomico.co.mz/2024/02/18/economia/conservacao/mocambique-prepara-estrategia-nacional-de-educacao-ambiental/?utm_source=mailpoet&utm_medium=email&utm_campaign=Fevereiro+2023

___________________

image

Associação Moçambicana de Energias Renováveis trabalha junto dos parceiros para que 19 milhões de pessoas tenham acesso a energia fora da rede até 2030

A Associação Moçambicana de Energias Renováveis (AMER) afirmou que está a trabalhar junto dos parceiros para que 19 milhões de pessoas tenham acesso a energia fora da rede até 2030, o equivalente a 48% da população nacional.

Intervindo durante a abertura do primeiro Fórum Bienal de Energia Fora da Rede, o presidente da AMER, Ricardo Pereira, explicou que a sua entidade está em conversações com o Governo por forma que se facilite o acesso às melhores condições de eletrificação para as comunidades, sobretudo as das zonas recônditas. Segundo o responsável, atualmente, a taxa de eletrificação da população moçambicana é de 51%, clarificando que nos próximos sete anos o cenário será diferente, pois mais pessoas estarão conectadas.

“As províncias de Niassa, Nampula e Cabo Delgado continuam a ser regiões com baixa taxa de eletrificação”, recordou Ricardo Pereira.

O primeiro Fórum Bienal de Energia Fora da Rede decorreu dias 26 e 27 de fevereiro, e é um evento organizado pela Associação Moçambicana de Energia, em parceria com a Unidade Integrada de Planificação e Cooperação para a Eletrificação, sendo que contou com a participação de mais de 90 pessoas, entre financiadores e dirigentes de entidades que atuam no ramo da Energia.

https://www.diarioeconomico.co.mz/2024/02/27/oilgas/renovaveis/amer-energia-fora-da-rede-devera-abranger-19-milhoes-de-mocambicanos-ate-2030/?utm_source=mailpoet&utm_medium=email&utm_campaign=Fevereiro+2023

___________________

INDICADORES SOCIOECONÓMICOS REGIÃO NORTE 

CABO DELGADO E NAMPULA

image

Focos de insegurança na região norte prejudicam investimentos e criam nova vaga de deslocados internos

A Organização Internacional das Migrações (OIM) estima que a nova vaga de ataques terroristas em Cabo Delgado, depois de um período de relativa estabilidade, tenha provocado mais de 58 mil deslocados em pouco mais de duas semanas. O documento divulgado por aquela entidade explica que os ataques ocorridos entre os dias 8 e 25 de fevereiro, sobretudo nos distritos de Chiùre e Macomia, provocaram mais de 54 mil e 2,6 mil deslocados, respetivamente.

Devido ao novo cenário, as autoridades francesas e britânicas desaconselharam aos seus cidadãos a viajarem para alguns distritos daquela província, alertando igualmente para a prevenção durante as deslocações para Nampula. “Desaconselham-se todas as viagens aos distritos de Mueda, Nangade, Palma, Mocímboa da Praia, Muidumbe, Meluco, Macomia, Quissanga e Ibo em Cabo Delado, e para Memba e Eráti, em Nampula, devido a ataques de grupos com ligações ao extremismo islâmico”, avançou o comunicado emitido.

Por outro lado, o ressurgimento de ações de insegurança em alguns distritos da província de Cabo Delgado está a prejudicar os interesses das empresas e constitui um retrocesso nos esforços para melhorar a economia do país, conforme afirmou a secretária-geral da Câmara de Comércio de Moçambique – CCM, Teresa Muenda, em conferência de imprensa convocada no âmbito de um seminário de esclarecimento da nova lei do Trabalho.

Segundo a fonte, existe uma preocupação com a destruição do tecido económico, com o impacto das ações a ser sentido na maior parte do país, uma vez que a imagem no exterior “é a de um território que não oferece condições seguras para o retorno do capital aos potenciais investidores”.

https://www.oeconomico.com/focos-de-inseguranca-na-regiao-norte-prejudicam-investimentos-ccm/?sc=128192307770375c02bd280e846c06e9ae865554c

https://www.diarioeconomico.co.mz/2024/02/27/economia/desenvolvimento/cabo-delgado-nova-vaga-de-ataques-mais-de-58-mil-pessoas-deslocadas-oim/?utm_source=mailpoet&utm_medium=email&utm_campaign=Fevereiro+2023

 

__________________

image

Banco Mundial vai disponibilizar 35 milhões de dólares para financiar a eletrificação de grandes áreas urbanas da região Norte

O Banco Mundial está a financiar a implementação do PRO-ENERGIA, um projeto de eletrificação de bairros e áreas de expansão nas cidades de Nampula, Nacala-Porto e Angoche, com cerca de 35 milhões de dólares americanos.

Deste valor, 12 milhões de dólares estão a ser investidos nas obras de eletrificação de dez postos administrativos da província de Nampula e serão desembolsados faseadamente até 2030.

O diretor da EDM, área de atendimento ao cliente de Nampula, Cristiano Neves, garantiu que este ano serão concluídas as obras de eletrificação dos postos administrativos de Olúzi e Calipo, no distrito de Mogovolas, e de Nihessiue, em Murrupula, abrangidos pela PRO-ENERGIA.

Cristiano Neves disse, ainda, que a eletrificação dos dez postos administrativos está a avançar bem.

https://360mozambique.com/oil-gas/energy/world-bank-to-provide-35m-to-finance-electrification-of-large-urban-areas-in-nampula-nacala-porto-and-angoche

___________________

image

Governo lança concurso público para reabilitar troços da Estrada Nacional nº1 em Cabo Delgado- Inchope /Caia e Metoro /Pemba

O governo vai lançar, em breve, o concurso público para a contratação dos empreiteiros que irão executar as obras de reabilitação da Estrada Nacional número 1, nos troços Inchope-Caia e Metoro-Pemba, a partir de maio próximo.

Atualmente, o Consultor contratado pelo Governo, está a elaborar o projeto conceptual do referido concurso. A garantia foi dada pelo Ministro das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos Carlos Mesquita.

Neste momento, o sector das Obras Públicas efetua estudos para intervencionar o troço Mueda-Awasse-Macomia, em Cabo Delgado, que poderá ser ligado a estrada Roma-Negomano, inaugurada no ano passado pelo Presidente Filipe Nyusi.

https://www.rm.co.mz/governo-lanca-concurso-para-reabilitacao-do-troco-inchope-caia-e-metoro-pemba/

_________________

RECURSOS +EMPREGO

Vídeo “Dicas +Emprego – Como procurar Emprego”

O Vídeo Dicas +Emprego – Como procurar Emprego , foi elaborado pela CONTACT com o apoio do +Emprego.

 Insere-se no âmbito do Programa de Aceleração de Competências de Procura de Emprego, cujo objetivo é dotar os jovens de competências comportamentais e técnicas que lhes permitam estar seguros de si mesmos, saber como e onde encontrar oportunidades, saber criar e gerir a identidade profissional, aprender a criar e editar documentos essenciais para a procura de emprego e conhecer e dominar competências essenciais para ingressar e progredir no trabalho.

Veja o vídeo completo aqui.

DISCLAIMER

Esta publicação foi produzida com o apoio financeiro da União Europeia. O seu conteúdo é da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não reflete necessariamente a posição da União Europeia.

 

Esta publicação foi produzida com cofinanciamento do Camões, I.P. Os conteúdos são da responsabilidade exclusiva dos seus autores. Nem o Camões, I.P, nem qualquer pessoa agindo em seu nome é responsável pela utilização que possa ser dada às informações contidas na presente publicação. O seu conteúdo não implica a expressão de opinião do Camões, I.P ou do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal. A referência a ações, produtos, ferramentas ou serviços específicos não implica que estes sejam apoiados ou recomendados pelo Camões, I.P. ou que lhes seja atribuída qualquer preferência relativamente a outros que não são mencionados.

This e-mail has been sent to [[EMAIL_TO]], click here to unsubscribe.

MZ